Data de publicação : 29/09/2022

Já imaginou desenvolver construções com um sistema de impressão 3D? Esse é o objetivo do projeto House Zero, idealizado pela empreiteira norte-americana ICON e pelo estúdio de arquitetura Lake Flato. O projeto ergueu a estrutura de uma casa localizada em Austin, nos Estados Unidos, apenas com tecnologia 3D, dispensando os métodos tradicionais da construção civil.

Casa localizada em Austin, nos Estados Unidos, com estrutura feita apenas com tecnologia 3D (Foto: Divulgação)

A moradia tem 186 metros quadrados, distribuídos em três quartos e dois banheiros. Segundo a construtora, o sistema de paredes da casa levou apenas duas semanas para ser impresso. O restante do acabamento foi feito por métodos tradicionais, ao longo de nove meses.

Para a construção da casa, a ICON usou seu próprio sistema de impressão 3D. As paredes foram impressas à base de um cimento chamado Lavacrete, que reduz a transferência de calor para dentro da moradia. O design interno buscou estimular o contato com a natureza, usando madeira natural e luz abundante.

Sistema de impressão 3D utilizado para construção (Foto: Divulgação )

“O objetivo do projeto era desenvolver uma casa que usasse exclusivamente a linguagem e o vernáculo da impressão 3D de uma maneira que outros meios e métodos de construção simplesmente não farão”, afirmou Meloide Yashar, diretora de design da construtora, ao site Builder.

Neste mês, a casa foi premiada como projeto do ano pela da Builder’s Choice 2022. “Ela [construção] combina muito bem com artesanato tradicional. É um excelente exemplo dessa mistura de uma tecnologia emergente com a tradição e, na verdade, eleva ambas no processo”, disse um jurado do prêmio.

Parte interna da casa (Foto: Divulgação )

Segundo Jason Ballard, CEO da ICON, a expectativa é que o projeto provoque arquitetos, desenvolvedores e construtores a utilizar novas oportunidades criadas pela impressão 3D. “A habitação do nosso futuro deve ser diferente da habitação que conhecemos. A construção robótica poderá nos fornecer as coisas que mais precisamos em relação as nossas habitações”, afirmou o executivo.

FONTE: Construtora usa impressão 3D para fazer estrutura de casa em apenas duas semanas - Pequenas Empresas Grandes Negócios | Tecnologia (globo.com)