Faculdades de Arquitetura e Urbanismo devem preparar para uma visão completa e crítica

Data de publicação : 06/07/2020

Conheça um pouco mais sobre os cursos mais importantes de Arquitetura e Urbanismo no Brasil para ajudá-los a escolher a melhor trajetória acadêmica.

 arte, balcão, caligrafia

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul


A formação acadêmica em Arquitetura atrai, todos os anos, milhares de jovens, pois ela converge habilidades artísticas com as disciplinas da área de Exatas. Assim, a grade curricular do curso é extremamente diversificada, com disciplinas de Ciências Humanas e Ciências Exatas, tais como Antropologia, História da Arquitetura, Desenho Arquitetônico, Cálculo, dentre outros. 

 

No Brasil, a profissão de arquiteto é regulamentada desde 1933 através da criação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Atualmente, a profissão de arquiteto é regulada pela Lei Nº 12.378/2010, que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além das resoluções do CAU/BR (Fonte: CAU, 2016). Está curioso? Então, vamos conhecer mais sobre essa formação profissional e as principais Faculdades de Arquitetura e Urbanismo. 

 

Conhecendo o curso de Arquitetura

O bacharel em Arquitetura e Urbanismo se dá pelo curso com duração de 5 anos. A profissão de Arquiteto e Urbanista é regulamentada e, para exercê-la, é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), assim como obter o Registro Profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde atua (Fonte: CAU/AP, 2018).

 

Atualmente, o Brasil conta com 184.848 profissionais ativos de Arquitetura e Urbanismo, sendo que 97.048 deles estão localizados no sudeste do país. Além disso, são 721 instituições de ensino superior existentes no Brasil (Fonte: CAU, 2020).

 

Atuação profissional

Uma outra dúvida muito comum para os futuros estudantes de Arquitetura e Urbanismo é acerca da sua atuação profissional. O arquiteto é o responsável por organizar os espaços (tanto externos quanto internos), levando em consideração questões relacionadas com a estética, conforto, assim como a funcionalidade.

 

Algumas atribuições exclusivas dos arquitetos e urbanistas (CAU, 2016):

  • projeto arquitetônico de edificação ou de reforma de edificação; 
  • coordenação e compatibilização de projeto arquitetônico com projetos complementares; relatório técnico de Arquitetura referente a memorial descritivo, caderno de especificações e de encargos e avaliação pós-ocupação; 
  • desempenho de cargo ou função técnica concernente à elaboração ou análise de projeto arquitetônico; 
  • projeto urbanístico; 
  • projeto de parcelamento do solo mediante loteamento. 

 

Além disso, algumas áreas de atuação profissional:

  • Arquitetura de Interiores;
  • Arquitetura Industrial;
  • Edificação e Construção;
  • Luminotécnica;
  • Urbanismo.

 

Sustentabilidade deve ser intrínseca na formação de Arquitetura

A sustentabilidade é um ponto importante no decorrer do conteúdo programático de Arquitetura e Urbanismo. Hoje, é inevitável falar sobre o projeto arquitetônico de uma edificação ou o planejamento urbano de uma cidade sem mensurar os impactos ambientais e formas de minimizar estes danos. Desta forma, os alunos já lidam com estes pensamentos desde o início da formação. 

Esta formação mais preocupada com a sustentabilidade é importante para mudar o paradigma do mercado profissional e trazer avanços quanto ao desenvolvimento sustentável. Em muitos casos, alunos de Arquitetura e Urbanismo vão trabalhar em órgãos públicos, atuando com o planejamento urbano de cidades brasileiras. Por isso, é fundamental que eles estejam cientes destas questões ambientais e sociais, que criam uma concepção de um mundo mais sustentável. 

A construção civil é um campo de trabalho e de produção altamente impactante para o meio ambiente, em muitos casos, até mesmo, por negligência por parte dos profissionais atuantes no mercado. Por menor que seja a intervenção, qualquer projeto arquitetônico se relaciona com o entorno imediato, recursos naturais, planejamento urbano, uso de mão de obra, gestão de resíduos, etc.

Ambiental, social, financeiro… o foco depende muito das disciplinas que são abordadas no momento. Se o assunto é edifício inteligente, por exemplo, questões como eficiência energética e automação predial são trabalhadas para melhorar a operação e gestão do projeto; bem como se a disciplina visa mais o planejamento urbano, assuntos como mobilidade, saneamento básico, entre outros, são abordados.

 

Melhores Faculdades e Universidades de Arquitetura

Há várias listas e ranqueamento de cursos superiores. Aqui, vamos trazer os mais importantes no Brasil.

 

Conceito Preliminar de Cursos (CPC) – Ministério da Educação

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador do Ministério da Educação (MEC). O seu objetivo é avaliar a qualidade dos cursos de graduação e seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade. Ele se baseia nos seguintes critérios:

  • avaliação de desempenho dos respectivos estudantes;
  • valor agregado pelo processo formativo;
  • insumos referentes às condições de oferta como, por exemplo, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. 

 

Em relação aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, a última publicação do CPC foi em 2017 e as 10 (dez) melhores ranqueadas foram:

  • Centro Universitário FACVEST (Lages – Santa Catarina); 
  • Centro Universitário FBV Wyden (Recife – Pernambuco);
  • Universidade Estadual de Maringá (Maringá – Paraná);
  • Centro Universitário da Grande Dourados (Dourados – Mato Grosso do Sul);
  • Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha – Minas Gerais);
  • Centro Universitário de Guararapes (Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco);
  • Centro Universitário Católico de Vitória (Vitória – Espírito Santo);
  • Universidade de Tuiuti do Paraná (Curitiba – Paraná);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal – Rio Grande do Norte);
  • Universidade Federal de Viçosa (Viçosa – Minas Gerais).

 

É importante lembrar que a Universidade de São Paulo (USP), por decisão interna, não participou do Enade em 2017. Logo, não aparece neste ranqueamento. 

 

Ranqueamento da Folha de São Paulo

Um outro ranqueamento que tem muita credibilidade é o publicado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo: o Ranking Universitário Folha  (RUF 2019). Ele elege as melhores faculdades e cursos do país e esse ranqueamento utiliza como critérios: ensino e mercado. Assim, os dez melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo estão localizados nas seguintes Universidades:

 

E agora, por onde começar?

Para se tornar um arquiteto de sucesso, além da graduação em universidades ou faculdades com excelentes cursos de Arquitetura e Urbanismo, é necessário que o estudante e futuro profissional se mantenha em constante atualização, seja através de cursos, capacitações, aprendendo a utilizar novas ferramentas, dentre outros. Para se ter uma ideia desta constante atualização, vale a pena ler a entrevista com o arquiteto chileno Cristián Pérez-Navarro, pioneiro no uso da madeira massiva no Chile e, atualmente, Diretor Executivo da Global-Nomad.org. Nesta entrevista, ele traça algumas perspectivas para a construção civil e a arquitetura para o pós-pandemia, ou seja, o “novo normal”, além de falar um pouco sobre a biofilia

 

Se você quer continuar atualizado sobre as novidades na área de arquitetura, construção civil e sustentabilidade, acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul. 



Conteúdo VIBCOM