A Importância da Logística nos Canteiros de Obra Trisul

Data de publicação : 29/09/2017

A logística deve ser pensada em função do sistema construtivo adotado, das dimensões do terreno, do plano de ataque da obra, ciclos de trabalho e de uma série de outros fatores de difícil domínio.

O canteiro de obras bem planejado e organizado contribui para aperfeiçoar os processos construtivos e reduzir o custo de construção do empreendimento.

A logística administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição destes materiais.

Um bom projeto de canteiro minimiza desperdícios de materiais e tempo de execução de mão de obra, pelo planejamento das movimentações de pessoas e materiais, pensando em distâncias curtas de acessos e transporte vertical e horizontal.

A logística é contínua e acompanha a obra desde o planejamento inicial até a entrega final da obra, pois a cada vez que as estratégias da obra são revisadas a logística também precisa ser replanejada, de modo à não prejudicar o andamento dos serviços.

Com as reuniões semanais nos canteiros de obras Trisul, são verificadas as metas de cada empreiteiro e de cada obra como um todo e dessa forma conseguimos analisar o impacto direto da logística com a produtividade, procurando sempre fornecer ótimas condições de trabalho e segurança aos funcionários.

Gestão da Logística

Para uma logística de canteiro eficiente é importante que a Equipe de Engenharia Trisul faça a gestão das interfaces entre os agentes do canteiro, a gestão das praças de trabalho e o controle de fluxos físicos ligados à execução. As atividades têm que ser bem pensadas, de modo que uma equipe não interfira nos serviços das outras, nem que haja o favorecimento do trabalho de uma equipe em relação às outras.

 

Engº Emerson Paraguassú

[email protected]


linkedin.com/company/e.-castro-&-paraguassú

 

www.ecastroparaguassu.com