Trisul é uma das construtoras beneficiárias da Chamada Pública Procel Edifica

Objetivos do edital são estimular a concepção de projetos eficientes, desenvolvendo uma cultura sustentável em médio prazo; promover treinamentos a equipes técnicas; e certificação, direta e indiretamente, do Selo Procel Edificações em âmbito nacional.lampadas

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Comercializar edificações eficientes em momentos de crise é um grande diferencial para a indústria da construção civil. Estima-se que as edificações são responsáveis por, aproximadamente, 50% do consumo de energia no Brasil. Desta forma, é fundamental que elas sejam projetadas e operadas de forma eficiente, objetivando um consumo instantâneo de energia sustentável.

Com o avanço nos processos sustentáveis de construção – contando, inclusive, com tecnologias, equipamentos e materiais com foco na preservação do meio ambiente e de recursos naturais –, o setor tem a oportunidade de abraçar este nicho e alavancar uma mudança de paradigma na forma de pensar, projetar e construir um edifício.

A arquitetura bioclimática é um conceito sustentável que proporciona uma maior eficiência nos empreendimentos. Esta arquitetura é um dos pilares do Selo Procel Edificações – que mede o grau de eficiência energética das edificações brasileiras –, uma vez em que ela se aproveita das condições naturais do lugar para estabelecer condições de conforto físico, utilizando de forma eficaz, por exemplo, a ventilação e a iluminação naturais e minimizando o uso de meios artificiais. Desta maneira, é possível reduzir o consumo energético e obter eficiência.

“O resgate da arquitetura bioclimática é essencial neste processo, já que se trata de um conceito que busca integração da edificação com o entorno e a redução de seu impacto ambiental. Por não pressupor obrigatoriamente a utilização de recursos tecnológicos onerosos, proporciona melhor conforto e maior eficiência energética dos projetos sem onerá-los, trazendo sustentabilidade não só ambiental, mas econômica aos construtores e futuros usuários”, afirma Elisete Cunha, arquiteta e urbanista do Procel.

O Selo Procel Edificações é uma certificação nacional e voluntária, que agrega valor de mercado a edificações mais eficientes do ponto de vista energético. “É a oportunidade de comercializar, utilizar e/ou possuir um imóvel com elevado potencial de eficiência energética”, diz a especialista.

 

 

Chamada Pública Procel Edifica

 

procel

Visando a disseminação das boas práticas de eficiência energética no setor de construção civil, a Eletrobrás – através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) – lançou a Chamada Pública Procel Edifica 2018, que selecionou construtoras e incorporadoras, administradoras de imóveis e de facilities e empresas e instituições públicas ou privadas para receberem capacitação, consultoria e assessoria a fim de tornar as edificações mais eficientes e sustentáveis.

As ações previstas no edital consideram três pilares centrais: o potencial de eficiência energética para novas edificações, o potencial de eficientização da operação de edificações existentes e a aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética. “Os três grupos recebem consultoria nas áreas específicas e devem realizar contrapartidas objetivando a conclusão de cada trabalho”, explica Elisete.

Uma das construtoras classificadas é a Trisul, que comemorou o fato de ser uma beneficiária da Chamada Pública. De acordo com o edital, foram priorizados projetos com característica de replicabilidade, previsão de construção e com diversidade de tipologia arquitetônica, abrangendo edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas. Os classificados na categoria construtora e incorporadora recebem:

• Capacitação profissional da equipe técnica de projeto, através de curso presencial sobre o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica) e o Selo Procel Edificações;

• Consultoria em dois projetos a fim de cumprir todos os requisitos técnicos necessários para obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) do PBE Edifica e do Selo Procel Edificações. Cada construtora receberá a ENCE do PBE Edifica e o Selo Procel Edificações, na etapa de projeto, desses dois projetos, gratuitamente;

• Assessoria em outros dois projetos, uma tutoria para orientar a equipe técnica para análise e proposição de soluções para estes projetos a fim de alcançarem o Selo Procel Edificações.

Para Victor Dias, coordenador de sustentabilidade da Trisul, a conquista da empresa é benéfica por vários motivos, mas, principalmente, por poderem explanar aos clientes que os empreendimentos da construtora possuem cunho de eficiência energética. “Hoje em dia, podemos afirmar que as diversas preocupações ambientais já não são mais superficiais. As empresas estão reconhecendo que há muitas vantagens em adotar medidas ambientalmente corretas. Existem sim custos diretos e indiretos, porém, em algum momento isso se paga. Correlacionar tudo isso simultaneamente com benefício e ao equilíbrio do meio ambiente é realmente incrível”, diz.

Em vez de apenas financiar a execução de projetos de eficiência energética, a Chamada Pública Procel Edifica 2018 tem como objetivo capacitar os profissionais deste segmento – essencial para a economia brasileira – por meio de treinamentos e consultorias para que além das edificações selecionadas. O intuito é que o conhecimento e a experiência transmitidos possam ser replicados para outros profissionais – como arquitetos e projetistas – e implementados em futuras construções e projetos da Trisul. “O treinamento que será oferecido para as equipes de projeto das construtoras e incorporadoras busca uma modificação no modo de projetar, a modificação do modus operandi da indústria da construção civil: a incorporação do projeto que nasce eficiente para originar uma edificação eficiente”, conta Elisete.

Para Victor, os conhecimentos adquiridos também são importantes para ações comerciais no mercado imobiliário. “Isso fortalece a marca, uma vez que podemos divulgar aos nossos clientes que os benefícios permeiam também pela economia financeira do condomínio, além do lado ambiental. Tais experiências também podem ser multiplicadas para áreas administrativas (escritório central)”, afirma o coordenador de sustentabilidade da Trisul.

“Na hora de fechar negócio, os clientes sempre pensam em todos os custos operacionais do condomínio. É certo que, informá-los de que os custos operacionais certamente serão reduzidos, colabora para distinguir nossos produtos dos concorrentes que não aderiram práticas que favoreçam a redução dos custos aos clientes”, completa Victor.

Vale dizer que a Chamada Pública Procel Edifica também prevê contrapartidas aos beneficiários. Cada construtora e incorporadora deverá contratar um OIA para Etiquetagem PBE Edifica dos dois projetos que receberão assessoria e obter também o Selo Procel Edificações, na etapa de projeto. Após a conclusão das obras destes quatro projetos (alvos da consultoria e assessoria), a Trisul deverá custear a ENCE e solicitar o Selo Procel Edificações, na etapa de edificação construída, destas quatro edificações.

 

Conteúdo: VIBCOM