Trisul fala sobre sua experiência com construção sustentável na Feicon 2019

Construtora foi uma das empresas convidadas para palestrar no espaço de conteúdo da Casa24h, projeto de maior sucesso na Feicon Batimat 2019.

 

feicon 2019

 

No começo de abril, durante os dias 9, 10, 11 e 12, os grandes players do setor da construção civil estiveram reunidos na 25ª Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção Civil e Arquitetura –, que ocorreu em São Paulo (SP). A edição registrou aumento no número de visitantes, que chegou a um total de 84 mil profissionais durante os quatro dias de evento.

A Trisul foi uma das convidadas para contar sobre a sua experiência no mercado da construção sustentável no espaço interno da Casa24h – projeto de maior sucesso na Feicon Batimat 2019 que atendeu ao desafio de construir uma casa em 24 horas, divididas em três sessões na feira, utilizando o conceito de off-site para melhorar a produtividade e o desempenho da obra.

Segundo Roberto Pastor Júnior, diretor-técnico da Trisul, a partir do final de 2013 a construtora restabeleceu suas ações de sustentabilidade com a área de engenharia e obras. A avaliação interna dos pré-requisitos aconteceu quase um ano depois, em outubro de 2014.

“Na época, optei por contratar uma empresa externa para prestar o serviço de consultoria em sustentabilidade. Juntos, conseguimos encontrar um norte para dar os próximos passos do que desenvolvemos atualmente”, afirmou Roberto.

Isso passa, por exemplo, pela implantação de diversas ações e estratégias que formam o conceito da construtora, como por exemplo: tratamento de lâmpadas queimadas, utilização de aquecedores a gás, implantação de águas cinzas no canteiro de obras, construção seca nas fachadas dos edifícios, logística reversa de latas de tintas e resíduos cinzas, além de ações sociais para melhorar o relacionamento com a comunidade e vizinhança.

 

Certificações sustentáveis

 

feicon 2019

Dois pontos que devem ser ressaltados nesta trajetória são o alinhamento com os requisitos técnicos da certificação AQUA-HQE, concedida pela Fundação Vanzolini, e do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.

“Obter a certificação de Empreendedor AQUA-HQE e adequar nossos empreendimentos ao selo é um grande diferencial para a empresa, tanto para o desenvolvimento sustentável quanto para as vendas. A partir do momento em que o cliente enxerga a nossa preocupação com questões ambientais, estamos um passo a frente do nosso concorrente. Essa conquista foi um marco para a Trisul”, disse Roberto.

Com todas estas ações, em novembro de 2018, a empresa recebeu o Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, pelo trabalho de Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra na implantação do empreendimento Vivamar Bem-Te-Vi, em Santos (SP)

A Trisul também foi uma das construtoras beneficiárias da Chamada Pública Procel Edifica, lançada pela Eletrobrás em 2018. As ações previstas no edital são divididas em três pilares centrais: potencial de eficiência energética para novas edificações, potencial de eficiência da operação de edificações existentes e aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética.

A construtora passou por um período de capacitação profissional da sua equipe técnica de projeto, além de consultoria e assessoria em projetos que estão em andamento. “A partir de julho deste ano, nossos lançamentos terão o selo de eficiência energética do Procel. É uma conquista importante para nós, para os clientes e para a comunidade”, finalizou.

 

Participação na Feicon

Quem também esteve presente na Feicon Batimat deste ano foi o coordenador de sustentabilidade da Trisul, Victor Dias, que ressaltou a importância da construtora ter sido convidada para palestrar em um espaço com tantos visitantes na feira.

“Pude perceber diversas pessoas registrando a nossa apresentação, provavelmente, para levar este aprendizado para as suas próprias empresas. A Trisul já vem praticando estas ações há uns seis anos ou mais, por isso, é importante estarmos presentes na Feicon para, não somente coroar nosso trabalho, mas, também externalizar nossa expertise na construção sustentável.”

Para ele, todo o setor está atrás de tecnologias inovadoras e sustentáveis, que aumentam a produtividade, eficiência e qualidade da construção. “Estamos aqui para evoluir como construtora. Diferentemente de como era anos atrás, a tecnologia está abraçando o setor construtivo. Atualmente existem tecnologias e soluções para, praticamente, todas as atividades da construção civil. Elas estão aí para nos ajudar”, completou Victor Dias.

 

 

Conteúdo: VIBCOM