Comgás - Parte 3

Data de publicação : 16/09/2022

Comgás - 3ª edição

1 - Tipologias para Concepção do Sistema

As tipologias para a concepção do sistema são definidas de acordo com a pressão de operação do sistema e a forma de medição. A seguir são apresentadas as variações das tipologias segundo a regulagem de pressão do gás, podendo ser de estágio único (quando o projeto prevê somente um nível de pressão para a distribuição do gás) ou estágio duplo (quando são utilizadas duas pressões para a distribuição do gás).

O atendimento a edifícios residenciais poderá ser realizado seguindo tipologias que variam de acordo com a forma da medição do gás.
Pode-se optar por concepções para a medição coletiva de gás ou por medição individualizada segundo as normas da Comgás.

1.1 - Regulagem de Pressão em Estágio Único

A entrada de gás é realizada por ramal interno conectado a um abrigo para instalação de regulador de pressão junto ao alinhamento do empreendimento ou a no máximo 3 m dele.
O regulador poderá ou não ser instalado de acordo com a pressão de fornecimento da Comgás e a pressão de utilização do consumidor. Nos casos onde não é necessária a regulagem de pressão deve ser instalado um “by-pass”.
 O regulador adequa a pressão do gás à pressão de consumo e no mesmo abrigo tem-se a instalação do medidor de gás. A partir desse ponto a rede interna segue aos pontos de utilização.

Observa-se a ligação do consumidor à rede pública, o ramal interno chegando ao regulador e o medidor de gás. A partir desse ponto, a pressão do gás é de 25 mbar, atendendo diretamente os pontos de utilização.

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

1.2 - Regulagem de Pressão em 1º e 2º Estágios

 A entrada de gás é realizada por ramal interno conectado a um abrigo para instalação de um primeiro regulador de pressão junto e ao alinhamento do empreendimento ou a no máximo 3 m dele.  Neste ponto ocorrerá a redução da pressão a um valor intermediário entre a pressão da rede pública e a pressão de operação dos pontos de utilização. 
A pressão do primeiro estágio possibilita ao sistema a condução de maiores vazões de gás a longas distâncias, em tubulações de diâmetros reduzidos e consequentemente trazendo maior economia na infraestrutura. 
A rede de distribuição do primeiro estágio chegará a outro abrigo destinado ao regulador de segundo estágio e o medidor, onde ocorrerá a adequação da pressão no nível adequado para a operação dos pontos de utilização em 25mbar. 

Em condomínios residenciais com mais de uma torre é possível obter mais de uma entrada de gás, trazendo facilidade na infraestrutura interna para viabilizar o atendimento.

2 - Tipo de medição Comgás:

Existem dois tipos de medição para os empreendimentos residenciais, a medição individualizada e a medição coletiva, segue abaixo as explicações.

2.1 - Medição Individual

A medição individualizada prevê instalação de medidores para cada unidade em um condomínio, sendo a medição e cobrança responsabilidades da Comgás. 
Para isto é necessário que se cumpram os requisitos de instalação dos medidores em condições apropriadas, sendo obrigatoriamente posicionados em áreas comuns do condomínio de forma segura e acessível.
Podem ser adotadas as seguintes alternativas: 

  • medidores individuais concentrados em abrigo externo em pavimento térreo (Figura 5B);
  • medidores individuais distribuídos em abrigos ventilados nos pavimentos do edifício (Figura 6B).

2.2 - Medição Coletiva

A medição coletiva considera um único medidor para atendimento de mais de uma unidade autônoma, em que o rateio do custo de gás deverá ser realizado e administrado pelo condomínio, por um sistema particular de gestão. A figura a seguir ilustra uma situação em que há uma medição coletiva para um edifício residencial.

2.2.1 - Medição Coletiva – Com previsão de remota e sem previsão de medição remota

A medição coletiva, pode ser subdividia em:

Com previsão de medição remota – Quando o projeto prevê uma previsão de medição, mas ela fica dentro do apartamento, onde no cenário atual, a Comgás não consegue acessar.

Nestes casos é muito comum que os moradores/administração do Condomínio, contrate empresas no mercado, que prestam serviço de medição e gestão do consumo de gás.

- Sem previsão de medição remota - Quando o projeto prevê não prevê medição individualizada em nenhum local, neste caso a Comgás instala o medidor coletivo na entrada do empreendimento.