Como melhorar a conversão de clientes de imobiliária

Entenda o que é a geração de leads, a importância da conversão e veja como aumentar este número no mercado imobiliário

Imagem:  Gerd Altmann por Pixabay



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Independentemente de qual setor a empresa faça parte, as organizações pensam em como gerar leads, aumentar o número de conversão e ter um ticket médio ainda maior. E o mercado imobiliário, obviamente, não foge a esta regra. 

 

Para entender mais sobre este tema, neste post vamos explicar o que é a geração de leads, a importância da conversão e ver como aumentar este número no mercado imobiliário. Vamos lá?!

 

Afinal, o que são leads?

Antes de falarmos sobre como melhorar a conversão de clientes de imobiliária, é importante conhecer alguns conceitos. Dentre eles, o que são leads.

 

De acordo com Resultados Digitais, lead é uma oportunidade de negócio que forneceu suas informações de contato, como nome, número de celular ou e-mail, em troca de uma oferta da empresa. Como um lead demonstrou interesse no seu produto ou serviço, provavelmente gostaria de saber mais informações. 

 

Assim, um lead nada mais é do que um contato que pode tornar-se um potencial cliente da empresa imobiliária (ou seja, do corretor). 

 

Algumas formas de geração de leads no mercado imobiliário

Assim, quanto maior o número de leads, você terá a maior chance de converter estes potenciais interessados em clientes de fato. 

 

E como aumentar este número de leads para o mercado imobiliário?

 

Site responsivo

Quando o visitante entra no site da sua imobiliária, demonstra interesse clicando em um determinado imóvel. Caso ele tenha se interessado e queira mais informações, ele pode preencher um questionário simples com nome e telefone para mais informações.

 

Se o site da sua imobiliária não for responsivo (adaptável para os diversos dispositivos, como computador, celular ou tablet), isso vai dificultar a navegação do interessado.

 

Além disso, seu site precisa ser de fácil utilização para otimizar a experiência do potencial cliente. 

 

Redes sociais

Levando-se em consideração apenas o Instagram, esta rede social conta com 77 milhões de usuários apenas no Brasil (Fonte: Statista, 2020), mas ele vem crescendo a cada ano.

 

Assim, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás apenas dos Estados Unidos. 

 

Além disso, de acordo com a OpinionBox, outros dados bem relevantes são:

  • 84% dos usuários entrevistados entram no Instagram pelo menos uma vez por dia;
  • Durante a pandemia, o uso aumentou bastante, sendo que 72% passaram a usar mais o Instagram;
  • 52% já usaram o Instagram para descobrir produtos ou serviços para comprar. 

 

Por isso, estar presente e atuando de maneira estratégica nas redes sociais, em especial o Instagram, é fundamental para a geração de leads e aumento da conversão de clientes levando em consideração o mercado imobiliário. 

 

Etapas da jornada de compra no mercado imobiliário

De acordo com o Portal Alt Grupo, a jornada de compra no mercado imobiliário tem particularidades diferentes de outros segmentos. Por quê? Porque se trata de um investimento alto e de um bem durável. 

 

O portal estima que cerca de 70% da compra de um imóvel acaba sendo solitária, ou seja, sem a participação ativa de um corretor, sendo percorrida pelo consumidor por meio da busca pela internet.

 

Porém, isso não significa que o corretor imobiliário precisa ficar apenas esperando o contato do cliente. Ao contrário, como vimos, há diversas ações que podem gerar um maior relacionamento com o potencial cliente.

 

Como aumentar taxa de conversão no mercado imobiliário

Vamos ver algumas formas para encantar mais os clientes e, com isso, aumentar a conversão?

 

Tour Virtual

Use o tour virtual para encantar seu potencial cliente. Mas o que é o tour virtual? É uma forma imersiva de mostrar o ambiente em todos os ângulos para o potencial cliente. 

 

Desta forma, o usuário tem a sensação de realidade do respectivo espaço, pois essa tecnologia gera a impressão de imersão no ambiente retratado. 

 

De acordo com o CRECI/ES, os tours virtuais possuem efeitos que ajudam a realçar a percepção de espaço e detalhes dos imóveis. Porém, o grande segredo de um tour de sucesso está na qualidade das imagens.

 

Além disso, essa tecnologia proporciona uma sensação próxima à visitação presencial, podendo observar detalhes dos imóveis. Tudo isso aliado com a praticidade do digital, estando disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. 

 

E o uso deste tipo de tecnologia pode impactar positivamente na conversão da imobiliária. 

 

Conte uma história

Ao criar anúncios de um imóvel, faça um bom storytelling, ou seja, conte uma história para o leitor. Além disso, atente-se em colocar as informações que são importantes para os interessados. 

 

Lembre-se: os tempos mudaram e as pessoas estão com outras prioridades. Por exemplo, no caso de um condomínio, caso tenha internet por fibra, é importante colocar essa informação no anúncio. Quanto mais completo for o anúncio, mais o potencial cliente irá verificar se aquele imóvel atende ou não às suas expectativas. 

 

Atendimento

Os clientes têm uma expectativa de respostas mais rápidas. Por isso, tente ser breve em relação às dúvidas das pessoas. Caso você não tenha a resposta imediatamente, passe segurança: “não tenho esta informação, mas até amanhã eu te dou essa resposta”. E cumpra. 

 

Gostou de saber mais sobre como aumentar a conversão no mercado imobiliário? E que tal continuar atualizado sobre novas tecnologias e sobre o mercado imobiliário, com dicas e algumas tendências? 

 

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