Trisul fala sobre sua experiência com construção sustentável na Feicon 2019

Data de publicação : 14/05/2019

Construtora foi uma das empresas convidadas para palestrar no espaço de conteúdo da Casa24h, projeto de maior sucesso na Feicon Batimat 2019.

 

feicon 2019

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

No começo de abril, durante os dias 9, 10, 11 e 12, os grandes players do setor da construção civil estiveram reunidos na 25ª Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção Civil e Arquitetura –, que ocorreu em São Paulo (SP). A edição registrou aumento no número de visitantes, que chegou a um total de 84 mil profissionais durante os quatro dias de evento.

A Trisul foi uma das convidadas para contar sobre a sua experiência no mercado da construção sustentável no espaço interno da Casa24h – projeto de maior sucesso na Feicon Batimat 2019 que atendeu ao desafio de construir uma casa em 24 horas, divididas em três sessões na feira, utilizando o conceito de off-site para melhorar a produtividade e o desempenho da obra.

Segundo Roberto Pastor Júnior, diretor-técnico da Trisul, a partir do final de 2013 a construtora restabeleceu suas ações de sustentabilidade com a área de engenharia e obras. A avaliação interna dos pré-requisitos aconteceu quase um ano depois, em outubro de 2014.

“Na época, optei por contratar uma empresa externa para prestar o serviço de consultoria em sustentabilidade. Juntos, conseguimos encontrar um norte para dar os próximos passos do que desenvolvemos atualmente”, afirmou Roberto.

Isso passa, por exemplo, pela implantação de diversas ações e estratégias que formam o conceito da construtora, como por exemplo: tratamento de lâmpadas queimadas, utilização de aquecedores a gás, implantação de águas cinzas no canteiro de obras, construção seca nas fachadas dos edifícios, logística reversa de latas de tintas e resíduos cinzas, além de ações sociais para melhorar o relacionamento com a comunidade e vizinhança.

 

Certificações sustentáveis

 

feicon 2019

Dois pontos que devem ser ressaltados nesta trajetória são o alinhamento com os requisitos técnicos da certificação AQUA-HQE, concedida pela Fundação Vanzolini, e do Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.

“Obter a certificação de Empreendedor AQUA-HQE e adequar nossos empreendimentos ao selo é um grande diferencial para a empresa, tanto para o desenvolvimento sustentável quanto para as vendas. A partir do momento em que o cliente enxerga a nossa preocupação com questões ambientais, estamos um passo a frente do nosso concorrente. Essa conquista foi um marco para a Trisul”, disse Roberto.

Com todas estas ações, em novembro de 2018, a empresa recebeu o Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, pelo trabalho de Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra na implantação do empreendimento Vivamar Bem-Te-Vi, em Santos (SP)

A Trisul também foi uma das construtoras beneficiárias da Chamada Pública Procel Edifica, lançada pela Eletrobrás em 2018. As ações previstas no edital são divididas em três pilares centrais: potencial de eficiência energética para novas edificações, potencial de eficiência da operação de edificações existentes e aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética.

A construtora passou por um período de capacitação profissional da sua equipe técnica de projeto, além de consultoria e assessoria em projetos que estão em andamento. “A partir de julho deste ano, nossos lançamentos terão o selo de eficiência energética do Procel. É uma conquista importante para nós, para os clientes e para a comunidade”, finalizou.

 

Participação na Feicon

Quem também esteve presente na Feicon Batimat deste ano foi o coordenador de sustentabilidade da Trisul, Victor Dias, que ressaltou a importância da construtora ter sido convidada para palestrar em um espaço com tantos visitantes na feira.

“Pude perceber diversas pessoas registrando a nossa apresentação, provavelmente, para levar este aprendizado para as suas próprias empresas. A Trisul já vem praticando estas ações há uns seis anos ou mais, por isso, é importante estarmos presentes na Feicon para, não somente coroar nosso trabalho, mas, também externalizar nossa expertise na construção sustentável.”

Para ele, todo o setor está atrás de tecnologias inovadoras e sustentáveis, que aumentam a produtividade, eficiência e qualidade da construção. “Estamos aqui para evoluir como construtora. Diferentemente de como era anos atrás, a tecnologia está abraçando o setor construtivo. Atualmente existem tecnologias e soluções para, praticamente, todas as atividades da construção civil. Elas estão aí para nos ajudar”, completou Victor Dias.

 

 

Conteúdo: VIBCOM