Richard R. Springer

Alexandre Furlan Braz

Sócio-Fundador do Instituto Muda

APRESENTAÇÃO UM POUCO SOBRE O ALEXANDRE FURLAN BRAZ

Alexandre Furlan Braz
Bacharel em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Senac em 2009; Pós-graduado pela ESPM em Gestão de Projetos e Liderança de Equipes em 2012; Master em Conforto Ambiental pela ONG ANAB em 2010. Em 2009, fundou o Instituto Muda, empresa que trabalha com gestão de resíduos em prédios da cidade de São Paulo. A organização ganhou três premiações internacionais e duas nacionais, além de obter resultados expressivos como a implementação da metodologia em mais de 85 condomínios; conscientização e treinamento de mais de 30 mil pessoas; reciclagem de mais de 2.500 toneladas de material reciclável; geração de renda total de R$ 750 mil destinados a seis cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo.

QUAL É O TRABALHO REALIZADO PELO INSTITUTO MUDA EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS?

Alexandre Furlan Braz
O Instituto faz todo o processo de coleta seletiva, desde o projeto até a coleta propriamente dita. Realizamos uma análise do condomínio para saber o que será necessário em relação às lixeiras e aos contêineres, definimos o local onde eles podem ficar alocados e, após a aprovação do condomínio, instalamos o equipamento. Também fazemos um trabalho de educação ambiental, com treinamento para os funcionários e para os moradores. Explicamos quais materiais são recicláveis, como realizar a limpeza e a separação destes itens e respondemos as dúvidas que podem surgir. A coleta geralmente ocorre uma vez por semana. Todo o material coletado é doado para cooperativas de baixa renda, não vendemos nenhum item. Com o processo de coleta seletiva em andamento, conseguir mensurar alguns dados e resultados que nos mostra o que o condomínio está produzindo de material reciclado – por tipo e percentual de rejeito. Além disso, começamos a trabalhar com diversas formas de comunicação, expondo estes resultados a todos do condomínio e mantendo a regularidade do trabalho. Este é o processo resumido, depois disso, é monitorar o trabalho e, se necessário, realizar intervenções e atualizações.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA COLETA DE RESÍDUOS PARA A GESTÃO DO EMPREENDIMENTO?

Alexandre Furlan Braz
O condomínio acaba encontrando várias frentes de atuação que atestam a importância do nosso trabalho. Os benefícios são de economia de mão de obra e de materiais, além da eficiência na coleta. Hoje em dia, as soluções que existem no mercado são muito pontuais e, por vezes, ineficazes. Por exemplo, você tem uma ONG que dá treinamento nos condomínios ou empresas que vendem lixeiras, mas que não são recorrentes. A coleta pela Prefeitura é ruim e o trabalho dos catadores ainda é muito informal. Portanto, o condomínio que buscar uma gestão eficiente e profissional, acaba indo atrás dos nossos serviços. Outra vantagem é a retirada das lixeiras dos andares. Existe uma Lei Estadual que proíbe que as lixeiras estejam alocadas nos andares de prédios, assim, é necessário retirar estes itens e fazer a transição para os contêineres no subsolo. Não é um processo tão fácil, já que pode haver resistência dos moradores que não querem ter que ir até o subsolo para depositar o lixo. Temos também parcerias com grandes empresas – como a Natura e a Ambev – que patrocinam as duas primeiras etapas da coleta seletiva, ou seja, a implementação do projeto e a compra dos contêineres. Vale dizer que os contêineres são produzidos com placas de tubo de pasta de dente e contêm bags de ráfia – fibras de palmeiras que são materiais sustentáveis – substituindo os sacos de plástico.

QUAL É O PRIMEIRO PASSO PARA INSTALAR UM PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CONDOMÍNIO?

