3 dicas de iluminação para sua casa

Veja três dicas para melhorar a iluminação dos ambientes em sua casa e valorizar os espaços

Foto de Vecislavas Popa no Pexels

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

A iluminação, muitas vezes, só é pensada na fase final de uma construção, geralmente associada a aspectos mais decorativos. Porém, planejar a iluminação desde a fase do projeto é fundamental para um resultado mais eficiente e sustentável. Por isso, neste post vamos trazer 3 dicas práticas de iluminação para sua casa. Ficou curioso? Vamos lá, então!

 

A importância da iluminação no planejamento dos projetos

Quando pensamos na construção civil, geralmente associamos às questões relacionadas com a estrutura e a obra. A iluminação, muitas vezes, torna-se um ponto secundário. Assim, realizar um bom planejamento das instalações elétricas não significa apenas pensar em pontos técnicos, tais como a voltagem que será utilizada. É necessário realizar um estudo mais profundo para avaliar outras variáveis que trarão muito impacto para os moradores como, por exemplo, a questão da iluminação e da estética, assim como a iluminação e a sustentabilidade. 

 

Iluminação e sustentabilidade: boas práticas

Quando pensamos em iluminação e sustentabilidade, normalmente associamos às fontes de luz eficientes. 

Obviamente que a fonte de luz mais sustentável que existe é a luz natural. Por isso, para aproveitar todo o potencial da luz natural é necessário todo um estudo na fase inicial do projeto, assim como uma maior integração entre a construção e o espaço natural. 

Porém, é possível falar de iluminação e sustentabilidade também de outras formas como, por exemplo:

 

3 dicas de iluminação para sua casa

Inicialmente, é necessário entender que, para cada ambiente, aspectos diferentes relacionados com a iluminação precisam ser levados em consideração e priorizados. 

 

Dica 1: Pense na iluminação e seu impacto nos diversos ambientes

Pensar na iluminação ideal de cada cômodo de uma casa favorece a decoração do ambiente, além de impactar no bem-estar dos seus moradores e usuários. Por isso, é necessário:

  • considerar como cada ambiente será usado para adequar a iluminação a essa função;
  • pensar em como a iluminação pode contribuir para a decoração;
  • combinar a iluminação direta e indireta.

 

Dica 2: Avalie o IRC

O IRC é o Índice de Reprodução de Cor. É a escala que mede a fidelidade de cor que a iluminação de certa fonte de luz reproduz nos objetos. O IRC é um valor percentual que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar cores com precisão, considerando a luz do sol como a referência de qualidade. 

A escala IRC varia de 0 a 100, sendo 100 a nota máxima de qualidade na reprodução de cores, ou seja, é aquele que chega mais perto da luz do sol ao meio-dia. A qualidade de reprodução das cores que uma lâmpada fornece é essencial para diversos ambientes, sendo considerado como referência oficial mundial nesse quesito.

O IRC varia de lâmpada para lâmpada. Por exemplo, a maior parte das lâmpadas incandescentes possuem um IRC perto de 100 e, por isso, sua qualidade na reprodução de cores é muito boa. 

Já as lâmpadas fluorescentes e LED, geralmente, possuem IRC próximo de 80. O que isso significa? Significa que a luz emitida apresenta pequenas diferenças na reprodução das cores.

Exemplo prático: Na cozinha, é preciso enxergar os alimentos com maior riqueza de detalhes. Por isso, o ideal para este cômodo é utilizar lâmpadas com IRC próximo a 100. As lâmpadas incandescentes (como as halógenas e as dicróicas) são as que possuem o maior IRC.

 

Foto de Vecislavas Popa no Pexels

 

Dica 3: Visual harmônico

Para atingir um visual equilibrado e aconchegante, basta utilizar uma combinação de diferentes tipos de iluminação. Por isso, harmonizar pontos de luz direta e indireta é fundamental para conseguir esse efeito equilibrado. Assim, você deve integrar a luz direta e central com pontos de luz indireta como, por exemplo, o uso de alguns abajures dispostos sobre as mesas laterais, aparadores, dentre outros.  

Outra dica simples é a instalação de fitas de Led na parte interna de um móvel para iluminar, de forma homogênea, os nichos e as prateleiras.Com muita criatividade e boas ideias, certamente você conseguirá adotar soluções inovadoras e sustentáveis para a iluminação da sua casa. Quer continuar atualizado sobre as inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul.