Distribuição de Energia Elétrica para as Unidades Autônomas em Edifícios Residenciais e Comerciais

Data de publicação : 15/01/2024

Uma Comparação entre Barramentos Blindados e Cabos

A pergunta que sempre recebo ao menos uma vez por semana, ao longo dos últimos 25 anos é: Qual a diferença de preços entre um sistema de barramentos blindados (linhas elétricas pré-fabricadas) comparado com um sistema de cabos.

Uma pergunta sem resposta imediata e que depende de inúmeras variáveis. A resposta será sempre caso a caso. Não há como generalizar.

Não há uma fórmula para isso. Edifícios tem identidade própria de ocupação, espaços internos distintos,consumo e até distâncias diferentes do ponto de entrega de energia até o centro de medição, que alteram significativamente os custos da edificação e nesse caso, na comparação entre barramentos blindados e cabos.

O que se pode ter certeza é que quanto maior for o edifício e maior for o número de unidades autônomas, a vantagem para o barramento blindado aumenta substancialmente

Para que possamos fazer uma comparação, temos que verificar todas as variáveis, uma a uma para chegar à conclusão de qual sistema é melhorparaum empreendimento novo.

No sistema convencional de distribuição de energia por cabos, temos um centro de medição que normalmente fica em algum pavimento do subsolo do edifício. Lá são instaladas as caixas de medidores de energia e os circuitos são independentes para as unidades.

Já com barramentos blindados, o espaço do centro de medição fica reduzido, uma vez que as caixas de medidores ficam distribuídas nos pavimentos. O barramento blindado é um condutor único, coletivo e que distribuí a energia elétrica nos pavimentos.

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Vamos às comparações:

1) Alimentação elétrica das unidades

Ao se dimensionar os condutores de alimentação para as unidades autônomas, temos que considerar a carga máxima total, uma vez que aquela unidade em certos momentos do dia estará em pleno consumo, com todas as cargas em uso. No caso de barramentos blindados, as unidades autônomas poderão também estar em plena carga, porém isso não ocorre simultaneamente. Dessa forma poderemos dimensionar o barramento blindado pela corrente demandada de acordo com os fatores de utilização, ou seja, podemos dimensionar os barramentos blindados pela demanda média, em vez de demanda máxima individual. 

2) Distribuição de energia

Na aplicação de cabos, haverá um circuito exclusivo para cada unidade desde o centro de medição. Os barramentos blindados são condutores coletivos de energia e o circuito exclusivo das unidades somente será necessário após a proteção individual das caixas de medidores (MEC) no próprio pavimento. Trata-se de derivação natural e de conexão rápida.

3) Aproveitamento de 100 % do material

Por se tratar de um produto modular, toda matéria-prima utilizada será aproveitada na instalação de cabos elétricos, sempre haverá perdas, uma vez que os cabos são fornecidos em rolos.

4) Instalação:

Cabos são lançados individualmente. Há perdas envolvidas nesse procedimento. Cada unidade tem o seu circuito individual. Há casos em que temos mais de 1000 cabos percorrendo os shafts, nos andares inferiores. Na horizontal, são necessários leitos para os cabos que devem ser instalados em configurações que reduzam o efeito do campo magnético. Devem ser previstas também, proteções mecânicas para os condutores. Com barramentos blindados não há perdas de materiais e a instalação é mais simples, por trata-se de um condutor único. Os Barramentos Blindados são compostos por elementos modulares, que permitem a instalação em qualquer configuração, com maior rapidez e segurança, trazendo economia com a redução de mão de obra e simplificando o processo de instalação. Além disso, a grande maioria dos barramentos são fabricados com condutores de alumínio, que possuem um peso específico muito menor que o cobre, facilitando a instalação.

5) Queda de tensão e condutibilidade:

A queda de tensão e a condutibilidade são itens de extrema importância no dimensionamento dos condutores. Existem limites máximos admissíveis de queda de tensão para cada aplicação. Com relação a condutibilidade, existe o efeito pelicular. A corrente elétrica tende a se concentrar na região próxima à superfície do condutor, formando uma camada ou película condutora. Essa camada condutora tem uma resistência mais baixa em comparação com o interior do condutor, o que significa que a maior parte da corrente flui através dessa camada. Barramentos blindados possuem indutância menor, devido a sua configuração geométrica e, portanto, tem um rendimento melhor.

6) Espaços para os condutores nos subsolos e prumadas:

Barramentos Blindados ocupam menos espaço do que um leito para cabos equivalentes. Conforme informado acima, existem edifícios onde temos por volta de 300 a 400 circuitos de cabos percorrendo subsolos e prumadas.

7) Centro de Medição:

Quanto maior for o número de unidades em um edifício, maior deverá ser o centro de medição no caso de instalação por cabos, uma vez que os medidores de energia dos conjuntos deverão estar instalados lá. No caso dos barramentos blindados, não há aumento da área do centro de medição, pois os medidores encontram-se nos pavimentos. Essa pode ser uma enorme vantagem para sistemas de barramentos blindados. Vagas de garagem podem ser criadas com o centro de medição reduzido. Há casos em que o valor da venda dessas vagas adicionais suplanta o custo do sistema.

 

Importante ressaltar que o espaço das caixas medidoras no shaft é o mesmo espaço que seria utilizado apenas para o sistema de cabos, ou seja, temos uma economia de espaço no centro de medição para vagas de garagem e o espaço do shaft de elétrica utilizado é praticamente o mesmo.

8) Leitura do consumo

Com o sistema de cabos, é necessário que um funcionário da concessionária de energia faça a leitura individual das unidades no centro de medição. Com barramentos blindados temos a leitura centralizada, mais eficiente, com redução no tempo de leitura e com possibilidade de monitoramento de consumo. Essa leitura pode ser feita fora da propriedade, evitando-se o ingresso no condomínio de pessoas não cadastradas no sistema de segurança.

9) Padronização da instalação

Linhas elétricas pré-fabricadas são montadas com um acoplamento eletromecânico e através do invólucro metálico com conexões aparafusadas e blindadas, o que promove a eliminação de “gatos “elaborados em cabos elétricos para desvio ilegal de energia elétrica.

 

Dessa forma, ao se escolher entre esses dois sistemas para uma edificação, esses itens todos acima devem ser levados em consideração na formação do custo final, bem como determinar o benefício futuro para o empreendimento que cada um desses sistemas oferece.

FONTE: NOVEMP – Fabricante de barramentos, barramentos blindados, painéis elétricos e barra colada.