Torneiras eficientes

Data de publicação : 16/06/2023

Em uma residência existem diversas formas de tornar nossa rotina mais sustentável e contribuir com o meio ambiente, como ao economizar energia elétrica via ações cotidianas, desligando as luzes e aparelhos eletrônicos caso não haja pessoas no cômodo, separando lixos secos dos molhados a fim de contribuir com a reciclagem dos resíduos domésticos, ou ao adquirir equipamentos eficientes quando o assunto for consumo de água.

Um Item importante a ser levado em consideração para seu apartamento, é o modelo das torneiras. Durante a rotina diária utilizamos elas diversas vezes e durante cada um dos usos é possível obter maior eficiência em seu consumo de água.

Em geral as torneiras representam de 10% a 20% do consumo mensal de água de uma residência, com uma vazão média de 10 a 16 litros por minuto em caso de torneiras comuns, sem nenhum equipamento ou tecnologia de eficiência. Um bom exemplo do quanto é possível reduzir essa vazão é utilizando um arejador tipo spray onde é possível reduzir essa vazão para 1,8 litros por minuto, sem diminuir o conforto do jato de água.

Figura 1 – Jato de água com arejador tipo spray.

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Atualmente no mercado existem diversas opções capazes de aumentar a eficiência do consumo de água das torneiras, entre elas valem destacar as torneiras com sensores, torneiras com arejadores e torneiras com timer.

As torneiras com sensor garantem que no momento de ensaboar as mãos ou escovar os dentes o fluxo de água seja cortado, evitando assim o desperdício da água em momentos que não for necessário seu uso. Esses modelos são mais caros que o convencional por conta da tecnologia agregada ao produto, e são indicadas para as pias dos banheiros.

Figura 2 – Torneira com sensor

Já as torneiras com arejador atualmente estão amplamente disseminadas pelo mercado, sendo que quase todas já o possuem de fábrica, salvo algumas exceções. Sua função é reduzir a vazão de água por minuto, garantindo que mesmo quando abertas por logos períodos como ao lavar a louça, o volume de água consumido seja reduzido. Normalmente as torneiras já possuem esse aparelho de fábrica, porém é possível ser comprado a parte.

Existem atualmente alguns modelos de arejadores, os arejadores comuns que funcionam aumentando a pressão da água, reduzindo sua vazão e inflando as gotas de água com ar e existem também os arejadores tipo spray que funcionam da mesma forma que o comum, porém reduz ainda mais o volume de água por minuto já que suas saídas de água são pequenos furos em formato de círculo. Em casos que a torneira vem sem arejador, é possível obter a peça a parte por um custo cessível.

Todos os arejadores mencionados possuem a mesma função, reduzir a vazão e aumentar a pressão, é possível que seja instalado dentro da torneira ou na saída de água e é recomendado para qualquer torneira.

Figura 3 – Vazões sem arejador, com arejador e com arejador tipo spray.

Por fim, temos também alguns modelos de torneira com timer que normalmente já possuem arejador instalado, esses modelos são essenciais em locais públicos e são úteis em uso doméstico, seu mecanismo de autofechamento possui a função de não deixar que ocorra vazamentos por um mal fechamento. São eficazes quando instalados em áreas de lazer, como em churrasqueiras ou piscinas domésticas, já que é uma região utilizada ocasionalmente e um mal fechamento da torneira pode ocasionar um longo período de vazamento.

Figura 4 – Torneira com timer.

 

Referências:

https://www.fazforte.com.br/blog/equipamento-permite-economizar-ate-80-dos-gastos-com-agua/

https://accion.com.br/economize-agua-sem-abrir-mao-do-conforto

https://www.facebook.com/canalblukit/videos/arejador-completo-tipo-spray-para-torneiras/437701023846126/?locale=pt_BR