Concreto Autoadensável

Data de publicação : 16/10/2023

O que é um Concreto Autoadensável (CAA)?

Criado no Japão, o famoso CAA ou concreto autoadensável é um dos avanços da construção civil, que caminha aos poucos para a direção da industrialização e modernização dos métodos executivos e da sua eficiência construtiva.

É o concreto capaz de fluir, ter habilidade passante e auto adensar com o seu peso próprio. Tem como característica marcante preencher a forma a ser concretada passando pela armadura, dutos e outros obstáculos mantendo sua homogeneidade nas etapas de mistura, transporte, concretagem e acabamento.

Um ponto importante é que o concreto autoadensável não pode desagregar e exsudar, ele deve se manter coeso e fluir em todos os momentos.

A sua utilização hoje ocorre em aplicações onde as peças a serem concretadas possuem uma elevada taxa de armadura, acesso limitado para lançamento do concreto ou em grande exigência de acabamento.

Como fazer um concreto autoadensável?

Sua produção, controle e aplicação possuem maiores cuidados e parametrizações que o concreto convencional.

Basicamente, o concreto autoadensável possui os mesmos materiais básicos do concreto convencional (cimento, areia brita e aditivo polifuncional).

 

Foto:  CAA elaborado pela Caio Sigolo Consultoria e Tecnologia

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Sua diferença está no teor da composição dos materiais básicos citados e principalmente no teor de finos (adições minerais), consumo de cimento e no tipo de aditivos químicos.

O aditivo superplastificante é um dos aditivos essenciais para sua fabricação. Como ele consegue dispersar as partículas de cimento sem acréscimo de água a mistura, ele consegue melhorar a trabalhabilidade e a fluidez do concreto sem prejudicar a sua resistência.

A norma Brasileira NBR 15823, criou os requisitos específicos que o tecnologista precisa atender na elaboração do concreto autoadensável.

São eles:

  • Classe de Espalhamento.
  • Classe de viscosidade plástica aparente t500(sob fluxo livre).
  • Classes de índice de estabilidade visual (sob fluxo livre)
  • Classe de habilidade passante pelo anel J (sob fluxo livre).
  • Classe de habilidade passante pela caixa L.
  • Classe de viscosidade plástica aparente pelo funil V.
  • Classe de resistência a segregação pela coluna de segregação.

Estes requisitos e suas classes serão atendidos conforme a necessidade do concreto autoadensável no estado fresco em sua aplicação. Então, para cada situação específica de aplicação, tipo de peça, taxa de armadura, velocidade do concreto, confinamento e acabamento, um CAA específico será estudado e elaborado em função dos requisitos anteriores citados.

Quais as vantagens e desvantagens do concreto autoadensável?

  • Dispensa o uso de vibradores de imersão para adensamento do concreto, diminuindo assim o nível de ruído em obra.
  • Consegue minimizar o custo de mão de obra para a execução da peça a ser concretada em até 3x.
  • Aumento da qualidade do acabamento da peça concretada em peças com alta taxa de armadura.
  • Minimiza a necessidade de reparos no acabamento do concreto e mitiga o surgimento de patologias de concretagem.
  • Como desvantagem, o CAA ainda possui dificuldades de percolar de forma substancial no mercado da construção civil. O seu maior entrave é seu custo mais alto. Por ser quase 10% mais caro que o concreto convencional, sua utilização acaba sendo restrita em concretagens especiais.

Porém, é inegável que no futuro, com a evolução da tecnologia e aumento do custo da mão de obra andando sempre em lados opostos, o concreto autoadensável tem tudo para se tornar o concreto convencional do dia a dia.

 

FONTE: Caio Sigolo – Consultoria e Tecnologia.