FIXAÇÃO DO RODAPÉ EM MANTA ASFÁLTICA COM O USO DE CINTAMENTO

Introdução

Para que as atividades de obra sempre procedam com êxito, é necessário seguir uma série de procedimentos e detalhes técnicos, bem como checar todos os detalhes de projetos antes de executa-las. Pois uma mesma atividade, dependendo do seu local de aplicação e do substrato que a recebe, tem mais de uma forma de ser feita.
A impermeabilização em manta asfáltica é um exemplo perfeito de atividade que deve ser fiscalizada de perto, pois os projetos que contém esse tipo produto são sempre ricos em cortes e detalhes construtivos.

Aplicação e Detalhes

Existe mais de uma forma de aplicação do rodapé em manta asfáltica. Sua fixação com o uso específico do cintamento é uma atividade que tem como objetivo evitar o descolamento da manta e consequentemente infiltrações. Esse procedimento é indicado para aplicação em regiões externas que sofram ação de intempéries, e é usado apenas no concreto, pois este substrato apresenta maior resistência à aderência dos materiais, necessitando de cuidados maiores.

                                     Imagem 1 (Corte indicando detalhe de projeto)

 

                                                      Imagem 2 (detalhe do cintamento)

 

Materiais Complementares para Fixação do Rodapé:

                                 Imagem 3 (Cinta de Alumínio)

 

                Imagem 4 e 5 (Bucha e parafuso galvanizado ou Pino)

 

                                                   Imagem 6 (Parafusadeira)

                                                   Imagem 7 (Finca Pino)

 

Imagem 8 (Adesivo Bi componente Epóxi)

 

Imagem 9 (Tela Galvanizada)

 

Passo a Passo:

  • Inicialmente aplica-se o rodapé em manta asfáltica sobre o concreto sobre primer aderida a maçarico ou asfalto oxidado a quente.

 

  • Após a execução do rodapé, instala-se o cintamento de alumínio. O mesmo deve ser fixado com bucha e parafuso ou pino, com espaçamento de 10 cm entre cada fixante.

 

  • Após a fixação da cinta de alumínio, deve-se aderir um tira de manta sobre a cinta, aderindo à parte de baixo da tira no próprio rodapé em manta e a parte de cima no concreto ou na alvenaria, cobrindo 100 % da superfície da cinta, conforme imagem 2.

 

  • Para garantir o adequado selamento do conjunto, calafeta-se todo o perímetro na parte superior da tira, com adesivo epóxi.

 

  • A fim de garantir a integridade do rodapé, deve ser executada proteção mecânica, sendo que a tela galvanizada deverá ser fixada na faixa de aderência (10 cm acima da manta).

 

 

Fonte: VIRGINIA PEZZOLO – PROASSP ASSESSORIA E PROJETOS

www.proassp.com.br