A influência dos espaçadores na durabilidade das estruturas de concreto armado

Data de publicação : 14/09/2023

Em estruturas de concreto armado, a norma de “Edificações habitacionais – Desempenho” (ABNT NBR 15575-1) prevê que o projeto estrutural atenda à Vida Útil de Projeto (VUP) de no mínimo 50 anos.

Uma das medidas para obtermos este requisito é protegermos as armaduras contra os mecanismos de deterioração de acordo com a classe de agressividade ambiental (CAA).

A norma “Projeto de estruturas de concreto” (ABNT NBR 6118) qualifica a CAA pelos tipos de ambientes, de agressividade e dos riscos de deterioração. Definida a CAA, através da mesma norma, é possível definir a relação água/cimento e o cobrimento. Sendo o cobrimento o foco deste artigo.

Para obtermos o cobrimento de projeto, são posicionados espaçadores de plástico ou de argamassa/concreto. O usual é o espaçador plástico.

Demonstraremos dois modelos que são utilizados em diversas obras, assim como seus usos adequados nas armaduras e detalhes de posicionamento:

Espaçador Circular

Usado principalmente em armaduras (gaiolas) de vigas e pilares. É interessante posicionar sempre nos cantos dos estribos (Figura 1), e para não haver retrabalho de reposicionamento, recomenda-se amarrar na armadura com arame para evitar o desprendimento (Figura 2).

Figura 1 – Posicionamento do espaçador circular no canto do estribo e do espaçador centopeia no ramo inferior do estribo

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Figura 2 – Espaçador circular amarrado na armadura

Espaçador Centopeia

Muito utilizado na armadura positiva de laje, mas pode-se usar nas armaduras de vigas (Figura 1). Como este espaçador não possui mecanismo de fixação na armadura, é interessante amarrar com arame (Figura 3).

Figura 3 – Espaçador centopeia amarrado na armadura positiva da laje

Vale ressaltar que a norma “Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras” (ABNT NBR 14931) exige que os espaçadores sejam posicionados na armadura mais exposta.

Para saber mais detalhes de posicionamento dos espaçadores e montagem de armaduras, foram elaborados dois volumes do Manual de Boas Práticas – Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado que podem ser baixados gratuitamente pelos links: http://bit.ly/Manual_Boas_Praticas_Vol_1 e http://bit.ly/Manual_Boas_Praticas_Vol_2.

Autor: Jorge Nakajima (Satoro) – Gerente de Produção da França & Associados Projetos Estruturais