BIM no Sistema de Parede de Concreto

Data de publicação : 20/09/2023

BIM no sistema de paredes de concreto moldadas no local

Soluções de compatibilização de projetos, extração automatizada dos quantitativos para orçamentos e facilidade de planejamento com simulações executivas estão entre as vantagens proporcionadas pela metodologia.

O sistema de paredes de concreto moldadas no local despertou uma grande necessidade de desenvolvimento, qualificação e aplicação de novas tecnologias para toda a cadeia de fornecedores relacionados. Com as empresas que desenvolvem os projetos, isso não foi diferente. A inovação se faz ainda mais necessária e a metodologia BIM se insere totalmente nesse contexto.

O rápido e grande desenvolvimento do sistema no País trouxe conceitos de industrialização que vem transformando os canteiros de obras em verdadeiras fábricas de apartamentos. Premissas e estudos de logística devem ser aplicados para que o planejamento seja seguido fielmente. A equipe de obra passa a ser uma equipe de montagem, que segue as instruções constantes nos diversos projetos.

Para isso, o conceito de pré-construção, com a modelagem das diversas interfaces constantes naquele empreendimento, passa a ser fundamental. A partir desse processo, busca-se eliminar qualquer interferência ou incompatibilidade que as múltiplas disciplinas envolvidas no projeto possam apresentar no momento da execução, ou melhor, na montagem da edificação em obra.

Modelo BIM de edifício no sistema de paredes de concreto

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

DETECÇÃO DE INTERFERÊNCIAS E INCOMPATIBILIDADES

Esta é a primeira grande ajuda que a metodologia BIM proporciona. Aplicada de forma completa, muitos daqueles problemas que usualmente são identificados em campo, no momento da execução, são apontados e solucionados ainda na fase de projeto: arquitetura, estrutura, instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas, entre outras. Tudo isso devidamente compatibilizado, ajustado e detalhado no momento adequado, onde existem todos os recursos necessários para determinar as melhores soluções.

No caso do projeto estrutural, disciplina que tem total interferência com as demais do projeto, a modelagem completa, inclusive das armaduras, proporciona diversas vantagens para a pré-solução de possíveis dificuldades executivas. As armaduras, muitas vezes conflitantes entre si, comumente também disputam o espaço com instalações elétricas. Sendo os projetos dessas disciplinas apresentados de forma separada, ainda em 2D, a visualização desses conflitos dificilmente ocorre e, consequentemente, os problemas não são solucionados. O congestionamento de elementos em peças esbeltas, como paredes e lajes, usualmente acarreta patologias.

Trecho de parede e laje com as armaduras modeladas e compatibilizadas

Com a verticalização do sistema de paredes de concreto, cujo limite para o número de pavimentos ainda é desconhecido, essa detecção de interferências entre armaduras e elementos de outros disciplinas se torna ainda mais importante. Na verdade, fundamental. Isso porque em projetos de múltiplos pavimentos a densidade de armaduras é maior em função dos maiores carregamentos. Sendo essa densidade maior, maiores são as interferências e com isso maior a necessidade de resolvê-las ainda na fase de projeto.

EXTRAÇÃO AUTOMATIZADA DE QUANTIDADES PARA ORÇAMENTOS

O modelo BIM do empreendimento no sistema de paredes de concreto deve conter todas as informações de todos os materiais inseridos. Sendo um sistema com baixo índice de perdas e grande otimização dos recursos, com um quantitativo de todos os materiais, a elaboração do orçamento da obra torna-se precisa e, o mais importante, efetivamente confiável.

Essa é a segunda grande ajuda da metodologia BIM. Desde que os elementos sejam modelados de forma adequada e com todas as informações inseridas, o quantitativo é extraído do modelo de forma precisa e rápida. Mais do que isso, a cada nova revisão ou atualização desse modelo, o orçamento é automaticamente atualizado, gerando agilidade nas tomadas de decisões.

PLANEJAMENTO EXECUTIVO FACILITADO

Como falado anteriormente, obras no sistema de paredes de concreto moldadas no local trazem conceitos de industrialização e de logística aos canteiros. Desta forma, um planejamento executivo se torna fundamental.

Aí está a terceira grande ajuda da metodologia BIM. Adicionando-se a variável tempo ao modelo de pré-construção, é possível simular todas as fases da obra, como a mobilização de equipamentos, a aplicação de materiais e a otimização na utilização de recursos, como sistemas auxiliares de fôrmas, escoramento e até da própria mão-de-obra.

Trecho do modelo BIM do sistema de fôrmas

Dessa forma, a metodologia BIM oferece para as fases de projeto, de orçamento e de planejamento executivo de um empreendimento de paredes de concreto soluções de compatibilização, quantificação de materiais e simulações executivas que um sistema industrializado demanda. O BIM se torna, assim, um grande diferencial e até mesmo potencializador de sucesso na implantação do sistema construtivo.

FONTE: Pedreira Topázio (pedreiratopazio.eng.br)