A influência da alvenaria estrutural na análise do desempenho acústico

Data de publicação : 02/10/2023

A relação entre resistência e densidade de um bloco estrutural é influenciada por vários fatores, como o material de construção e o processo de fabricação. Quanto maior a densidade do bloco, maior tende a ser sua resistência. Isso ocorre porque materiais mais densos, normalmente, possuem uma estrutura interna mais compacta e coesa, o que contribui para uma melhor capacidade de suportar cargas e forças externas.

No entanto, essa relação não é linear e depende do tipo de material. Além disso, outros fatores como a presença de vazios ou porosidade na estrutura do bloco também afetam a resistência, mesmo que a densidade seja alta.

Em resumo, a densidade é um fator relevante na determinação da resistência de um bloco estrutural, no entanto, é importante considerar todos os aspectos do material, processo de fabricação e características da estrutura para compreender completamente sua capacidade de suportar cargas.

Por conta disso, nas simulações de desempenho acústico de edificações, a Giner sempre considera a densidade do bloco como dado de entrada na simulação da edificação, e não a sua resistência.

A densidade é a massa de um material por unidade de volume e está diretamente relacionada às propriedades de isolamento acústico de um bloco, desempenhando um papel crucial na sua capacidade em absorver e transmitir o som. É importante observar que, além da densidade, a estrutura e as características do bloco também influenciam seu isolamento acústico.

As simulações em uma edificação de alvenaria estrutural são o ponto de partida para avaliar e otimizar o isolamento acústico. Com a simulação acústica é possível prever, considerando a resistência dos blocos estruturais conforme o projeto, como as propriedades desses blocos afetarão a capacidade da edificação de bloquear a transmissão de som.

Para realizar as simulações acústicas é essencial incorporar a densidade dos blocos especificados no projeto estrutural para cada pavimento. Devido à natureza da alvenaria estrutural – na qual os pavimentos inferiores, normalmente, possuem blocos mais densos e resistentes para suportar maiores cargas, enquanto os pavimentos superiores podem utilizar blocos menos densos – a variação de densidade tem impacto direto no comportamento acústico.

Por conta desta variação de densidade, é particularmente relevante focar nos últimos pavimentos durante as simulações e análises de isolamento acústico. Os blocos menos resistentes nesses pavimentos finais são considerados o cenário mais crítico para avaliar o desempenho acústico, portanto, é recomendável realizar ensaios in loco nos pavimentos superiores para efetivamente caracterizar o pior cenário.

Esses ensaios práticos fornecerão informações valiosas sobre como o isolamento acústico é afetado nas condições reais da edificação. Os resultados dos ensaios são usados para validar as simulações e ajustar as estratégias de isolamento acústico, se necessário.

FONTE: Giner - Acústica, Térmico e Lumínico