Otis permite aumentar a produtividade da construção vertical com montagem faseada de elevadores

Data de publicação : 30/08/2023

Equipamentos transportam as equipes de obra com segurança e rapidez, e se convertem em elevadores para uso de passageiros após a conclusão da construção.

Com uma tecnologia inovadora e destinado especialmente ao mercado da construção, o elevador Skybuild da Otis é projetado para crescer no ritmo da obra, dando às equipes acesso aos andares já construídos a qualquer momento.

A montagem faseada do Skybuild é possível graças a alguns recursos diferenciados, como a plataforma de trabalho, usada pelas equipes da Otis para instalar os trilhos do elevador, e as vigas de suporte que são retraídas durante a operação de subida. O destaque fica para a plataforma hidráulica, que é o coração do sistema e move todo o conjunto para cima, de andar em andar.

A segurança também é um fator prioritário no equipamento: uma plataforma angulada protege as equipes contra riscos de quedas de objetos. E o Skybuild tem capacidade para 10 a 21 passageiros, com velocidade entre 3,0 e 6,0 m/s.

“Esse produto é fruto da experiência de nossas equipes aliada ao olhar de inovação para a Engenharia. É um elevador de alta velocidade para prédios em construção”, diz Fernando Peiter, Diretor de Marketing e Vendas da Otis.

Uma vez concluída a construção, o Skybuild entra diretamente em operação para transportar condôminos e demais passageiros, convertido em um elevador do modelo SkyRise. O sistema da máquina, composto pelo controle, motor e cabo, bem como a cabina do elevador, são 100% aproveitados nessa conversão.

Com o objetivo de atender às necessidades de empreendimentos em construção no Brasil, o projeto Skybuild foi revisado para permitir que os equipamentos sem casa de máquinas Gen2® Comfort, produzidos na fábrica da Otis em São Bernardo do Campo, também pudessem ser instalados dentro desse mesmo conceito.

O ponto-chave do processo neste tipo de equipamento está no ferramental desenvolvido para servir de pontos de ancoragem e içamento, que substituem provisoriamente a necessidade da laje e ganchos durante cada fase de montagem, além da possibilidade criada para movimentação e içamento da máquina, limitador velocidade, base de máquina sem a necessidade de desmontagem. Também foi desenvolvido um novo sistema de fixação das cintas de tração, que permite proteger a sobra das cintas, sem a necessidade de corte e consequentemente sem a necessidade de substitui-las a cada nova fase.

Com essa proposta da montagem faseada, a produtividade da construção é sensivelmente elevada, além de oferecer reduções de custo total com a otimização das etapas.

FONTE: Otis Elevadores Brasil - Quando você se eleva, nós brilhamos | Otis Brasil