WhatsApp Business: como utilizar o app de maneira estratégica para vender mais imóveis?

Data de publicação : 17/03/2021

Entenda como utilizar o WhatsApp Business de maneira mais estratégica para a venda de imóveis.

Imagem: Anton no Pexels

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Nos últimos anos, o WhatsApp tem ampliado o número de usuários aqui no Brasil. Mais do que isso: se antes era um aplicativo direcionado para as conversas pessoais, muitas empresas perceberam o poder deste app para as vendas. 

 

Para termos uma ideia da penetração do WhatsApp dentre os brasileiros: este app está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, sendo que 93% usam o aplicativo diariamente (fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box).  

 

Ou seja, as pessoas passam muito tempo online no WhatsApp. Isso significa, em termos de negócios, inúmeras oportunidades. Por isso, é importante que as corretoras imobiliárias integrem este aplicativo dentro de uma estratégia estruturada para a venda de imóveis. 

 

O que percebemos: muitos corretores imobiliários utilizam o app para divulgar os imóveis, bem como se comunicar com seus potenciais clientes. Porém, essa utilização é feita de maneira instintiva, sem uma estruturação mais direcionada para potencializar os resultados de vendas. 

 

Por isso, neste post vamos entender a importância da utilização estratégica do WhatsApp Business para o aumento de vendas de imóveis. Vamos lá?


WhatsApp Business: a versão do app para potencializar os resultados dos negócios

Em primeiro lugar, é necessário ser assertivo e estratégico: é importante que os profissionais utilizem a versão Business do aplicativo, pois ela tem várias ferramentas fundamentais para facilitar a vida de quem vende, inclusive imóveis.

 

O WhatsApp Business é gratuito.

 

Principais funcionalidades do WhatsApp Business para as corretoras de imóveis

E quais são as principais funcionalidades que a versão Business tem e auxilia os corretores de imóveis?

 

  • Perfil comercial: o aplicativo permite que as empresas e profissionais imobiliários tenham um perfil com informações muito relevantes, tais como descrição sobre a empresa, e-mail, endereço, site, dentre outras.

 

  • Etiquetas: essa é uma funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business que permite categorizar os contatos através de etiquetas distintas. Com isso, você pode criar vários tipos de sinalizações para seus potenciais clientes como, por exemplo, bairros de interesse, perfil de imóvel desejado, dentre outros. Assim, no momento de enviar uma mensagem automática, é possível definir as etiquetas aderentes evitando, assim, enviar mensagens para um público que não terá real interesse. 

 

  • Catálogo de Produtos: você pode criar um catálogo com seus principais imóveis dentro do próprio app. É uma forma muito interessante para seus clientes conhecerem o portfólio disponível, assim como características e preços.

 

  • Configuração de respostas rápidas: essa configuração é bem prática, pois ajuda a agilizar a conversa com os potenciais clientes. Por meio desta função, é possível criar diferentes mensagens e, durante a conversa, adicioná-las ao utilizar alguma tecla de comando (comando de atalho).

 

  • Personalização de mensagem de saudação e de ausência: mesmo que o corretor de imóveis não esteja online, pelo WhatsApp Business é possível configurar mensagens automáticas de maneira personalizada como, por exemplo, horário de atendimento/funcionamento, link para o site, fazer uma Chamada para Ação (CTA) para que o interessado navegue pelo seu catálogo ou pelo site e muito mais;

 

  • Estatísticas: disponibilização de algumas métricas sobre o uso do aplicativo como, por exemplo, quantas mensagens foram entregues e lidas.

 

Vendendo imóveis com a ajuda do WhatsApp Business: o que fazer?

Agora vamos trazer 3 (três) dicas práticas de como utilizar o WhatsApp Business de maneira mais estratégica para a venda de imóveis. 

 

Faça um atendimento qualificado e humanizado

Com a configuração de mensagem automática de saudação, defina uma mensagem assertiva, mas humanizada. Estruture a mensagem para que ela fique visualmente atrativa, utilizando espaços entre os parágrafos, emojis (cuidado com os excessos), função negrito e muito mais. 

 

Além disso, assim que possível (cuidado com os horários inoportunos), responda diretamente a mensagem do interessado e use a mensagem de voz apenas em situações específicas. 

 

No caso de você estar retornando um contato de um potencial cliente que demonstrou interesse por um imóvel encontrado através do seu site, por exemplo, envie uma mensagem direcionada e gentil, apresentando-se e colocando o link do imóvel pelo qual ele se interessou previamente. 

 

Estruture as conversas e cuidado com os erros de português

Como a troca de mensagens via WhatsApp costuma ser muito rápida, é comum digitar alguma palavra com erro. Mas é importante que esse descuido seja exceção e não regra. 

 

Além disso, estruture a mensagem antes de enviar e contextualize o seu motivo de contato ou de resposta. No geral, o interessado procura imóveis para comprar com diversas corretoras simultaneamente. Enviar uma resposta simples e descontextualizada pode trazer muitos ruídos na comunicação.

 

Por exemplo: ao invés de enviar a mensagem ¨confirmada”, prefira: “Está confirmada a visita no dia 19 de fevereiro (sexta), às 16h, no endereço XXXXXX para o imóvel www.linkdoimovel.com.br. Grato, João da Silva”. 

 

Utilize o recurso Status

Muitos corretores ainda não perceberam a potencialidade Status/Stories do WhatsApp para divulgar imóveis para venda. Obviamente que você pode ser assertivo e usar a lista de transmissão para os potenciais clientes que desejam o respectivo perfil de imóvel. 

 

Mas é possível reforçar a divulgação de uma maneira muito menos invasiva, com o uso do Status. 

 

Certamente com o uso destas dicas, você irá utilizar o WhatsApp Business de maneira muito mais estratégica para venda de imóveis.

 

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