O que é a Certificação Fitwel?

Entenda mais o que é a Certificação Fitwel, suas principais características e seus benefícios, tanto para os empreendimentos quanto para a sociedade.

Imagem: Maarten van den Heuvel no Pexels

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

O Brasil é o 5º país  mais sedentário do mundo e lidera o ranking na América do Sul de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). E como, no geral, o brasileiro passa 8 horas por dia no trabalho sendo que, quando se analisa os cargos executivos esta média vai para 11 horas diárias, é necessário criar ambientes que promovam um estilo de vida mais saudável, não é mesmo?!

 

Neste sentido, têm surgido novas certificações com o objetivo de promover projetos e edifícios mais inteligentes em relação ao bem-estar dos seus usuários. Neste contexto, surgiu a Certificação Fitwel. 

 

Vamos entender mais o que é a Certificação Fitwel, suas características e os seus benefícios para os empreendimentos e para a sociedade.

 

Como surgiu a Certificação Fitwel?

A Certificação Fitwel foi publicada visando um futuro mais saudável para todos, por meio de edifícios e comunidades projetados e operados de modo a fortalecer a saúde e o bem-estar de seus usuários.

 

Fitwel foi desenvolvido pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) em parceria com o General Services Administration (GSA), ambos dos Estados Unidos. 

 

Pode-se dizer que o Fitwel é uma espécie de evolução de um guia de boas práticas de projeto para saúde e bem-estar criado pelo Center for Active Design (CfAD). Este guia foi aplicado em empreendimentos piloto pelo prefeito de Nova York em 2012. 

 

Para termos uma ideia de alguns números, de acordo com o Portal Fitwel, tem-se:

Mais de 830 projetos certificados ou em fase de certificação; 

  • 2.100 projetos registrados;
  • Mais de 5.400 usuários em todo o mundo;
  • 1.3 milhões de pessoas impactadas;
  • Em mais de 40 países.

 

Como funciona a Certificação Fitwel

Ela é, atualmente, constituída por 7 (sete) valores, 12 (doze) categorias, sendo divididas em mais de 60 (sessenta) estratégias. Os valores são:

  • saúde da comunidade;
  • redução de morbidades;
  • responsabilidade social; 
  • atividade física; 
  • segurança;
  • sentimento de bem-estar; 
  • acesso a alimentação saudável.

 

Já a pontuação encontra-se atrelada à relevância de cada tema e a quantidade de impactos positivos resultantes da implementação de cada uma delas. Sua pontuação vai até 144 pontos e oferece três tipos de certificados. 

  • De 90 a 104 pontos: 1 estrela; 
  • De 105 a 124 pontos: 2 estrelas;  
  • De 125 a 144 pontos: 3 estrelas. 

 

Há uma outra característica desta certificação: todas as etapas da certificação são feitas online, não prevendo vistoria presencial.

 

Por que a Certificação Fitwel é importante?

Existem algumas razões principais pelas quais os edifícios devem considerar obter a certificação. Quer conhecê-las?

  • De acordo com pesquisas, mais de 45% dos proprietários de edifícios estão dispostos a pagar mais pelos imóveis que demonstram ter um impacto positivo na saúde;
  • Aproximadamente 97% dos usuários relatam facilidade de uso e 84% entendem como seus edifícios dão suporte à saúde graças ao acesso às informações e dados de desempenho necessários para certificar um projeto.

 

Além disso, a Certificação Fitwell promove a criação de edifícios com propostas mais saudáveis. Como vimos, por exemplo, uma estratégia que gera pontuação é o incentivo do uso de escadas (como alternativa aos elevadores, sempre que possível). Isso para estimular um pouco de exercício físico ao longo do dia.

 

Outro item importante é proporcionar espaços de trabalho com luz natural, favorecendo o ciclo circadiano dos usuários dos escritórios.

 

Certamente esta Certificação traz diferenciais fundamentais, seja para os usuários dos edifícios, os moradores (no caso de edifícios residenciais), investidores e sociedade no geral. É necessário pensar em projetos mais acolhedores e promotores do bem-estar de todos. 

 

Gostou do nosso post? E que tal continuar atualizado sobre novas tecnologias, o mercado imobiliário, dicas, tendências para a construção civil e ações para uma maior sustentabilidade? 

 

Outros posts que podem te interessar:

 

Continue acompanhando os nossos posts aqui na Universidade Trisul.