Logística no canteiro de obras
Como funciona o fluxo logístico dentro dos canteiros de obras?
FLUXO LOGÍSTICO
Descrição de cada fluxo:
- Físico
Compreendem os fluxos de matérias-primas, produtos em processo, equipamentos, pessoal e serviços desde o fornecedor até chegar ao local de sua utilização na frente de trabalho.
- Informação
Compreendem todas as informações que visam garantir o fluxo de bens e serviços. São informações que visam dar apoio a determinadas decisões ou a orientar a operacionalização de atividades.
- Financeiro
Compreendem todas as movimentações financeiras que são necessárias para viabilização das atividades logísticas. Na construção, o modelo de financiamento, ou o de pagamento, determina os prazos de execução e, consequentemente, todo o planejamento logístico.
FLUXOS E SEUS PROCESSOS
Cada fluxo contém uma determinada quantidade de processos, que são “partes menores” dos fluxos, afim de melhor administrá-los, melhorando suas partes e obtendo resultado aprimorado no todo.
PROCESSO LOGÍSTICO: Processos são entradas que são desenvolvidas e então resultam em um produto.
Materiais e Informações > Processo de Produção > Produtos
PARÂMETRO LOGÍSTICO:
Integração de todos os elementos e fatores: Almoxerifados, entradas e saídas para operários distintos, para os clientes, disposição de equipamentos etc.
Mínima Distância: O transporte nada produz, portanto deve ser minimizado e se possível eliminado.
Obediência do fluxo de operações: Evitar cruzamentos, retornos / retrabalhos, interferências e congestionamentos
Racionalização dos espaços: Aproveitar as quatro dimensões (geométrica e temporal) – subsolos espaços superiores para transportar, canalizações, depósitos poucos usados.
Satisfação e segurança do empregado: um melhor aspecto das áreas de trabalho promove tanto a elevação moral do trabalhador quanto a redução de riscos de acidentes.
Flexibilidade: possibilidade de mudança dos equipamentos, quando evoluir ou modificar a linha de produtos – condições atuais e futuras.
PARÂMETRO LOGÍSTICO:
Realizado depois que o FLUXO das atividades são separados em PROCESSOS, que são desenvolvidos e melhorados com bases nos PARÂMETROS.
Todo esse planejamento é FORMALIZADO e segue a abordagem PDCA para retroalimentação e melhoria contínua de todo o fluxo.
GESTÃO VISUAL LOGÍSTICA (CAD) – o que é?
Através de dispositivos visuais intencionalmente projetados para interligar as necessidades de um fluxo de atividades com as informações necessárias e planejadas para ela. Para isso são utilizados as ferramentas Autodesk Autocad e Autodesk Revit
LOGÍSTICA NO CANTEIRO DE OBRA – o que é?
É um processo multidisciplinar aplicado a uma determinada obra que visa garantir o abastecimento, a armazenagem, o processamento e a disponibilização dos recursos materiais nas frentes de trabalho, bem como o dimensionamento das equipes de produção e a gestão dos fluxos físicos de informação.
Em resumo é a gestão dos fluxos físicos , financeiros e dos fluxos de informações associados à execução de atividades no canteiro;
FASES PRINCIPAIS DA LOGÍSTICA APLICADA EM OBRA:
São 3 fases principais:
Fase 1 – Desenvolvimento de premissas e estudos para novas obras que vão iniciar, análise da locação de pontos de vendas e apartamentos decorados para conviver com o início da obra.
Fase 2 – Implantação inicial das áreas de vivências do canteiro de obra, locação e compatibilização de equipamentos pesados, logística para execução de contenção, movimentação de terra e execução da fundação.
Fase 3 – Implantação da logística das áreas de estoque, almoxarifados e armazenamento de materiais compatibilizando com as necessidades técnicas, projetos, cronograma das atividades e MRP. Implantação da desmobilização planejada do canteiro de obra, das áreas de estoques, almoxarifados e armazenamento após o pico do histograma da obra e aproximação da entrega do empreendimento.