Descubra mais em Etapas Construtivas

A estrutura é um conjunto de elementos resistentes de uma construção, que deve ser estável e capaz de receber solicitações externas e transmiti- -las aos apoios (caminhamento das cargas), mantendo seu equilíbrio estático. Em edifícios, os elementos estruturais principais são: lajes, vigas, pilares e fundação.

 

As lajes são placas que, além das cargas permanentes, recebem as ações de uso e as transmitem para os apoios; travam os pilares e distribuem as ações horizontais entre os elementos de contraventamento.

 

As vigas são barras horizontais que delimitam as lajes, suportam paredes e recebem ações das lajes ou de outras vigas e as transmitem para os apoios.

 

Os pilares são barras verticais que recebem as ações das vigas, das lajes e dos andares superiores e as transmitem para os elementos inferiores ou para a fundação.

A fundação consiste, em elementos como blocos, sapatas, radiers, baldrames, vigas alavancas, etc que transferem os esforços para o solo.

 

Os pilares alinhados ligados por viga formam os pórticos, que devem resistir às ações do vento e às outras ações que atuam no edifício, sendo o mais utilizado elemento de contraventamento.

 

Em edifícios esbeltos, o travamento também pode ser feito por pórticos treliçados, paredes estruturais ou núcleos. Os dois primeiros situam-se, em geral, nas extremidades do edifício. Os núcleos costumam envolver a escada ou a caixa de elevadores.

 

Nos edifícios com lajes sem vigas, as mesmas se apoiam diretamente nos pilares, sendo denominadas lajes lisas. Se nas ligações das lajes com os pilares houver capitéis, elas recebem o nome de lajes-cogumelo.

 

Nas lajes lisas, há casos em que, nos alinhamentos dos pilares, uma determinada faixa é considerada como viga, sendo projetada como tal – são as denominadas vigas-faixa.

 

São muito comuns também o uso das lajes nervuradas. Se as nervuras e as vigas que as suportam têm a mesma altura, o uso de um forro de gesso, por exemplo, dão a elas a aparência de lajes lisas. Nesses casos elas são denominadas lajes lisas nervuradas. Nessas lajes, também são comuns as vigas-faixa e os capitéis embutidos.

 

Nos edifícios, são considerados elementos estruturais complementares as escadas, caixas d'água, muro de arrimo, consolos, marquises etc

 

Colaboração: Eng. Sérgio de Faria Linardi / MONTEIRO LINARDI ENGENHEIROS ASSOCIADOS*

Cura Úmida do Concreto. Passo a Passo da instalação Estrutura

Cura Úmida do Concreto. Passo a Passo da instalação

A cura adequada é fundamental para que o concreto alcance...

Veja mais
Montagem de Armadura na construção civil Estrutura

Montagem de Armadura na construção civil

1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA • NR-18 (Condições e Meio Ambiente...

Veja mais
A importância da Concretagem de Peça Estrutural na Construção Civil Estrutura

A importância da Concretagem de Peça Estrutural na Construção Civil

A concretagem de peça estrutural consiste na metodologia utilizada em...

Veja mais
Execução de fôrma de madeira com o uso do sistema ASSAHI & ASSOCIADOS Estrutura

Execução de fôrma de madeira com o uso do sistema ASSAHI & ASSOCIADOS

Execução de Fôrmas Transferência de eixos; Os eixos principais são...

Veja mais