5 tecnologias inovadoras de Realidade Aumentada para a Construção

Conheça alguns aplicativos de realidade aumentada que estão inovando o setor da construção civil.

 

(Imagem: Pixabay)

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

Várias inovações e tecnologias têm chegado no setor da construção civil e modernizado o mercado, desde a fase inicial do projeto até o momento da entrega final dos empreendimentos. Por isso, no post de hoje vamos abordar a digitalização do canteiro de obras através da Série Listas: 5 tecnologias inovadoras de Realidade Aumentada para a Construção. Vamos lá?

 

Realidade Virtual x Realidade Aumentada: principais diferenças

Apesar dos nomes bem parecidos, há diferenças marcantes entre as duas tecnologias. A realidade virtual leva o usuário para um novo ambiente, totalmente diferente, criado por computador. Ou seja, o usuário experimenta um ambiente totalmente diferente daquele no qual ele se encontra inserido. Assim, a realidade virtual é muito utilizada em jogos e tour virtuais. 

 

Já a realidade aumentada inclui projeções de conteúdos e informações complementares no mundo real, ou seja, a realidade aumentada projeta informações ao ambiente real. No caso da construção civil, essa tecnologia tem trazido grandes revoluções, não só na fase do projeto, mas também na fase de construção. Assim, é possível integrar projetos arquitetônicos virtuais à realidade do canteiro de obras – aumentando a eficiência e precisão, reduzindo a ocorrência de erros e trazendo economicidade para todo o empreendimento. 

 

Desta forma, apesar de ambas tecnologias precisarem de acessórios e aplicativos para serem utilizadas, elas oferecem experiências e funcionalidades bem distintas. Por isso, separamos aqui 5 aplicativos de Realidade Aumentada que trazem valor agregado a diversas etapas da construção de empreendimentos. 

 


ARKi

Ao usar a realidade aumentada, o ARKi ajuda na visualização em tempo real de projetos e modelos in loco, ajudando a democratizar a forma como são projetados e construídos os projetos e permitindo que o público esteja ativamente envolvido desde os estágios iniciais. São vários níveis de interatividade seja para fins de projeto, seja para apresentação. Disponível em iOS e Android.

 


Microsoft HoloLens 2

Esse é o software de realidade aumentada da gigante Microsoft. Essa solução já é usada, há algum tempo, no campo da medicina. Na área de saúde, esse software projeta modelos tridimensionais e realistas do corpo humano.

 

Já no âmbito da engenharia civil, o HoloLens 2 é capaz de trazer inovações consideráveis para o canteiro de obras. Dentre elas, há hologramas que podem ser gerados em um espaço real possibilitando, assim, a visualização da forma tridimensional e interativa um projeto. Desta forma, esta tecnologia pode substituir antigas maquetes em escala. 

 


Morpholio AR Sketchwalk

O Morpholio AR Sketchwalk também é uma ferramenta de realidade aumentada. Ela foi criada com o objetivo de auxiliar os arquitetos nos processos de transição entre a modelagem e a realidade, além de oferecer uma experiência muito mais próxima da realidade para os seus clientes. Ou seja, através desta ferramenta, será possível que as pessoas experimentem o espaço de uma forma completamente nova, oportunizando que arquitetos e clientes possam compreender melhor os projetos.

 

Augment

O Augment, como revela seu próprio nome (augment significa aumentada) é um aplicativo de realidade aumentada e permite aos usuários visualizarem modelos 3D em tempo real e na escala correta. Por exemplo, através deste aplicativo é possível transformar uma planta em um holograma do modelo 3D. Esse aplicativo está disponível para iOS e Android. 


Gamma AR

O GAMMA AR é um aplicativo que permite, muito intuitivamente através da realidade aumentada, ver o projeto real no canteiro de obras, antes de ser criado e ajuda todas as partes envolvidas a evitar erros, documentar o projeto de forma fácil e econômica e se comunicar com eficiência. Ele utiliza uma plataforma BIM na web, possibilita uma comunicação eficaz entre o escritório e o local da obra. Disponível para iOS e Android.

 

Assim, a digitalização do canteiro de obras já é uma realidade da construção civil e a realidade aumentada pode ser uma importante aliada para a potencialização de resultados, tanto do ponto de vista técnico, assim como para o encantamento do cliente.  Quer continuar atualizado sobre as inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul. 

 

 

Conteúdo VIBCOM