Certificações: Selo Casa Azul – desafios das construções sustentáveis

Entenda o que é o Selo Casa Azul da Caixa e os benefícios de conseguir esta certificação.

selo_azul_caixa

A sustentabilidade na construção civil tem se fortalecido a cada ano devido, dentre outras fatores, a pressão exercida sobre o setor, visto que ele é uma das atividades econômicas com maior consumo de materiais, água e energia. Esta preocupação tem deixado de ser apenas um detalhe e tem sido incorporada dentro dos projetos como um todo. Por exemplo, práticas que promovam a eficiência energética na construção civil ou a gestão correta de resíduos já são uma preocupação do mercado e uma realidade para as empresas do setor.

Fora as pressões relacionadas com práticas mais sustentáveis, há também exigências em relação a redução dos custos que, muitas vezes, são conseguidas através de estratégias mais ambientais.

Assim, a construção civil tem avançado em práticas de sustentabilidade, desde o projeto, passando pela execução e o pós-venda. E com o intuito de incentivar e padronizar tais práticas, tem surgido inúmeros selos de sustentabilidade. No post de hoje vamos falar sobre o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal criado em 2010.

 

Entendendo o Selo Casa Azul

Esse Selo é um instrumento de classificação socioambiental destinado a propostas de empreendimentos habitacionais (financiados pela Caixa) que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.  A adesão é voluntária e seu grande objetivo é a melhoria da qualidade das construções, com atenção ao uso responsável de recursos naturais. Com a avaliação dos 53 (cinquenta e três critérios), a construção recebe uma das seguintes classificações:

  • Bronze: 19 critérios obrigatórios foram atendidos.
  • Prata: 25 critérios foram atendidos (19 obrigatórios + 6 livres).
  • Ouro: 31 critérios foram atendidos (19 obrigatórios + 12 livres).

 

Principais critérios avaliados

Os critérios analisados são divididos em 6 (seis) categorias:

  • Qualidade urbana: 5 itens
  • Projeto e conforto: 11 itens
  • Eficiência energética: 8 itens
  • Conservação de recursos materiais: 10 itens
  • Gestão da água: 8 itens
  • Práticas sociais: 11 itens

Ou seja, percebe-se que o empreendimento que recebe o Selo Casa Azul precisou levar em consideração inúmeros fatores, desde questões mais técnicas até questões sociais para conseguir conquistar o selo, demostrando a abrangência e a diversidade desta certificação.

 

É importante ter o Selo Casa Azul?

O Selo Casa Azul é voluntário e gratuito. Além disso, é importante destacar que grande parte dos critérios geram custos relativamente baixos para serem implementados.  Mesmo os critérios que exigem maiores gastos iniciais podem ser muito vantajosos, pois garantem, por exemplo, eficiência na edificação e acabam sendo financeiramente viáveis. Por exemplo, o Selo Casa Azul pode ser conquistado, também, por construções de edifícios populares.

Porém, há inúmeras outras vantagens em obter o selo. Uma delas é poder utilizar o selo nas peças publicitárias do empreendimento, fortalecendo o negócio. Além disso, com as novas exigências do próprio mercado, demonstrar uma postura proativa em relação às preocupações ambientais e sociais certamente trazem diferenciais. Destacamos a seguir outros benefícios para alguns stakeholders:

  • Empresa construtora: desconto nas taxas de juros de financiamento da produção do empreendimento, além de agregar reputação sustentável à construtora.
  • Cliente (adquirente): desconto nas taxas de juros de financiamento do imóvel para o adquirente, aquisição de imóvel diferenciado com redução do custo de manutenção geral dos edifícios, além das despesas mensais (como, por exemplo, água, luz, dentre outras).
  • Sociedade como um todo: empreendimentos habitacionais que priorizam o uso racional de recursos naturais na construção, além da promoção do desenvolvimento social e da integração positiva à área de intervenção.

 

De maneira resumida, a conquista do Selo Casa Azul traz uma maior segurança de que o empreendimento tem uma construção com mais qualidade.

 

Quer saber mais sobre práticas sustentáveis na construção civil? Assine o nosso newsletter e acompanhe nossas dicas e posts sobre o mundo da construção civil e sustentabilidade.

Sobre nós: A Trisul tem mais de 30 anos de experiência e mais de 200 empreendimentos entregues, sempre atuando de maneira integrada ao ambiente e aderente às normas mais exigentes, tanto nacionais quanto internacionais.

 

 

Conteúdo: VIBCOM