10 anos da ABNT NBR 15575: profissionais já enxergam oportunidades de melhorias na Norma para assegurar conforto acústico aos usuários

Data de publicação : 15/02/2024

Artigo assinado pelo time da Giner, em colaboração com professor da USP, propõe avaliação dos parâmetros utilizados para a determinação do desempenho acústico e adequação nos valores normativos

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

A Norma ABNT NBR 15575, publicada em 2013, é considerada um marco para a indústria da construção civil no Brasil. Embora, à época, a Norma tenha trazido inúmeros desafios para o setor, que se movimentava para atender aos novos requisitos de desempenho, hoje, com pouco mais de 10 anos de vigência, os avanços percebidos em relação à qualidade da construção de edificações residenciais são inegáveis.

Após um período de aplicação da Norma, e busca constante por soluções otimizadas para atender aos requisitos de desempenho acústico, profissionais da Giner já enxergam oportunidades de melhorias na ABNT NBR 15575.

O estudo “Norma de Desempenho: a necessidade de revisão dos requisitos de desempenho acústico” – desenvolvido por Bárbara Fengler, Raquel Rossatto Rocha e Jose Carlos Giner, da Giner Acústica, e pelo professor doutor Daniel Setrak Sowny, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – propõe a avaliação dos parâmetros utilizados para a determinação do desempenho acústico e a adequação nos valores normativos para garantir conforto acústico aos usuários de edifícios residenciais.

Enquanto Bárbara Fengler se preparava para o XVII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, evento realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie no qual o artigo foi apresentado, conversamos com ela sobre a revisão da Norma defendida no estudo. “Embora provável que as alterações sugeridas não sejam integralmente implementadas em uma futura revisão da Norma, estudos como este são de extrema importância para embasar tecnicamente as discussões da comissão da ABNT responsável pela revisão da Norma”, esclarece a engenheira acústica.

Confira abaixo trechos da entrevista. Conteúdo excelente para profissionais que aplicam diariamente a Norma ABNT NBR 15575 e estudiosos da área.

Giner: Para contextualizar o leitor, vamos começar falando, resumidamente, sobre o que é a Norma ABNT NBR 15575?

Bárbara Fengler: A ABNT NBR 15575 é uma Norma que especifica os requisitos de desempenho em edificações residenciais para diversas disciplinas, entre estes requisitos estão os de desempenho acústico.

Giner: Em 2013, a Norma ABNT NBR 15575 foi um marco para o setor da construção civil. Em termos práticos, o que esta Norma representou para o setor, especialmente para as construtoras, e para os usuários finais dos edifícios residenciais.

Bárbara Fengler: Em 2013, a ABNT NBR 15575 apresentou, pela primeira vez, os requisitos de desempenho acústico, térmico e lumínico relacionados ao conforto dos usuários de edificações residenciais e, por isso, a Norma é um marco na construção civil brasileira.

Para atender aos requisitos da nova Norma, as incorporadoras e construtoras tiveram que adequar seus projetos, buscar novas ferramentas, contratar consultores e fornecedores, além de implementar o controle de qualidade nas obras. Para os usuários finais, a Norma representou uma garantia, mesmo que mínima, de conforto acústico, térmico e lumínico no lar.

Giner: Quais foram os aspectos da Norma ABNT NBR 15575 revisados em 2021?

Bárbara Fengler: A revisão de 2021 foi importante para esclarecer alguns pontos específicos da versão anterior da Norma, por exemplo, quais requisitos de desempenho considerar em ambientes conjugados, como o caso das tipologias tipo studio. Outro aspecto relevante foi a definição objetiva em relação à Classe de Ruído do empreendimento que até a revisão era realizada de forma subjetiva.

Giner: O artigo “Norma de Desempenho: a necessidade de revisão dos requisitos de desempenho acústico” propõe uma revisão mais aprofundada da Norma para assegurar o conforto acústico aos usuários. Quais são as alterações sugeridas e em quais parâmetros a revisão proposta se fundamenta?

Bárbara Fengler: O estudo propõe uma avaliação dos parâmetros utilizados para a determinação do desempenho acústico, discutindo os tipos de ruído comuns em edificações residenciais e apresentando as correções espectrais que poderiam ser consideradas nos requisitos normativos a fim de representar melhor a isolação sonora para esse cada tipo de ruído. O estudo questiona, ainda, se os valores atuais são suficientes para garantir o conforto acústico aos usuários finais e sugere uma adequação nos valores normativos.

Embora provável que as alterações sugeridas não sejam integralmente implementadas em uma futura revisão da Norma, estudos como este são de extrema importância para embasar tecnicamente as discussões da comissão da ABNT responsável pela revisão da Norma.

Giner: Quais foram os insights que levaram ao desenvolvimento deste estudo?

Bárbara Fengler: O mercado entende que o atendimento aos requisitos mínimos da Norma ABNT NBR 15575 não garante conforto acústico aos usuários. Dessa forma, a pesquisa nasceu com o objetivo de verificar quais as diretrizes necessárias para a garantia do conforto ao usuário final.

Giner: Existe algum indício de que uma nova revisão da Norma esteja em curso ou próxima de acontecer?

Bárbara Fengler: A ABNT prevê uma avaliação da necessidade de revisão das normas a cada 5 anos. Dessa forma, em 2026 é esperado que a Norma ABNT NBR 15575 seja, pelo menos, analisada criticamente pelas comissões responsáveis.

 Giner: Em 2026, caso a ABNT decida pela revisão da Norma, apresentando valores normativos mais rigorosos, quais seriam os reflexos para a indústria da construção civil e os benefícios para os usuários finais?

Bárbara Fengler: O aumento da qualidade nas edificações traria benefícios para toda a cadeia construtiva agregando valor ao produto das construtoras, fomentando a inovação dos processos e materiais construtivos e, finalmente, melhorando as condições de moradia à população brasileira.

FONTE:
Giner - Acústica, Térmico e Lumínico