Como o mercado imobiliário pode se beneficiar do tour virtual

Entenda como a tecnologia de tour virtual pode impactar, positivamente, no mercado imobiliário e aumentar os resultados para os corretores de imóveis

Imagem: tamil king no Pexels

 

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O mercado imobiliário precisou se adaptar durante a pandemia. Havia, inicialmente, uma expectativa de queda no desempenho do setor. Porém, o mercado imobiliário tem apresentado resultados positivos durante os meses de isolamento social. 

 

De maneira resumida, podemos destacar dois motivos para esse bom desempenho:

  • A taxa básica de juros (Selic) atingiu o menor patamar da sua história (2% ao ano);
  • Nova demanda direcionada para imóveis mais espaçosos criada pelo confinamento.

 

Além de tudo isso, a pandemia também popularizou o formato home office. E qual foi a consequência? Gerou reflexos nos requisitos buscados pelos compradores na hora de comprar ou alugar um imóvel, tais como: 

  • espaço físico maior;
  • iluminação natural; 
  • ventilação; 
  • dentre outros.

 

Se a pandemia criou novos desejos, o corretor de imóveis também precisou adequar sua forma de divulgar e, até mesmo, mostrar os imóveis.

 

Por isso, neste post vamos entender como a tecnologia de tour virtual pode impactar positivamente o mercado imobiliário e aumentar os resultados para os corretores de imóveis.

 

O uso da tecnologia para os corretores de imóveis

Como vimos, as inovações tecnológicas se integraram ao trabalho dos corretores de imóveis, seja com o WhatsApp Business, Instagram e os tours virtuais. 

 

De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), comprar ou alugar imóveis de forma 100% digital passou a ser uma realidade. 

 

Para isso, esse mercado conta com as seguintes tecnologias:

  • Visitações virtuais;
  • Vídeos feitos com drones;
  • Plantas em 3D.

O uso destas tecnologias ajuda os clientes a escolherem os imóveis com um número muito menor de deslocamentos: ou seja, de maneira muito mais assertiva.

 

Como funciona o tour virtual para o mercado imobiliário?

De acordo com o CRECI/ES, as mudanças do mercado e do próprio perfil do cliente exigem uma nova postura de atendimento do corretor de imóveis. 

 

Por isso, tem se tornado cada vez mais comum a utilização de ferramentas tecnológicas para apresentação do imóvel, como os tours virtuais.

 

Mais do que apenas uma tecnologia, a utilização dos tours virtuais pode servir como excelentes ferramentas de relacionamento com o cliente. Por exemplo, o corretor pode utilizar o tour virtual como uma etapa anterior à visita presencial ganhando, assim, tempo: tanto para ele quanto para seu cliente. Lembre-se: uma família que está procurando um novo imóvel, no geral, visita vários imóveis antes de fechar o negócio. 

 

Como funciona o tour virtual?

O tour virtual é uma forma imersiva de mostrar o ambiente em todos os ângulos ao cliente. Desta forma, o usuário tem a sensação de realidade do respectivo espaço, pois essa tecnologia gera a impressão de imersão no ambiente retratado. 

 

Ainda de acordo com o CRECI/ES, os tours virtuais possuem efeitos que ajudam a realçar a percepção de espaço e detalhes dos imóveis. Porém, o grande segredo de um tour de sucesso está na qualidade não somente das fotos, como também das informações que ele apresenta. Por isso, é importante ter a qualidade como objetivo!

 

Essa tecnologia é muito mais completa, pois proporciona uma sensação próxima à visitação presencial, podendo observar detalhes dos imóveis. Tudo isso aliado com a praticidade do digital, estando disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Fantástico, não?!

 

Além disso, o tour virtual acaba garantindo maior confiabilidade às descrições realizadas pelos sites dos imóveis que estão à venda.

 

O CRECI/MG destaca que essas novas tecnologias não irão substituir o papel importante do corretor de imóveis durante a apresentação de um espaço: o tour virtual é um aliado.

 

Novas estratégias digitais para o mercado imobiliário: atraindo mais negócios

Como foi visto, a tecnologia de tour virtual pode ser mais um recurso utilizado pelo mercado imobiliário, e pelos corretores de imóveis, para auxiliar na venda e no aluguel de unidades. 

 

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