Trisul usa drones para aperfeiçoar seus projetos

Data de publicação : 01/08/2017

A construtora e incorporadora Trisul está usando a tecnologia dos drones em seus projetos. Os robôs ajudam a definir com mais precisão o ângulo da torre do empreendimento em função das vistas mais privilegiadas e da incidência de luz. “Os drones produzem fotos de quatro ou cinco alturas diferentes para que possamos ter a ideia exata da vista que o futuro cliente terá de seu apartamento”, afirma Lucas Araújo, coordenador de Inteligência de Mercado da Trisul. Segundo ele, as imagens também são utilizadas nos decorados. “Isso chama bastante a atenção do comprador porque permite que ele visualize, no próprio estande de vendas, a paisagem como se estivesse na sua própria varanda, por exemplo.”

Alessandro Corrêa Mendes, professor de Robótica da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), explica que os drones já podem hoje ser utilizados nos mais variados segmentos, inclusive na construção civil. “Para isso o que desenvolvemos é o “cérebro” do drone para cumprir determinada tarefa”, afirma. Mendes é coordenador do grupo de Pesquisa da Univap que desenvolve há três anos diferentes modelos de veículos aéreos não tripulados.

O coordenador de Inteligência de Mercado da Trisul conta que até pouco tempo atrás as incorporadoras utilizavam pequenos balões para produzir essas imagens. “Agora optamos pelos drones, pois os preços estão mais acessíveis, além de serem muito mais ágeis e maleáveis”, finaliza.