Edificações em madeira e o uso da madeira em estruturas na construção civil

Data de publicação : 06/08/2020

Conheça sobre o uso da madeira nas edificações e seu uso nas estruturas: características, vantagens e perspectivas.

(legenda: Edifício International House, em Sydney, Austrália)

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

O setor da construção civil investe em pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias, assim como o avanço das inovações. Tais inovações objetivam, muitas vezes, a economicidade, o bem-estar, a agilidade, a sustentabilidade, dentre outros. Nos últimos anos têm-se intensificado o uso da madeira como estrutura para edificações, principalmente na estrutura. Apesar desta solução ser usada há muitos séculos, nos últimos anos seu uso tem ganhado mais adeptos, assim como novas combinações, aplicabilidades e materiais. 

 

Estruturas para a construção civil

Basicamente, há 3 (três) estruturas diferentes que são usadas na construção civil.

 

Estrutura metálica

Esse tipo de estrutura utiliza menos recursos, tais como matéria-prima, mão de obra e água. Além disso, também é caracterizada pelo baixo índice de desperdício. Assim, é uma estrutura sustentável e econômica. A estrutura metálica pode ser utilizada em:

  • Construções residenciais; 
  • Empreendimentos comerciais;
  • Construções industriais;
  • Grandes empreendimentos;
  • Hospitais;
  • Pavilhões esportivos e para eventos.

 

Estrutura em concreto armado

Esse tipo de estrutura é caracterizado pela combinação do concreto com barras de aço e é muito comum na construção civil. Dentre suas principais características:

  • Durabilidade;
  • Flexibilidade de uso;
  • Uma estrutura que demanda uma maior quantidade de recursos, como água;
  • Maior tempo para finalização do empreendimento.

 

Estrutura em madeira

É um dos materiais mais antigos e pode ser usada nos mais diversos tipos de construção. A madeira tem como uma das características sua alta relação resistência mecânica x peso, além de proporcionar um maior conforto térmico e acústico. 

 

Para termos uma ideia da dimensão do uso da madeira na construção, a Embrapa (2019) revelou que o Brasil tem 5,4 milhões de hectares com algum tipo de certificação florestal, o que representa 69% de florestas. Já em relação aos produtos derivados destas florestas, a construção civil responde por 70% do uso geral, seguida pelo setor de móveis que consome, aproximadamente, 20%; e, por fim, de embalagens industriais, com 10%. 

 

É importante destacar que madeira legalizada e madeira certificada não são a mesma coisa. Madeira legal é a madeira de espécie nativa retirada da floresta com autorização do Ibama ou de um órgão ambiental estadual. Já a madeira certificada é aquela que tem certificações. Ou seja, é um processo voluntário que atesta que a madeira foi retirada da floresta atendendo a vários critérios ambientais e sociais. No Brasil, há dois sistemas de certificação, regulados pelo Inmetro: por meio do programa Cerflor, e pelo FSC Brasil (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal).

 

Principais vantagens das edificações em madeira
Os benefícios proporcionados pelas edificações em madeira são diversos. Destacamos alguns aqui. 

 
Diminuição de resíduos gerados

As edificações em madeira, no geral, têm um grau menor de desperdícios, o que gera uma maior sustentabilidade para a construção.

 
Resistência

Apesar de aparentar fragilidade, a madeira tem alta resistência mecânica e de compressão em relação ao concreto e é bastante estável.


Material isolante

Como visto anteriormente, a madeira é um excelente isolante térmico e acústico, implicando menos gastos no empreendimento como um todo.  

 

 

Perspectivas do uso da madeira na construção

 

Muitas empresas estão desenvolvendo pesquisas e projetos com o uso da madeira na construção, como sendo uma alternativa mais sustentável e visualmente agradável, como a madeira laminada cruzada, ou cross laminated timber (CLT), que já foi usada inclusive para erguer edifícios arranha-céu.

 

O processo de elaboração da madeira CLT é conceitualmente simples: as camadas de lâminas de madeira (geralmente de pinus ou eucaliptos) são sobrepostas em direções alternadas, o que garante maior rigidez à estrutura, depois coladas e prensadas, originando uma estrutura maciça que pode ser usada como vigas ou pilares. 

 

(legenda: perspectiva Edifício Proto-Model X, Toronto, Canadá)

 

O Sidewalk Labs é uma organização de inovação para soluções urbanas. Seu objetivo é melhorar a infraestrutura urbana por meio de soluções tecnológicas e abordar questões como custo de vida, transporte eficiente e uso de energia. Ela apresentou, no início de 2020, um protótipo de edifício com 35 andares, sendo sua estrutura em madeira. Esse protótipo se chama de Proto-Model X (PMX) e será erguido em Toronto (Canadá).

 

Uma das suas características é que o edifício PMX é 2,5 vezes mais leve que o concreto, mas apresenta uma resistência muito parecida. Além disso, uma grande inovação do sistema PMX é que as partes que compõem o edifício podem ser fabricadas em série, o que agiliza o processo construtivo, otimiza gastos e reduz desperdícios e resíduos. 

 

Certamente a construção civil continuará avançando no uso da madeira na estrutura das edificações e empreendimentos. Quer continuar atualizado sobre sustentabilidade, inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul. 

 

 

Conteúdo VIBCOM