A exsudação no Concreto

Data de publicação : 08/04/2024

Concreto Autoadensável para piso de concreto com exsudação zero e sem telas metálicas

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

A exsudação é conhecida como um evento onde a água de amassamento do concreto aparece em sua superfície ainda em seu estado plástico, após lançamento e adensamento. Como a água é o componente mais leve da mistura do concreto, ela acaba percolando pelo material adensado e aflorando na superfície da peça concretada. Uma parcela dessa água pode ainda ficar retida nas armaduras ou agregados graúdos, contribuindo para fragilizar a zona de transição da matriz cimentícia e podendo diminuir a aderência do concreto com a armadura.

Em traços mal desenvolvidos ou com deficiência de materiais finos, uma exsudação excessiva pode ocorrer, este fenômeno é de extrema importância em paredes de concreto e principalmente em lajes, pisos de concreto para garagens e pavimentos industriais. Como a área superficial nos pisos é muito grande com relação a suas espessuras, isso potencializa a condição de exsudação da água de amassamento nessas peças.

As exsudações elevadas conduzem ao aumento da relação a/c da superfície, prejudicando sua durabilidade e potencializando retrações plásticas e respectivas fissuras na etapa final de acabamento do concreto para piso ou lajes.

Por isso, é de extrema importância que na elaboração do traço de concreto, o desenvolvedor atente-se sempre a granulometria contínua, teor de finos no traço e inserção dos aditivos redutores da água.

 

FONTE: Caio Sigolo – Consultoria e Tecnologia.