Glasroc X suporta temperaturas de até 80°C e possui baixa absorção

Data de publicação : 22/08/2023

A placa de gesso da Placo possui alto desempenho e pode ser usada em fachadas expostas às intempéries e ambientes internos com elevado índice de umidade. Descubra mais sobre o produto e tire suas principais dúvidas.

Glasroc X pode ficar exposta a intempéries por no máximo um ano, desde que utilizado todo sistema recomendado (Foto: Divulgação/Placo)

Por conta da agressividade de ambientes externos, a maioria das placas de gesso é limitada ao uso interno. Porém, a Placo (do grupo Saint-Gobain) desenvolveu a Placa Glasroc X, altamente resistente e própria para ser utilizada em áreas externas.

Revestida com véu de vidro e aditivos especiais que garantem proteção contra intempéries e raios UV, a Glasroc X proporciona maior produtividade, flexibilidade e facilidade na instalação. O produto é recomendado para diferentes aplicações: fachadas, beirais, muros, varandas, terraços, vestiários, cozinhas industriais, piscinas cobertas e outros espaços

Que saber mais sobre a Glasroc X? Confira abaixo e tire suas dúvidas!

A placa suporta temperaturas de até quantos graus Celsius (°C)?

Glasroc X foi produzida levando em consideração as condições climáticas do Brasil e, por isso, suporta até 80°C com o sistema completo (perfis de Light Steel Frame, lã de vidro da Isover, placas de gesso acartonado, membrana hidrófuga Tyvek HomeWrap, malha GRX, Placoplast Basecoat e revestimento decorativo).

Existe algum risco para as instalações de fachadas que utilizam o Basecoat (argamassa cimentícia para revestimento) sobre a placa de gesso Glasroc X, sem o painel de isolamento térmico externo?

Não existe! Diferentes países da América e da Europa começaram a utilizar esse método após diversos estudos e testes.

Por ter composição de gesso, a placa possui alta absorção de água?

O produto da Placo é feito com alta tecnologia e aditivos especiais em seu núcleo que repelem a água. Além disso, utiliza como revestimento da placa um véu de fibra de vidro que reforça sua resistência mecânica e a torna incombustível, garantindo alta resistência à umidade e raios UV.

A placa possui ainda uma absorção de superfície de 45 g/m² a 90 g/m², garantindo que – mesmo em caso de fissuração da argamassa – a água não entre em contato com o núcleo de gesso.

O produto é resistente contra mofo, raios UV, umidade e outras intempéries (Fotos: Divulgação/Placo)

A placa Glasroc X pode ficar exposta por quanto tempo?

As placas podem ficar expostas a intempéries por até um ano. Dentro desse prazo, deve ser executado o tratamento de juntas e a camada de cobertura superficial com Placoplast Basecoat e malha de juntas e superfície Placo.

Glasroc X somente pode ser utilizada como revestimento de tijolos, fachada cerâmica ventilada ou sistema EIFS (EPS ou XPS)?

Não! Além do Brasil, os Estados Unidos e países da Europa recomendam a utilização da placa com o sistema DAFS (acabamento aplicado direto sobre o produto).

De quem é a responsabilidade da garantia de performance da solução e dos produtos?

A Placo do Brasil garante a performance dos produtos ofertados ao mercado, mas o instalador tem a responsabilidade de aplicar corretamente o sistema (seguindo as recomendações do fabricante), sendo obrigatório o uso de todos os componentes do sistema recomendados e validados pela empresa.

Glasroc X pode ser instalada em grandes obras?

A placa tem espaço em projetos de grande relevância, pois garante maior produtividade, flexibilidade e facilidade nas instalações. A aplicação pode acontecer tanto em ambientes externos com exposição direta a intempéries, quanto em áreas internas.

Quais normas o produto segue?

No Brasil:
NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho;
NBR 16831 – Chapas de Gesso Diferenciadas para Drywall;

RTA IPT 158022-205 – Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para validação da placa Glasroc X para aplicação em fachadas.

Já internacionalmente, segue:
ASTM C1177 – Standard Specification for Glass Mat Gypsum Substrate for Use as Sheathing;
ASTM C473 – Standard Test Methods for Physical Testing of Gypsum Panel Products;
EN 15283 – Gypsum boards with fibrous reinforcement - Definitions, requirements and test methods.

FONTE: Glasroc X suporta temperaturas de até 80°C e possui baixa absorção | AECweb