Série Formação Profissional: MBAs em Engenharia e Arquitetura

Data de publicação : 04/09/2020

Separamos aqui diversas sugestões de pós-graduações e MBAs interessantes para Engenheiros e Arquitetos manterem-se atualizados e competitivos no mercado.

(foto by pexels.com)

Os profissionais de engenharia e de arquitetura precisam se manter em constante aperfeiçoamento, seja através de cursos, capacitações, assim como especializações e pós-graduações lato sensu e strictu sensu. Mas você sabe as diferenças entre essas pós-graduações? O Ministério da Educação pontua que as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration) e têm duração mínima de 360 horas. Já as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. E para contextualizar os principais MBAs, o post de hoje da Série Formação Profissional é sobre os MBAs em Engenharia e Arquitetura. Vamos lá?

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é muito conceituada, não só no Brasil como internacionalmente, tanto na área de Negócios, Gestão e Economia. Dentre os MBAs interessantes que oferece e com aderência para Engenheiros e Arquitetos ampliar sua atuação profissional, têm-se:

Gerenciamento de Projetos

O MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV tem como objetivo levar o profissional a gerenciar projetos com competência e qualidade para o sucesso de qualquer empreendimento. Durante o curso, o estudante estudará os seguintes módulos:

• Análise de Viabilidade de Projetos
  • Economia Empresarial
  • Ética e Sustentabilidade
  • Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento de Aquisições em Projetos
  • Gerenciamento do Cronograma e dos Custos
  • Gestão Estratégica
  • Gerenciamento do Escopo e da Qualidade
  • Gerenciamento da Integração em Projetos
  • Gerenciamento de Mudanças e Stakeholders
  • Gerenciamento de Portfólio e PMO
  • Gerenciamento de Riscos em Projetos
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Liderança e Motivação
  • Métodos Ágeis
  • Negociação e Administração de Conflitos
  • Práticas Ágeis
  • Tendências no Gerenciamento de Projetos

Instituto Mauá de Tecnologia
A Mauá oferece cursos de especialização, em designação de MBA (360 horas) em diversas áreas de engenharias e gestão, dos quais destacamos dois deles.

Gerenciamento de Obras de Construção Civil
Destinado aos profissionais da engenharia civil, o curso traz uma simulação dos problemas reais que ocorrem efetivamente no gerenciamento de empreendimentos de construção civil no canteiro de obras, oferecendo ao participante a possibilidade de aplicar as principais ferramentas e técnicas no seu dia a dia de forma progressiva e sistêmica.

MBA em Gerenciamento de Projetos
É crescente a demanda por profissionais especializados em gerenciamento de projetos para atuar nas mais diversas áreas do ambiente empresarial. Hoje o gerenciamento profissional de projetos é reconhecido como uma fonte de vantagem competitiva. Por isso, a procura de profissionais graduados que desejam adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos fundamentais em gerenciamento de projetos.

Insper
A Insper é uma instituição de ensino superior e de pesquisa com diversas opções de pós graduação. Dentre elas, o MBA Executivo pode ser interessante para alguns engenheiros e arquitetos que buscam uma visão mais executiva.

MBA Executivo
O MBA Executivo da Insper foi desenvolvido para profissionais com, pelo menos, experiência de pelo menos 5 anos. Assim, o MBA Executivo prepara o profissional para dirigir negócios ou empreendimentos, gerenciando e alocando recursos de maneira eficaz e eficiente, pensando a organização de forma estratégica, holística e sustentável.

Universidade de São Paulo (USP)

Através da Poli-Integra, programa de Cursos de Extensão da Escola Politécnica, que visa a formação de pessoas capacitadas para o desempenho de suas atividades profissionais na área da engenharia, a Universidade de São Paulo oferece uma grande diversidade de cursos de pós-graduação para Engenheiros e Arquitetos. Dentre eles, destacamos aqui:

Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios
O curso PÓS-TGP, em carga horária de MBA, prepara os profissionais que atuam na área de construção de edifícios para a implantação de tecnologias voltadas ao planejamento, organização e produção de edifícios. Os participantes são estimulados a aprimorar a habilidade de pensar previamente a produção da obra e desenvolver o projeto do processo de produção como um todo. O curso capacita os profissionais para atender às necessidades atuais do setor da construção civil, aquecido nos últimos anos.

Gerenciamento de Facilidades – MBA/USP
Facilidades é o conjunto de atividades necessárias para dar o suporte necessário à complexidade das exigências de uma edificação. O ambiente construído (edifícios comerciais, hospitais, shoppings centers, universidades, indústrias e outros) requer cada vez mais a melhoria da eficiência dos recursos e da efetividade dos objetos e serviços, entendidos com fatores de produção. Isto requer que a função de Gerenciamento de Facilidades seja exercida por profissionais competentes, especialmente formados para este fim.

Real Estate - Economia Setorial e Mercados – MBA/USP
O mercado de Real Estate brasileiro demanda profissionais cada vez mais qualificados, e este MBA capacita e atualiza profissionais para atuar nesse segmento, oferecendo-lhes uma visão clara das complexidades do setor, de suas deficiências estruturais e das características dos riscos dos negócios, seus meios de mitigação e procedimentos avançados de planejamento e análise para suporte à decisão.

Em um mercado focado cada vez mais em atualização e inovações, é necessário que os engenheiros e arquitetos mantenham-se, sempre,  em busca de novos cursos. Quer continuar atualizado sobre as inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul.

Conteúdo VIBCOM