Plantas flexíveis: conheça a grande tendência do mercado imobiliário

Na hora de comprar um apartamento, o proprietário não costuma ter muitas opções quanto à disposição do espaço. Afinal, além de escolher o tipo de imóvel, geralmente, pode-se optar apenas pelo que já está predeterminado pela construtora. Contudo, uma nova tendência se consolida para melhorar as opções para os compradores: são as plantas flexíveis. 

No post a seguir, entenda esse novo conceito e porque torna as construções melhores para quem compra. Veja também suas características e vantagens. Boa leitura!

 

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

O que são as plantas flexíveis e por que elas tornam as construções melhores? 

Quem procura por um imóvel busca um local para morar que atenda às suas necessidades e preferências. Nesse sentido, apartamentos são um pouco mais limitados, já que seguem um modelo pronto e podem exigir muitos detalhes e autorizações para serem reformados. 

Sendo assim, as plantas flexíveis surgem como uma solução ideal para essa questão. Afinal, elas são elaboradas para permitir a flexibilização no projeto do apartamento. Ou seja, não é possível mudar partes estruturais, mas adequar todo o resto, inclusive o acabamento, para criar um imóvel exclusivo. 

Assim, com essa possibilidade, as construtoras conseguem oferecer melhores construções, já que cada pessoa terá a liberdade de adequar o espaço para as suas necessidades. Assim, otimizará as vantagens do apartamento, podendo morar muito melhor. 

Quais as características e como funcionam as plantas flexíveis? 

Como você viu, as plantas flexíveis são uma tendência interessante, que pode ajudar você a encontrar o imóvel ideal. Para isso, é importante conhecer as suas características.

Veja algumas a seguir! 

Alterações no ambiente 

A possibilidade de alterar os ambientes conforme o seu gosto é a principal característica desse tipo de planta. Para isso, é preciso checar cada projeto, especialmente no que diz respeito a quais paredes podem ser removidas e alteradas, bem como a onde estão as instalações elétrica e hidráulica. 

Espaços contínuos 

Outra característica das plantas flexíveis são os espaços contínuos. Afinal, por meio deles, pode-se integrar ambientes e aproveitar melhor pequenos espaços, dando a ideia de amplitude. Sendo assim, essa tendência é uma das mais populares por quem adota esse tipo de planta. 

Uso de diferentes materiais 

Com a planta flexível, é possível usar diversos tipos de materiais, tornando o ambiente único para cada família. Nesse sentido, outra tendência usada para essa aplicação são as paredes de drywall e soluções de construção a seco, como teto de gesso, que garantem uma grande flexibilização e rápida construção tanto em ambientes residenciais quanto comerciais. 

Configurações personalizadas 

As configurações personalizadas que dão o tom às plantas flexíveis permitem grandes adaptações. Nesse sentido, alguns dos ambientes são frequentemente modificados. Por exemplo, quase sempre ocorre a integração da cozinha com a sala e até a extensão da varanda. Além disso, quartos podem ser adaptados para virarem escritórios, unificados para formar uma grande suíte master com closet ou, ainda, virarem até uma sala de cinema com home teather ou biblioteca. 

Por que escolher as plantas flexíveis? 

Existem muitas vantagens em escolher as plantas flexíveis. A seguir, confira algumas delas e descubra por que esse tipo de imóvel pode ser ideal para você! 

Atender cada pessoa de forma única 

Se o objetivo é a personalização, em um mesmo condomínio é possível atender diferentes tipos de pessoas. Famílias grandes ou pequenas, pessoas que moram sozinhas, que tem pets, que trabalham em casa. Enfim, basta determinar as suas necessidades, com a ajuda de um profissional, e criar o projeto de apartamento com os espaços que você sempre quis. 

Adaptar espaços conforme a época da vida 

Muitas pessoas precisam mudar de casa quando ocorre uma grande mudança em suas vidas. Por exemplo, no caso de uma pessoa solteira que se casa, uma família que aumenta ou filhos que saem de casa. Nesse sentido, as plantas flexíveis são ótimas por permitirem a adaptação da casa conforme essas situações.

Por exemplo, se como solteiro você criou um quarto de jogos, após casado o espaço pode virar um quarto de criança. Depois, no futuro, pode ser usado para ser uma biblioteca ou isolado acusticamente para você ter seu próprio cinema. Tudo isso, com a facilidade de adaptar um ou mais cômodos, usando materiais cada vez mais modernos e sistemas de construção facilitados e rápidos. 

Ter liberdade de escolha 

Ao comprar um apartamento, você pode ter que aceitar o que já vem junto, especialmente em termos de acabamento. Contudo, com as plantas flexíveis é possível fazer qualquer alteração em termos de materiais e criar espaços únicos, bem diferentes dos seus vizinhos. 

Por exemplo, basta a aplicação de um teto rebaixado de gesso na sala, com um projeto de iluminação em sancas, para criar um ambiente confortável e propício para o lazer, como assistir a filmes ou ler. Somando-se a isso a decoração, você terá diversas possibilidades. Assim, nenhum apartamento será igual ao outro. 

Valorizar o imóvel 

Especialmente para quem compra imóveis para investir, a valorização da propriedade é muito importante. Assim, escolher apartamentos que ofereçam soluções inteligentes é uma das melhores formas de fazer um bom negócio. Nesse sentido, dentre várias possibilidades, a escolha por plantas flexíveis é uma ótima oportunidade de adaptar o apartamento para o cliente ideal, além de transformá-lo caso você queira morar nele no futuro ou, ainda, vendê-lo para um público específico. 

Outra vantagem é que a personalização permitirá liberdade para o cliente, mas também pode garantir que você adapte o imóvel para atender às tendências do futuro, sem altos custos; o que é uma vantagem para deixá-lo atualizado conforme as novas exigências do consumidor. 

Antigamente, era difícil pensar em comprar um apartamento e deixá-lo como você gostaria sem fazer uma grande reforma. Felizmente, hoje, é possível fazer adaptações para criar imóveis exclusivos, alterando cômodos fundamentais do local, adequando-o às necessidades de cada família no presente e no futuro. Por isso, as plantas flexíveis são soluções ideais para quem pretende aproveitar o máximo de seu imóvel ou até investir no apartamento ideal, que seja perfeito para quem vai comprar ou alugar.

Fonte: Plantas flexíveis: saiba mais sobre essa tendência! (trisul-sa.com.br)