7 livros indispensáveis para todo Engenheiro Civil

Data de publicação : 16/07/2021

Conheça os 7 livros que destacamos como indispensáveis para todo Engenheiro Civil que deseja se tornar um profissional diferenciado.

Imagem:  Livros no Pexels

A Engenharia Civil ainda é um dos cursos mais procurados. Porém, muita gente acredita que o Engenheiro Civil só precisa ler e estudar livros sobre cálculos e fórmulas. Ao contrário do que pensam, os livros de engenharia civil trazem assuntos de diversas áreas diferentes.

Por isso, neste post vamos destacar sete títulos de livros que achamos essenciais para todo Engenheiro Civil que deseja se destacar no mercado de trabalho. Vamos lá?!

Livro 1: Introdução à Engenharia Civil: História, Principais Áreas e Atribuições da Profissão

Autor: Rudney C. Queiroz

Este livro apresenta informações para auxiliar estudantes que estão iniciando nos cursos de Engenharia Civil no Brasil.

Aponta conceitos básicos e noções do dia-a-dia sobre a profissão, incluindo:

• breve histórico da engenharia civil;
  • a importância da profissão na era contemporânea;
  • as principais áreas de especialização;
  • os materiais utilizados na construção civil;
  • os desastres naturais e sua relação com a engenharia civil;
  • as noções de ética profissional;
  • as atribuições profissionais do engenheiro civil conferidas pelo Conselho Federal de Engenharia Agronomia (Confea);
  • responsabilidades que esse profissional assume ao atuar na profissão, além de alguns conceitos sobre a construção civil.

Livro 2: Estruturas na Construção Civil

Autor: Júlio César Pereira Salgado

O livro apresenta os conceitos básicos da Física para o bom entendimento da matéria, além de também explicar:

• como agem as forças e as suas decomposições;
  • trata da Lei de Hooke;
  • elenca os tipos de estrutura, seus carregamentos e vínculos.

A obra apresenta as principais noções sobre o pré-dimensionamento estrutural e as estruturas de madeira e aço, com ênfase nas treliças.

Livro 3: Legislação Aplicada à Construção Civil

Autores: Antônio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro

Esta obra aborda o Estatuto da Cidade como lei federal para políticas urbanas e a importância da inspeção predial e da acessibilidade nas edificações.

Também é apresentado o Código de Ética Profissional e também as principais regras para empresas construtoras como mecanismo de relacionamento duradouro com o mercado da construção civil.

Livro 4: Segurança do Trabalho em Construção Civil

Autores: Hugo Peinado e Luci de Mori

Este livro discute questões relativas à:

• formação e à participação dos trabalhadores no sistema de saúde e segurança do trabalho;
  • as repercussões do acidente de trabalho, normas regulamentadoras aplicadas à construção civil;
  • organização do canteiro de obras;
  • segurança do trabalho em atividades de desconstrução (demolição), em valas e escavações, nos ambientes confinados, no trabalho em altura, na movimentação de materiais e de pessoas, na carpintaria e no trato com ferramentas manuais, dentre outras.

Livro 5: Ética para Engenheiros

Autores: Arménio Rego e Jorge Braga

O livro aborda o sentido de responsabilidade ética para os engenheiros – seja como técnicos, líderes, membros organizacionais, consultores ou empresários. Além de promover a reflexão sobre a temática e estimular a ação ética, a partir do desastre do vaivém Challenger como metáfora, a obra busca discutir alguns temas-chave sobre o assunto.

Livro 6: Concreto Armado, Eu Te Amo

Autores: Manoel Henrique Campos Botelho

Este livro possui dois volumes: I e II.

O volume I trata-se de um manual explicativo, didático e prático no mundo do concreto armado e tem aplicação prática atuante em construções de até 4 andares, ou seja, praticamente 90% das edificações brasileiras.

Livro 7: Manual de BIM: Um Guia de Modelagem da Informação da Construção para Arquitetos, Engenheiros, Gerentes, Construtores e Incorporadores

Autor: Vários Autores

O BIM oferece uma nova abordagem para design, construção e gerenciamento de instalações. Com esta metodologia, a representação digital do produto e do processo de construção são usados para facilitar o intercâmbio e a interoperabilidade de informações. Desta forma, o BIM está mudando a aparência das construções, a maneira como funcionam, são projetadas e executadas.

Este livro é uma fonte de consulta completa, consolidada e independente, que pode ajudar alunos e profissionais do setor da construção civil a aprenderem sobre essa abordagem.

Gostou de saber mais sobre nossas dicas de livros para todos os Engenheiros Civil? Que tal continuar atualizado sobre sustentabilidade, novas tecnologias, energias renováveis,  mercado imobiliário, dicas e tendências para a construção civil?

Outros posts que podem te interessar:

Continue acompanhando os nossos posts aqui na Universidade Trisul.