Transformando curtidas em vendas: como potencializar a venda de imóveis através do Instagram

Data de publicação : 01/06/2021

Entenda mais o potencial do uso do Instagram no Brasil para fins comerciais e veja dicas práticas de como um corretor de imóveis pode usar esta rede social para ter mais sucesso.

Imagem: Cristian Dina no Pexels



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da Universidade Trisul

 

As redes sociais começaram timidamente, sendo usadas para gerar uma maior interação entre as pessoas. Porém, nos últimos anos, elas ampliaram seu alcance e muitos negócios perceberam o ambiente próspero que pode ser esse ambiente virtual, tal como o Instagram. 

 

Neste post de hoje vamos entender mais o potencial do uso do Instagram no Brasil para fins comerciais e ver dicas práticas de como um corretor de imóveis pode usar esta rede social para ter mais sucesso.

 Contextualização: o Instagram no Brasil

Com a ampliação do uso das redes sociais, muitos corretores de imóveis perceberam toda a potencialidade, assim como a importância de terem um posicionamento sólido no Instagram. 

 

Para termos ideia da dimensão desta rede social: o Instagram conta com 77 milhões de usuários apenas no Brasil (Fonte: Statista, 2020), mas ele vem crescendo a cada ano.

 

Assim, o Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos. Além disso, de acordo com a OpinionBox, outros dados bem relevantes são:

  • 84% dos usuários entrevistados entram no Instagram pelo menos uma vez por dia;
  • Durante a pandemia, o uso aumentou bastante, sendo que 72% passaram a usar mais o Instagram;
  • 52% já usaram o Instagram para descobrir produtos ou serviços para comprar. 

 

Ou seja, para se destacar neste ambiente das redes sociais, é necessário planejar um conjunto de ações para transformar a interação em vendas. 

 

 As redes sociais realmente influenciam nas vendas?

A Pesquisa da Ebit/Nielsen Webshoppers 40 (2019) revelou que as redes sociais representam o segundo maior motivador de compra para 19% das pessoas, perdendo apenas para os sites de busca (como o Google) que aparecem em primeiro lugar, com 25%. 

 

 Transformando curtidas em vendas: dicas práticas para os corretores de Imóveis potencializarem o uso do Instagram

De acordo com o CRECI/SP, não basta postar fotos de empreendimentos. É importante lembrar que o relacionamento ainda é o principal meio para estabelecer contatos. 

Não adianta fazer várias postagens sobre o imóvel, se o corretor de imóveis não construir um relacionamento sólido com seus clientes.

Já de acordo com o CRECI/ES, também é essencial instigar a curiosidade e converter esse contato online em um contato pessoal. Assim, por meio dessa construção, as possibilidades de negociação serão cada vez maiores.

 

Além disso, é interessante lembrar que antes de realizar uma publicidade relativa a algum imóvel ofertado, é primordial que o contrato seja feito e assinado por ambas as partes com a finalidade de resguardar tanto o proprietário do imóvel quanto o Corretor de Imóveis.  

 

Vale ressaltar que o corretor de imóveis ou a pessoa jurídica (empresas, imobiliárias e outras) devem publicar seus anúncios com nome e número de inscrição do CRECI, tudo de acordo com o registro efetuado pelo Conselho Regional. 

 

Quer ver mais algumas dicas de como usar o Instagram como uma ferramenta para potencializar a sua venda de imóveis?

 

Dica 1: Tenha um Perfil Comercial

Ter um perfil comercial no Instagram é fundamental, tanto para profissionais autônomos (corretores de imóveis) quanto para empresas (imobiliárias e construtoras).

 

Esse tipo de perfil permite ter acesso a diversas funcionalidades, tais como:

  • inserir botões de contato;
  • realizar anúncios pagos;
  • verificar todas as métricas do negócio.

 

Dica 2: Faça fotos profissionais dos imóveis

O ideal é que as fotos publicadas no Instagram tenham uma boa qualidade e boa iluminação. Muitas vezes, imóveis são vendidos mais rapidamente quando possuem fotos feitas por profissionais ou com bons equipamentos e iluminação correta. 

 

Dica 3: Elabore Call to Action criativos

Como as redes sociais são um ambiente muito diversificado e com milhões de empresas, é necessário que o negócio estabeleça uma identidade própria e, constantemente, traga inovações. 

 

Por isso, é necessário ser criativo no uso das CTA (call to actions): utilize gatilhos mentais e leve seu público a realizar ações. 

 

Por exemplo, usar os gatilhos de escassez, exclusividade, prova social. Além disso, o CTA pode ser para o site da corretora de imóveis, para o contato através do WhatsApp do corretor de imóveis, pode ser uma mensagem por DM. O que vale é usar a imaginação. 

 

Lembre-se: seu público está no Instagram! Portanto, divulgue seus imóveis no ambiente no qual eles estão!

 

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