Alexandre Furlan Braz
O primeiro passo é realizar um estudo que vai dar origem ao projeto de coleta seletiva. Fazemos uma visita técnica para conhecer onde serão alocados os contêineres e verificar a sua capacidade. Depois, planeja-se a coleta e implanta-se todo o sistema. Normalmente, cada apartamento gera, em média, 100 litros de material reciclável por semana (dado do Instituto Muda). Se o condomínio tem 100 apartamentos, estamos falando de 10 m³ de lixo reciclável – ou 10 mil litros. Se eu tenho, por exemplo, 5 m³ de espaço para armazenamento, vou precisar de mais 5 m³ de contêineres.

COMO O ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO DEVE SER ADEQUADO PARA TAL ATIVIDADE?

Alexandre Furlan Braz
É difícil padronizar porque varia muito de condomínio, mas a maioria usa o subsolo. É preciso ter alguns cuidados em relação ao armazenamento dos resíduos, principalmente em questão de limpeza e higienização. Ele deve ser fechado, porém, com algumas entradas para ventilação.

COMO O LIXO DEVE SER SEPARADO?

Alexandre Furlan Braz
O lixo deve ser separado entre materiais recicláveis e os resíduos comuns. Não é obrigatório realizar a separação de acordo com cada tipo de material. A coleta acaba sendo feita por todo o material reciclável e, somente na triagem, é separada detalhadamente. Os usuários podem depositar o lixo reciclável nos contêineres que possuem as big bags de ráfia, que depois serão reutilizadas. É importante também que os recicláveis sejam limpos e higienizados, afinal, se conter alimentos ou outro tipo de sujeira, pode atrair insetos e animais para o prédio.

QUAL A PERIODICIDADE IDEAL PARA A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS?

Alexandre Furlan Braz
Até mais ou menos 100 apartamentos, uma coleta semanal é suficiente. Mas, depende muito de cada condomínio e de quanto ele gera de resíduos. É importante que o gestor saiba qual é a capacidade de coleta da empresa que está realizando o serviço para realizar o cálculo correto. Alguns caminhões, por exemplo, coletam 12 m³, o que é suficiente para a maioria. Se o condomínio tem uma demanda maior, é preciso ter mais coletas por semana. Sabendo quanto de material reciclável o prédio produz e qual é a sua capacidade de armazenamento, pode-se definir o número de coletas.

COMO DEVE SER FEITA A CONSCIENTIZAÇÃO DE MORADORES E FUNCIONÁRIOS? COMO ISSO AJUDA NO EFETIVO SUCESSO DA OPERAÇÃO?

Alexandre Furlan Braz
Se você faz uma palestra no salão de festas, quase ninguém participa. O Instituto Muda tem uma metodologia bem específica, usando treinamentos e diversos modelos de comunicação – como site do condomínio, mídias sociais, e-mail, cartas, quadro de avisos e elevadores. O treinamento para os moradores é aplicado de andar em andar, normalmente a partir das 19h, que é o horário que a maioria chega do trabalho, para dar mais adesão ao projeto. Já para os funcionários do condomínio ou domésticas, o treinamento mais efetivo é no horário da tarde. Vale destacar durante o treinamento que o lixo é responsabilidade de todos. Sendo assim, é preciso ser objetivo. A maioria já sabe que o lixo é um dos maiores problemas ambientais e precisa ser destinado corretamente, por isso, foca-se em como a coleta deve ser feita.

QUAL O SEGREDO PARA MANTER A REGULARIDADE DO PROCESSO AO LONGO DO TEMPO?

Alexandre Furlan Braz
Manter sempre a comunicação e os treinamentos ativos. Não adianta aplicar só no inicio e deixar o assunto no esquecimento. Condomínios sofrem com um alto turnover, devido à mudança de moradores ou, até mesmo, de colaboradores. Então, é sempre importante reciclar os conhecimentos. Ser transparente e revelar os resultados obtidos no processo – por exemplo, para onde os recicláveis estão sendo destinados, a quem estão beneficiando e etc. – é fundamental para motivar e mostrar que o trabalho e esforço de todos não foi em vão. Com este tipo de comunicação, o processo se mantém em alta por muito tempo.

Alexandre Furlan Braz – Instituto Muda – [email protected]