Digitalização do canteiro de obras: drones, aplicativos e realidade aumentada

Entenda como a digitalização do canteiro de obras, com drones, aplicativos e realidade aumentada têm transformado o canteiro e gerado um aumento de produtividade para todo o setor.

 câmera, drone, máquina


(foto py Flo Dnd from Pexels)

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

O setor da construção civil sempre se caracterizou por ser muito heterogêneo quando o assunto é tecnologia e inovação. Assim, o uso da tecnologia pode estar presente nas mais diversas etapas da construção, desde o seu planejamento até a fase da venda dos empreendimentos, assim como na inovação de insumos e equipamentos. 

 

Porém, percebe-se que essa inovação não é homogênea no setor como um todo. Há muitas empresas que insistem em trabalhar com processos analógicos e isso traz diversos reflexos para os seus empreendimentos. 

 

Por isso, neste post vamos abordar a digitalização do canteiro de obras: como os drones, os aplicativos e a realidade aumentada vêm transformando o canteiro e revolucionando a produtividade do setor. 

 

Digitalização do canteiro de obras: contexto

Quando pensamos no sucesso de um empreendimento, seja ele comercial ou residencial, o canteiro de obras é uma fase fundamental. Assim, uma gestão eficiente desta fase trará diversos impactos para o resultado da obra.  

 

Obviamente que desde a fase de planejamento é necessária essa preocupação. Aqui, pensar na utilização do Building Information Modeling (BIM) ou, em português, Modelagem da Informação da Construção que utiliza modelos 3D é essencial e trará reflexos para o canteiro de obras. 

 

Porém, há outras inovações e tecnologias com grandes impactos para o canteiro de obras. 

 

Principais tecnologias no canteiro de obras

Separamos aqui 3 (três) inovações importantes e que trazem diversos impactos para o canteiro de obras, assim como o aumento de produtividade para o setor da construção civil como um todo. 

 

Drones

Os drones já são amplamente conhecidos por suas inúmeras possibilidades de atuação, seja de forma recreativa, seja com finalidades mais específicas, como logística, filmagens, monitoramento, chegando até mesmo a usos militares. E, a cada dia, utiliza-se os drones para as mais diferentes aplicabilidades. No caso da construção civil, em especial para o canteiro de obras, têm-se:

  • Mapeamento: os drones possibilitam, por exemplo, que o engenheiro consiga mapear de maneira mais realista o canteiro de obras;
  • Monitoramento: o drone permite a captação de imagens e o monitoramento, mesmo que por profissionais que estejam à distância. Além disso, fica mais fácil identificar falhas ou problemas com uma certa antecedência. 

 

Aplicativos

Há diversos aplicativos que podem ser utilizados no canteiro de obras. Uma das novidades da área é o aplicativo de concreto da Engemix e tem duas funcionalidades principais: 

  • Logística: O aplicativo trabalha em uma plataforma que monitora todas as betoneiras com sistema via GPS em tempo real, permitindo realizar diversas visualizações e monitoramento como, por exemplo, o volume que já foi concretado e o que ainda está pendente no dia.  
  • Limite de crédito: o cliente consegue visualizar através do aplicativo o valor do limite de crédito associado à Votorantim Cimentos e o quanto deste valor ele já consumiu.

 

Para baixar gratuitamente o aplicativo Engemix Online, basta acessar a Play Store ou a AppStore.

 

Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada tem expandido sua atuação: ela não está apenas na publicidade e no entretenimento, ela tem chegado aos mais diversos setores, tais como a construção civil.

 

No canteiro de obras, a Realidade Aumentada possibilita uma visão com maior exatidão sobre a construção, inclusive acerca das instalações. Assim, a fase de gerenciamento das obras, assim como da inspeção, que podem ser amplamente beneficiadas com o uso desta tecnologia. Alguns exemplos de empresas/produtos com a tecnologia de Realidade Aumentada que pode beneficiar muito o canteiro de obras:

 


Assim, a digitalização do canteiro de obras vem para agregar valor a essa fase da construção e trazer um aumento de produtividade para o setor como um todo. Quer continuar atualizado sobre as inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na
Universidade Trisul. 

 

Conteúdo:

VIBCOM

 

Colaboração: