Implementação de reúso de águas em obras e novos empreendimentos

Data de publicação : 01/08/2017

Em uma iniciativa inédita no mercado da construção civil, a construtora e incorporadora Trisul implanta sistema de reúso de águas cinzas em canteiro de obras em São Paulo. A água usada pelos operários nos chuveiros do empreendimento Latitude Vila Mascote, zona Sul da capital paulista, é reaproveitada para as descargas dos sanitários e para serviços de limpeza na obra. “100% da água de chuveiro que utilizamos é reaproveitada no canteiro e isso representa uma economia de cerca de 30% do consumo total da obra”, afirma Robson Artelite dos Santos, Gerente de Obras da Trisul.

Segundo ele, essas águas são captadas por uma tubulação no vestiário, passam por processo de filtragem e são armazenadas em uma caixa d’água depois essa água segue para as tubulações que abastecem os vasos sanitários do canteiro de obras e também é utilizada para serviços de limpeza do local. Os equipamentos são alugados pela construtora e o custo para a manutenção do sistema é de R$ 900,00 ao mês. “Estudamos várias alternativas para economizar água. Em outros canteiros da companhia, na Casa Verde, zona Norte, reutilizamos a água excedente dos bebedouros”, afirma Roberto Pastor, Diretor  Técnico da Trisul.

Reúso de água de chuveiro nos empreendimentos

A Trisul implantou o sistema de aproveitamento de água de chuveiros e lavatórios dos apartamentos em todos os seus novos empreendimentos residenciais. Essa água será reutilizada nas descargas dos sanitários dos apartamentos tipo e para a limpeza das áreas comuns, como lavagem de pisos e irrigação dos jardins.

Roberto Pastor explica  que com o novo sistema é possível captar cerca de 50 metros cúbicos de água ao dia em um edifício com 90 unidades. Segundo ele, o impacto do custo da implantação do sistema é de 1% a 1,5% do valor total da obra. “O retorno é significativo: cerca de 10% de economia no consumo de água proveniente da fornecedora”, afirma Pastor.  Mesmo em terrenos pequenos essa solução é viável. “O espaço necessário para a instalação da caixa d’água, geralmente no subsolo do prédio, é de apenas 20 m². Isso equivale a uma vaga grande de garagem”, explica.