Indispensável na formulação de tintas, a escolha da resina correta é a chave para um bom acabamento.

Data de publicação : 08/01/2024

Desde a década de 50, a resina é protagonista quando o assunto é o resultado final de superfícies internas e externas.

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Você sabe quais tipos de resina existem? Seja PVA, acrílica estirenada, vinil acrílica, acrílica pura, entre outras, na verdade há uma série de produtos disponíveis e a questão é, obviamente, qual deles se deve usar. Mais que isso, é preciso se entender a importância que as resinas têm.

Parte não-volátil, com função de ser formadora de filme - comumente chamado também de veículo –, a resina atribui aos acabamentos um maior número de características e propriedades como brilho, dureza, flexibilidade, adesão, resistência mecânica e química, e sem a sua presença todos os demais componentes das tintas não teriam aderência ao substrato.

Quando se trata de resina acrílica, que tiveram suas primeiras emulsões puras desenvolvidas em meados dos anos 50, esse tende a ser um dos materiais mais populares. Substância plástica termoplástica ou termofixa, é um material polimérico (em solução, dispersão ou sólido), que em geral apresenta boa resistência química e fotoquímica, sendo comumente usadas em muitas aplicações diferentes, desde revestimentos industriais à base de solvente e à base de água até revestimentos arquitetônicos. As resinas acrílicas puras se destacam pela resistência química, abrasão e intempéries, além de conferir boa retenção de brilho, baixa resistência à tração e baixa absorção de água.

Já a opção pelo estireno deve passar por uma avaliação criteriosa de custo-benefício, visto que apesar do material diminuir o custo final do produto, proporcionar à resina mais brilho e uma maior resistência a lavagens, carrega o efeito deletério de diminuir a resistência de resinas acrílicas à radiação UV. Copolímero com excelente resistência ao calor, com excelente resistência à alcalinidade, maresia, intempéries e ao mofo, o estireno tem entre suas propriedades a dureza, significativa resistência química, baixo custo, resistência ao álcali, baixa estabilidade à luz, alta resistência à tração e baixa absorção de água. É indicado para superfícies externas e internas, sendo excelente alternativa para compostos com alto teor de carga mineral.

A Sto Brasil, líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico para fachadas, sistemas e produtos para revestir paredes de alvenaria e de concreto e uma ampla linha de produtos complementares, conta com texturas de alto desempenho desenvolvidos com resina 100% acrílica ou estirenada. Conheça algumas dessas opções:

StoColor Lotusan: tinta com nanotecnlogia, resistente à retenção de sujeira, que utiliza a água da chuva para autolimpeza da fachada. Pode ser aplicada em áreas internas ou externas, é lavável e está disponível em diversas cores, podendo ser aplicado sobre superfícies lisas ou com levemente texturizadas.

StoColor Dryonic: revestimento de base acrílica com microtextura projetada para secar as fachadas rapidamente após a formação de chuva, neblina e orvalho. Com tecnologia desenvolvida pela Sto, reduz significativamente os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos, protegendo a fachada contra o desbotamento e reduzindo o custo com manutenção.

StoColor Acryl Plus: tinta super premium de alto rendimento e cobertura que protege das intempéries, como chuva, vento, raios UV e umidade de regiões litorâneas, além do resguardo de contaminações ambientais. Disponível em uma variedade de cores neutras e fortes, que com apenas uma demão já confere ótimos resultados.

StoColor Metallic: é um revestimento à base de água que incorpora mica, partículas metálicas e pigmentos especiais para criar uma verdadeira aparência metálica sobre superfícies lisas ou com acabamentos texturizados.

Essas são algumas das soluções Sto Brasil, que combinadas com primers e seladores da marca, garantem um resultado acima do esperado e com garantia de quem entrega excelência técnica há mais de um século.

 FONTE: Sto Brasil | Especialista em revestimentos e acabamentos de fachadas com isolamento térmico