O que são Zero Energy Buildings?

Data de publicação : 24/09/2019

Com arquitetura inteligente e tecnologia, edifícios atingem autonomia em energia gerada por fontes renováveis e limpas

zero energy

Os Zero Energy Buildings (ZEB sigla em inglês), são edifícios que se caracterizam por produzem tanta ou mais energia do que consomem ao longo de um ano, tornando-se altamente eficientes do ponto de vista energético. Essas edificações usam energia oriunda de fontes renováveis, e podem ser produzidas no local (on-site) ou ou adquirida de outras fontes de energia renováveis (off-site).

O conceito se divide em dois subgrupos:  Net Zero Site Energy e  Net Zero Source Energy. A diferença entre eles é que, no primeiro, a edificação é autossuficiente; já o outro não consegue gerar tudo o que consome, mas cobre o déficit adquirindo energia de fontes renováveis externas.

Um aspecto importante para a sustentabilidade dessa atividade é que a produção dessa energia deve ser oriunda de fontes renováveis e limpas, como energia solar, eólica e geotérmica. Além disso, a edificação não pode simplesmente produzir energia para sistemas ineficientes.

O projeto de um Zero Energy Building inicia pela chamada inteligência arquitetônica e arquitetura bioclimática, afinal, é através de arquitetura consciente que se consegue reduzir ao mínimo possível a iluminação artificial e sistemas de climatização, buscando um equilíbrio fundamental entre estas duas disciplinas.

zero energy

No que diz respeito à iluminação, deve se levar em conta desde a dimensão e posicionamento de janelas, orientação solar, isolamento térmico nas paredes e tetos, portas, até adequado dimensionamento e planeamento de varandas, abas e lajes, etc. Uma iluminação natural suficiente muitas vezes é capaz de economizar energia, gerar conforto e não sobrecarregar os sistemas de climatização. Mas, por outro lado, o aumento da incidência da luz solar pode gerar um significativo aumento também da carga térmica. Para garantir esse equilíbrio, preservar o conforto e reduzir consideravelmente a energia, a opção é adotar um bom isolamento térmico, que reduz as perdas de calor para o exterior no inverno e os ganhos de calor no verão.

Além disso, novos materiais de construção têm ajudado as empresas de engenharia e construção a alcançar novos padrões de edificações, como vidros que permitem passagem de luz, mas retêm uma parte do calor; tintas, revestimentos e isolamentos que reduzem a transmissão de calor; materiais que retêm o calor externo durante o dia e liberam para o ambiente à noite, entre outros.

Novas tecnologias auxiliam no projeto dos Zero Energy Buildings

zero energy

Algumas das soluções e tecnologias mais utilizadas internacionalmente e que são economicamente viáveis para construção de um ZEB.

Entre elas destacamos o controle de iluminação por zona e o controle automático de persianas para aproveitamento da iluminação natural e redução do calor, com redução do consumo do sistema de iluminação artificial e/ou de climatização.

Além disso, o uso de uma proteção exterior de sombreamento das áreas envidraçadas para redução da entrada de calor, vem reforçar o equilíbrio entre o uso de luz natural e o bloqueio do calor.

Outra estratégia é utilizar a própria inércia térmica dos materiais das paredes para redução do ganho de calor. Associado a isso, uma boa orientação da edificação e posicionamento das aberturas permite o uso mais inteligente da ventilação natural.

• Para reduzir o consumo da operação de climatização, podem feito um controle do sistema de renovação de ar externo com base no número de ocupantes na edificação, e melhorar o isolamento térmico das paredes e divisões dos ambientes condicionados, o que possibilita minimizar ainda mais a carga térmica a ser retirada pelo sistema de climatização;
  • Sistemas de resfriamento do ar com rejeito de calor via geotermia, para o solo próximo à edificação também são uma opção utilizada. Há também o uso de sistema de climatização por absorção, com coletores solares e geração de calor com biomassa.
  • A geração de energia elétrica fica a cargo de células fotovoltaicas ou turbinas eólicas (em locais com bons índices de vento) e a geração de água quente se dá através de coletores solares.

A operação de tantas e tão diversas tecnologias exige sistema de automação e gerenciamento predial, fundamental quando se trata de integrar as diversas soluções de um ZEB.

Investimento ainda é entrave para expansão dos Zero Energy Buildings

No Brasil , os Zero Energy Buildings ainda são muito raros, e caros. O entrave principal ainda é econômico-financeiro, associado à visão de curto prazo por parte dos empreendedores. Soma-se a isso a reduzida oferta de financiamento específico, principalmente em momentos de dificuldades econômicas.

O custo de implantação do sistema, de fato, chega a ser até 10% superior quando comparado às instalações de um prédio convencional, embora o elevado custo de operação dos edifícios (incluindo água e energia) e pressões contínuas sobre potenciais racionamentos, podem tornar o retorno do investimento mais claro.

Outro fator inibidor está na questão das edificações existentes, que possuem limitações para alcançar o off-site de energia, pois sua arquitetura nem sempre é favorável. Em alguns casos, pode-se fazer o retrofit da fachada, mudando a envoltória da edificação. Mas não é possível mexer na posição da edificação ou fazer grandes mudanças em termos de aproveitamento de luz natural, sem comprometer o sistema de climatização, por exemplo. Do que sobra, normalmente não há espaço para gerar, on-site, a energia consumida anualmente.

Contudo, cada vez mais surgem projetos arquitetônicos eficientes que podem reduzir o consumo rumo à autonomia energética em edifícios.

Conteúdo: VIBCOM