Impressora 3D na construção civil: conheça essa tecnologia e sua aplicabilidade

Veja como a tecnologia da impressão 3D funciona, suas principais vantagens e aplicabilidades, além de exemplos de seu uso na construção civil.

 

(legenda: impressora Vulcan II, Icon, USA)

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

O uso da tecnologia 3D tem se ampliado a cada ano. E, no setor da construção civil, o uso da impressora 3D tem conquistado diversos adeptos, com os mais diversos objetivos. Por isso, no post de hoje vamos explicar um pouco mais sobre esta tecnologia e sua utilização na construção civil. Vamos lá?

 

Impressora 3D: o que é?

A tecnologia da impressora 3D consiste em um equipamento que “imprime” determinado objeto em três dimensões (altura, largura e comprimento) que é construído em várias camadas. Com isso, no final, acaba se formando o objeto estipulado. 

(capa do vídeo - inserir)

 

A tecnologia da impressão 3D também é conhecida com outros dois nomes: manufatura aditiva ou fabricação aditiva. Esses nomes advêm da capacidade desta tecnologia de produzir em grande escala, pois com o mesmo arquivo digital é possível “imprimir” infinitamente. 

 

Usabilidade da tecnologia da impressão 3D na construção civil

 

Essa tecnologia apresenta uma grande diversidade de usabilidades, desde a criação de protótipos até a “impressão” de prédios inteiros. A ampliação do uso da impressão 3D na construção trará inúmeras vantagens, tais como:

 

Lean Construction

A utilização da tecnologia de impressão 3D irá simplificar grande parte do processo, pois com a expansão do uso será possível imprimir, em larga escala, casas inteiras em um tempo mais reduzido.

 

Diminuição do desperdício

Uma outra importante vantagem da impressão 3D é a diminuição dos desperdícios (gera uma menor quantidade de resíduos), ou seja, o seu uso promove uma construção mais sustentável. 

 

Redução dos custos

Uma das grandes vantagens da tecnologia de impressão 3D é sua economicidade: a construção torna-se, além de mais rápida, também mais econômica, gerando inúmeras aplicabilidades de uso. Essa tecnologia utiliza uma menor quantidade de matéria-prima e, também, uma menor necessidade de mão de obra. 

 

A utilização da tecnologia de impressão 3D no mundo e no Brasil

(legenda: impressora Vulcan II, Icon, USA)

 

Apesar da utilização da impressora 3D na construção civil estar ainda incipiente, a expectativa é que seu uso seja ampliado, pois há inúmeras potencialidades. Vamos ver suas principais aplicações nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil.

 

Estados Unidos

A startup americana Icon desenvolveu a tecnologia de impressoras 3D para a construção de casas a baixo custo. Em 2018, eles fizeram uma impressão 3D de uma residência em Austin (Texas). No início deste ano, a empresa entregou outras residências com a mesma tecnologia para sem-teto.  

(Casas para sem-tetos feita com impressão 3D, Austin, Texas, USA)

 

Alemanha

Na Alemanha, desde 2014 foi fundada a All3DP. Essa empresa tem investido na tecnologia da impressão 3D de concreto (concrete 3D printing). Essa tecnologia oferece uma forma rápida e eficiente para a construção de casas. 

 

Brasil

No Brasil, sua utilização na construção civil ainda se encontra mais limitada e é utilizada para a prototipagem, ou seja, para a criação de maquetes. Este uso está interligado ao uso do conceito BIM (Building Information Modeling) que utiliza modelos 3D. 

 

Mas qual é a vantagem de utilização de protótipos em escala reduzida? O seu benefício é, principalmente, durante a execução da obra que terá acesso a um modelo muito mais rico e semelhante à realidade. 

 

Percebe-se, entretanto que, apesar de todas as potencialidades da tecnologia de impressão 3D para a construção civil, é necessário ainda avançar no seu desenvolvimento durante os próximos anos. Porém, impressão 3D já não é futuro: é o presente. 

 

Quer continuar atualizado sobre as inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul. 

 

 

Conteúdo VIBCOM