Você está preparado para a transformação da construção civil?

Data de publicação : 12/07/2022

Esqueça tudo o que você sabe sobre construção, a nova NBR chegou e vai mudar completamente a forma como construímos edifícios.

A transformação da construção civil chegou e você está preparado? Essa é a pergunta que todos os profissionais da área devem se fazer. A mudança vem em forma de tecnologia e ela está impactando diretamente no modo como construímos.

A construção tradicional é um processo manual com baixa produtividade, como ocorre na instalação unitária de tijolos para fechamento de paredes, um trabalho que demanda tempo. Também existe grande desperdício de materiais como de madeiras utilizadas para fôrmas de vigas e pilares que viram entulho.

Mas esse processo está sendo completamente redefinido com a chegada de novas tecnologias. O sistema construtivo em Steel Framing está permitindo que as construções sejam mais eficientes, pois transforma o canteiro de obras em uma linha de montagem, com materiais que já vem prontos de fábrica.

Além disso, por ser um sistema industrializado conta com maior racionalização de materiais proporcionando fidelidade orçamentária e uma construção rápida. No dia 25 de maio de 2022 foi um marco para a construção, pois é a data em que foi aprovada a Norma Brasileira de Light Steel Framing, a norma que regulamenta este sistema construtivo.

Esta norma vai trazer benefícios para a construção civil e avanços que contribuirão para um futuro mais sustentável e com maior eficiência energética para as construções.

A norma intitulada como Light Steel Framing: Sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamento em chapas delgadas, composta por três partes:

Parte 01 – ABNT NBR 16970 – 1: 2022 – Desempenho.

Parte 02 – ABNT NBR 16970 – 2: 2022 – Projeto estrutural.

Parte 03 – ABNT NBR 16970 – 3: 2022 – Interface entre sistemas.

Ela discorre sobre os requisitos para componentes, projetos e o dimensionamento das estruturas de aço que integram o sistema. Também indica os requisitos e detalhes construtivos para interfaces entre sistemas.

As normas técnicas da ABNT têm como premissas a padronização dos produtos e procedimentos de forma acessível e exata. Dessa forma, os profissionais da construção podem se adequar a estas mudanças e inovar nos projetos, tirando o máximo proveito do Steel Framing.

Com a chegada dessa nova norma, fica evidente que a construção civil está em constante evolução e que a inovação é o caminho para um futuro melhor e mais sustentável.

Um estudo do CREA-SP constatou que houve um aumento de 25,7% na demanda por projetos de construções sustentáveis no ano de 2020. Isso demonstra que o número de pessoas que estão preocupadas com o impacto ambiental da construção civil está crescendo.

O Steel Frame é um sistema sustentável, que traz processos eficientes, com o objetivo de aumentar a produtividade, melhorar a gestão dos recursos, aumentar a produtividade e atender uma demanda que prioriza edificações de qualidade.

A consolidação da construção industrializada pode oferecer vários benefícios, tanto para o mercado, que representa uma parcela significativa da economia e do PIB, quanto para a sociedade. Além de ajudar no crescimento do setor gerando mais empregos, reduzindo custos, desenvolvendo a economia e a indústria.

O setor da construção teve uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 9,7% em 2021, que foi o melhor desempenho desde 2010, segundo Ieda Vasconcelos, economista da Câmara da Indústria da Construção Civil do Brasil. Estes números da construção civil ajudam a impulsionar a economia nacional.

Estar preparado para os novos sistemas construtivos é fundamental para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. A Espaço Smart oferece treinamentos em Light Steel Framing para profissionais da construção civil, com o objetivo de capacitá-los para essa nova realidade. Os alunos têm acesso a um aprendizado teórico e prático com os melhores profissionais da área, além de receberem certificação do SENAI.

Muitos profissionais que fazem o treinamento são arquitetos, engenheiros, construtores e profissionais que desejam mudar sua área de atuação. E até mesmo os que desejam construir suas residências com suas próprias mãos.

O Steel Frame é um sistema construtivo racionalizado, inovador e sustentável. E, estar preparado para essa mudança é fundamental para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, gerando maiores oportunidades de negócios.

A Espaço Smart possui a missão de transformar a construção civil brasileira, comercializando produtos e serviços conforme as normas vigentes. A empresa está sempre inovando e oferecendo produtos e soluções sustentáveis e de qualidade para seus clientes e parceiros.

Fonte: Você está preparado para a transformação da construção civil? | Tecnologia e Inovação na construção | G1 (globo.com)