Perfis metálicos nas fundações: contenção e cravação profunda

Data de publicação : 07/12/2020

Entenda como é utilizado o perfil metálico nas fundações, suas principais características e vantagens em relação a outras soluções construtivas

Fundação em estaca metálica. Imagem: escolaengenharia.com.br

Com a crescente demanda de empreendimentos e obras de médio e grande porte, o Brasil tem evoluído em soluções construtivas. Uma dessas tecnologias que, apesar de já ser utilizada largamente em diversos países, só nos últimos anos ficou mais comum aqui no Brasil, são as estruturas metálicas. Tradicionalmente, a construção civil brasileira é mais adepta às estruturas de concreto armado. Porém, as soluções de estruturas metálicas proporcionam maior área útil, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, alívio de carga nas fundações e liberdade arquitetônica (Fonte: Centro Brasileiro da Construção em Aço). Além disso, como são produzidas em aço, proporciona leveza e resistência. E para conhecer e entender um pouco mais sobre esse conceito, neste post vamos falar exatamente sobre essa solução construtiva: perfil metálico nas fundações. Vamos lá, então!

Perfis metálicos nas fundações: principais conceitos

Amplamente difundido e empregado em obras da construção civil, o perfil metálico na fundação é uma alternativa econômica para diversas situações, podendo ser utilizada para variadas etapas de uma obra.

O perfil metálico nas fundações caracteriza-se pela maior capacidade de carga e com capacidade de cravação em profundidades que dificilmente seriam atingidas por outros tipos de estacas comuns, garantindo que em parte das situações seja possível a utilização da capacidade total estrutural do equipamento. Além disso, apresenta:

• Alta facilidade no manuseio e armazenamento;

• Baixo valor de peso e de volume;

• Possibilidade de reaproveitamento e facilidade de emenda;

• Pequeno deslocamento no solo, ou seja, a agitação no momento de cravação é muito discreta.

Principais vantagens apresentadas pelo perfil metálico nas fundações

O perfil metálico nas fundações pode ser utilizado em uma grande diversidade de projetos. Porém, em se tratando de solo residual, ele apresenta um ótimo desempenho. De que forma? Os outros tipos de estacas como, por exemplo, as estacas pré-moldadas podem gerar diversas perdas, tanto por sobras quanto por quebras, sem atingir o limite necessário.

Uma outra situação na qual o perfil metálico apresenta excelente desempenho em detrimento às outras alternativas é quando há a necessidade de transpassar horizontes de argila dura ou de pedregulho.

E a contenção vertical com painéis estruturados por perfis de aço?

Essa técnica tradicional é realizada com a cravação de perfis estruturais de aço junto às divisas do terreno. Ela é utilizada em obras de edificações e de infraestrutura. Sua principal vantagem é a racionalização de recursos.

Contenção com vigas metálicas. Imagem: PP Paineis.

Devido a sua versatilidade, a contenção vertical com painéis estruturados por perfis de aço pode compor dois métodos construtivos:

• No primeiro, mais comum em obras de edificações com subsolos para garagens, os perfis formam cortinas de contenção mistas, estruturando painéis de concreto armado.

• No segundo, utilizado em obras de infraestrutura viária, tem-se o de estacas-prancha de aço cravadas no solo por bate-estaca, justapostas e intertravadas.

Principais documentos necessários para início da cravação de perfis metálicos

• Projeto de Sondagem;

• Projeto de Fundação (Fundações) / Perfil;

• Projeto de Estrutura – Locação de eixos e Coordenadas e cargas;

• Laudo de Inspeção dos Vizinhos.

E para saber mais, tem um outro post que, certamente, vai te interessar: O passo a passo da cravação de perfis metálicos na construção civil.

Que tal continuar se informando? Para você continuar se atualizando sobre as inovações e tendências para a construção civil basta acompanhar sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul.