Revestimento Fotovoltaico colorido para fachada

Data de publicação : 04/09/2020

Vidro solar colorido possibilita geração de energia fotovoltaica e agrega beleza às fachadas das edificações

(Imagem: SwissInso)

Imagine um edifício com uma bela fachada de vidros, de variadas cores, que está gerando energia sem que se consiga perceber onde estão as placas fotovoltaicas. É exatamente isso que essa tecnologia, chamada de Kromatix, proporciona aos projetos arquitetônicos.

O Kromatix consiste em uma placa de placa de vidro opaco para painéis solares que confere ao módulo uma cor uniforme, ocultando os componentes solares enquanto mantém uma alta geração de energia.

(imagem: Divulgação SwissInso)

Desenvolvido pela empresa suíça SwissInso, o Kromatix é um tipo de vidro colorido para aplicações em painéis fotovoltaicos e térmicos, que possui um revestimento multicamadas depositados na superfície interna do vidro, através de processos nanotecnológicos altamente eficientes e ecológicos. Seus materiais constitutivos são caracterizados exclusivamente por alta transmitância solar, absorção mínima e alta durabilidade.

Não são usados ​​pigmentos ou corantes para que a cor não desapareça com o passar do tempo ou devido à exposição ao sol. A aparência colorida resulta da reflexão de uma estreita faixa espectral na parte visível do espectro solar. O resto da radiação solar é transmitida ao painel solar para ser convertida em energia. As pilhas de revestimento colorido são otimizadas para oferecer o melhor compromisso entre a intensidade da cor e a eficiência do painel solar.

Projetos pelo mundo

(Imagem: CF Moller)

O novo edifício da Copenhagen International School (CIS), projetado pelo escritório dinamarquês CF Møller é coberto por aproximadamente 12.000 painéis solares (6.048 m²) usando o vidro solar azul esverdeado Kromatix, integrando o edifício e o oceano circundante. É uma das maiores usinas de energia solar integradas a edifícios do mundo.

(Imagem: VURB Architects)

O residencial Amsterdam Minervahaven oferece acomodação estudantil sustentável. O empreendimento tem fachada de aproximadamente 3.000 m². Projetado pelo escritório de arquitetura holandês VURB Architects, utiliza vidro solar de cor cinza claro Kromatix, que oculta a estrutura interna do painel solar enquanto gera uma potência de 400 KW.

Utilização pode ser promissora no mercado brasileiro

O vidro Kromatix já se encontra devidamente homologado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ao Selo A Procel de eficiência energética, o que permite que o produto seja utilizado no país para funcionamento na modalidade ongrid, injetando o excedente de energia produzido na rede da concessionária local.

De acordo com Rogério Duarte, representante da SwissInso para a América do Sul, Central e Caribe, “o mercado de construção civil no Brasil está cada vez mais propenso a utilização de novas tecnologias que substituem revestimentos passivos na fachada, por materiais ativos. O Kromatix, além de permitir o retorno do investimento, possibilita a integração arquitetônica da edificação”. Atualmente o vidro é fabricado na Suiça e em Dubai e distribuído em todas as partes do mundo.

“Algumas obras que irão utilizar o produto estão iniciando a prospecção e avaliação dos investimentos. Além de Vitoria, Santos e Curitiba, há projetos avançados também em Alagoas, Paraíba, São Paulo e Recife”, revela o representante da SwissInso no Brasil.

Ainda de acordo com Duarte, a solução une revestimento estético a geração de energia de alta eficiência, com payback entre 6 a 9 anos, dependendo da localização geográfica, custo do kw/h e do desconto do material passivo que seria utilizado.

Quer continuar atualizado sobre as inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul.

Conteúdo VIBCOM