A importância dos aditivos para concreto

O que são os aditivos para concreto, suas aplicabilidades, os diferentes tipos e as principais vantagens do seu uso

 

(Fonte: Pinterest)

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Neste post vamos entender como funcionam os aditivos para concreto, quais são suas principais aplicabilidades, seus benefícios e como o seu uso pode ser uma ação de sustentabilidade para a construção civil. Gostou? Vamos lá, então. 

 

Aditivos para concreto: como funcionam

Antes de explicar qual é a importância dos aditivos para concreto, é interessante fazer uma distinção entre cimento e concreto, pois muitas vezes há uma confusão entre estes dois produtos:

  • Cimento: é um composto químico seco e moído. Ao ser misturado com água, há uma reação lenta que forma um novo composto que, no caso, é sólido. 

  • Concreto: já o concreto é uma mistura formada por cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos. No caso, o cimento e a água formam um composto que une os agregados quando endurecidos. Inicialmente, o concreto apresenta-se em estado plástico. Assim, ele é extremamente flexível e pode ser moldado nas mais diversas formas e texturas, além de poder ser usado para muitas finalidades.

 

Desta forma, o aditivo químico é um produto adicionado e misturado ao concreto. No geral, em quantidades não superiores a 5% da massa de ligante total contida no concreto. O grande objetivo dos aditivos para concreto é modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endurecido.

 

Já em relação às normas e padrões, os aditivos para concreto devem seguir os requisitos da NBR 11768 que se referem aos aditivos químicos para concreto de cimento Portland. As normas da NBR 12655  sobre “Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento” também trazem informações importantes, pois são elas que regem os requisitos para preparo, composição química e o controle tecnológico do concreto fresco e solidificado. 

 

Objetivos dos aditivos para concreto

Dentre os principais objetivos dos aditivos, destacam-se:

  • Proporcionar o aumento de resistência;

  • Acelerar ou retardar o tempo de pega;

  • Gerar uma maior fluidez à mistura;

  • Aumentar a capacidade do concreto.

 

Principais aplicabilidades dos aditivos para concreto

Agora vamos ver quais são as diferentes aplicabilidades dos aditivos para concreto.

 

Redutores de água

Os aditivos redutores de água são utilizados para melhorar a trabalhabilidade do concreto reduzindo, desta forma, o consumo dos componentes do material.

 

Incorporadores de ar

Deixam o concreto mais coeso e homogêneo. Uma outra característica é que esse tipo de aditivo permite incorporar, durante o amassamento do concreto, uma quantidade controlada de pequenas bolhas de ar que são uniformemente distribuídas e que se mantêm assim no estado endurecido.

 

Aceleradores ou Retardadores de pega

Esses tipos de aditivos são utilizados para acelerar ou retardar a transição entre o estado plástico para o estado endurecido do concreto. 

 

Plastificantes

Os plastificantes reduzem a quantidade necessária de água utilizada, além de oferecerem uma melhor trabalhabilidade ao concreto.

 

Principais vantagens do uso de aditivos para concreto

E quais são os principais benefícios do uso de aditivos para a construção civil? Destacamos aqui 3 (três) principais vantagens. 

 

Menor consumo

Por exemplo, os aditivos que são utilizados como redutores de água potencializam a trabalhabilidade do concreto. Desta forma, reduzem a utilização e o consumo de componentes no material. Com isso, o preço do metro cúbico de concreto tende a ser menor. Porém, suas características de desempenho são ampliadas. 

 

Economicidade

Como vimos, com a redução de consumo de materiais há também uma redução de custos. Uma outra vantagem é que a utilização de aditivos para concreto também proporciona a maior durabilidade da construção, ou seja, aumento da vida útil das estruturas. Assim, seja no curto ou no longo prazo, o uso de aditivos traz economia. 

 

Melhoria das características do concreto

A utilização de aditivos para concreto, desde que usados de maneira correta, pode proporcionar: 

  • aumento da trabalhabilidade, sem gerar o aumento do consumo de água;

  • melhoria da impermeabilidade do concreto;

  • aumento da resistência do concreto;

  • melhoria da fluidez para utilização do concreto.

 

Assim, o uso de aditivos para concreto tem a finalidade de potencializar os pontos fortes, além de minimizar os efeitos dos pontos fracos deste material. Além disso, por proporcionarem economicidade e maior tempo de vida útil para as construções, o uso correto destes aditivos podem ser uma excelente ação de sustentabilidade para a construção civil. 

 

E você? Quer continuar atualizado sobre as inovações e tendências para a construção civil? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul. 

 

Conteúdo VIBCOM