Mobilidade: Venda de carros elétricos aumentam em 40% no Brasil

Data de publicação : 30/01/2023

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Foram vendidos 49 mil carros em 2022 segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE)

A venda de carros elétricos no Brasil teve um aumento de 40% em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

O número é um recorde, com cerca de 49.245 veículos vendidos.

Crescimento

Foto: Reprodução/Pexels

A frota de elétricos e híbridos no Brasil chegou a 126 mil carros com 128 modelos diferentes, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

Desse montante, os BEV fecharam 2022 com emplacamentos de 8.460 unidades, que já representam 17% do total de eletrificados do ano.

Os veículos mais baratos variam entre R$140 a R$260 mil reais.

Adalberto Maluf, presidente da ABVE, celebrou o resultado de 2022. Contudo, disse que “é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão”.

“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículos convencionais”, comentou o dirigente.

Aumento na oferta

Foto: Reprodução/Pexels

Além disso, a oferta de modelos eletrificados, especialmente os leves, teve crescimento significativo em 2022.

Segundo a ABVE, 70 modelos foram vendidos em maio. Meses depois, em dezembro, havia 128 opções distintas para os consumidores no mercado.

O mercado tem projeção de crescimento em território nacional. Até o ano passado, por exemplo, apenas uma empresa fabricava veículos eletrificados no país, a Toyota, em Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior paulista.

Em 2023, a Great Wall Motors e a CAOA Chery já anunciaram que fabricarão veículos elétricos híbridos no Brasil.

 

FONTE: Mobilidade: Venda de carros elétricos aumentam em 40% no Brasil (portalsustentabilidade.com)