Automação Residencial: o futuro está presente

Entenda o que é automação residencial, como ela pode ser aplicada nos projetos e quais são os benefícios que a casa inteligente traz para os moradores

Fonte: BankingDeal (Imagem iStock)

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Com o avanço das tecnologias e inovações, muitas delas têm sido incorporadas nas residências e espaços comerciais, proporcionando mais conforto, agilidade, segurança, dentre outros aspectos. Assim, a automação residencial que, durante muito tempo, pareceu algo distante das nossas realidades e tema de ficção científica ou de alguns desenhos animados, tem sido incorporada e disseminada na construção civil. Por isso, o tema deste post é sobre a automação residencial, como ela funciona e quais são as vantagens que ela proporciona para os moradores. 

 

Automação residencial: como surgiu?

Você já ouviu falar do conceito de domótica? O termo domótica vem do francês domotique e significa, em uma tradução literal, casa automatizada. Numa definição mais ampla, é a integração de diversos elementos ou mecanismos automáticos em um único espaço. Originalmente, esse conceito estava relacionado com o controle interligado da climatização, segurança e iluminação. Porém, nos últimos anos, esta ideia adquiriu um sentido mais abrangente relacionado com uma gestão integrada de vários elementos de uma residência em um computador central ou smartphone, proporcionando conforto, comodidade, agilidade e segurança para os seus moradores. 

 

E, neste sentido, o setor da construção civil tem oferecido novas soluções no âmbito da automação residencial ou casas inteligentes. 

 

E como funciona a automação residencial?

Por oferecer um sistema integrado e inteligente, a automação residencial oferece soluções inovadoras para os moradores de uma residência. Além disso, em termos de tecnologia, ela é flexível, ou seja, ela pode ser adequada para a necessidade de cada projeto. 

 

Na prática, ela conecta e integra diversos aparelhos e dispositivos cujo controle fica centralizado como, por exemplo, num tablet ou celular. 

 

Algumas aplicações para a automação residencial

E como aplicar esse conceito de automação residencial na prática? Listamos aqui algumas destas soluções:

  • Som ambiente;

  • Abrir e fechar portas e janelas;

  • Eletrodomésticos integrados;

  • Câmeras de segurança;

  • Climatização;

  • Sistema de irrigação de jardins;

  • Iluminação.

 

Principais benefícios

Como vimos anteriormente, a automação residencial traz vantagens para além do conforto dos moradores da casa. Dentre os benefícios, têm-se:

 

Segurança

Esse é um dos aspectos mais relevantes para os moradores, principalmente dos grandes centros urbanos. Assim, a automação residencial possibilita que os moradores monitorem a casa mesmo à distância, além de poderem adotar determinadas ações, como abrir e fechar portas mesmo estando fora de casa. Há também os sensores inteligentes, como de água ou gás, por exemplo. 

 

Conforto

A comodidade acaba sendo o aspecto mais prazeroso da automação residencial e pode oferecer o controle da iluminação, da temperatura, do som ambiente ou cortinas motorizadas. 

 

Economia

Obviamente que implementar a automação residencial, em um primeiro momento, torna o projeto mais caro. Porém, é importante entender que ela proporciona economia a médio e longo prazo, porque através desta interligação e conexão é possível evitar os gastos relacionados com o desperdício do ar condicionado, luzes e irrigadores ligados sem necessidade. 

 

Ou seja, pensar em projetos com automação residencial também gera uma maior sustentabilidade para o meio ambiente, pois evita-se o desperdício de diversos recursos, além de poder contribuir para uma melhoria na qualidade de vida dos seus moradores. 

 

Por fim, do ponto de vista do setor da construção civil, é possível sim criar projetos de casas inteligentes sem precisar ser, necessariamente, de altíssimo padrão. Nos últimos anos, muitas tecnologias foram se barateando e tornando-se mais acessíveis. 

 

 

E para continuar atualizado sobre os cursos, as inovações, as tecnologias e as tendências para a construção civil, acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul. 

 

Conteúdo VIBCOM