Como o mercado imobiliário pode se beneficiar do tour virtual
Entenda como a tecnologia de tour virtual pode impactar, positivamente, no mercado imobiliário e aumentar os resultados para os corretores de imóveis
Imagem: tamil king no Pexels
O mercado imobiliário precisou se adaptar durante a pandemia. Havia, inicialmente, uma expectativa de queda no desempenho do setor. Porém, o mercado imobiliário tem apresentado resultados positivos durante os meses de isolamento social.
De maneira resumida, podemos destacar dois motivos para esse bom desempenho:
- A taxa básica de juros (Selic) atingiu o menor patamar da sua história (2% ao ano);
- Nova demanda direcionada para imóveis mais espaçosos criada pelo confinamento.
Além de tudo isso, a pandemia também popularizou o formato home office. E qual foi a consequência? Gerou reflexos nos requisitos buscados pelos compradores na hora de comprar ou alugar um imóvel, tais como:
- espaço físico maior;
- iluminação natural;
- ventilação;
- dentre outros.
Se a pandemia criou novos desejos, o corretor de imóveis também precisou adequar sua forma de divulgar e, até mesmo, mostrar os imóveis.
Por isso, neste post vamos entender como a tecnologia de tour virtual pode impactar positivamente o mercado imobiliário e aumentar os resultados para os corretores de imóveis.
O uso da tecnologia para os corretores de imóveis
Como vimos, as inovações tecnológicas se integraram ao trabalho dos corretores de imóveis, seja com o WhatsApp Business, Instagram e os tours virtuais.
De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), comprar ou alugar imóveis de forma 100% digital passou a ser uma realidade.
Para isso, esse mercado conta com as seguintes tecnologias:
- Visitações virtuais;
- Vídeos feitos com drones;
- Plantas em 3D.
O uso destas tecnologias ajuda os clientes a escolherem os imóveis com um número muito menor de deslocamentos: ou seja, de maneira muito mais assertiva.
Como funciona o tour virtual para o mercado imobiliário?
De acordo com o CRECI/ES, as mudanças do mercado e do próprio perfil do cliente exigem uma nova postura de atendimento do corretor de imóveis.
Por isso, tem se tornado cada vez mais comum a utilização de ferramentas tecnológicas para apresentação do imóvel, como os tours virtuais.
Mais do que apenas uma tecnologia, a utilização dos tours virtuais pode servir como excelentes ferramentas de relacionamento com o cliente. Por exemplo, o corretor pode utilizar o tour virtual como uma etapa anterior à visita presencial ganhando, assim, tempo: tanto para ele quanto para seu cliente. Lembre-se: uma família que está procurando um novo imóvel, no geral, visita vários imóveis antes de fechar o negócio.
Como funciona o tour virtual?
O tour virtual é uma forma imersiva de mostrar o ambiente em todos os ângulos ao cliente. Desta forma, o usuário tem a sensação de realidade do respectivo espaço, pois essa tecnologia gera a impressão de imersão no ambiente retratado.
Ainda de acordo com o CRECI/ES, os tours virtuais possuem efeitos que ajudam a realçar a percepção de espaço e detalhes dos imóveis. Porém, o grande segredo de um tour de sucesso está na qualidade não somente das fotos, como também das informações que ele apresenta. Por isso, é importante ter a qualidade como objetivo!
Essa tecnologia é muito mais completa, pois proporciona uma sensação próxima à visitação presencial, podendo observar detalhes dos imóveis. Tudo isso aliado com a praticidade do digital, estando disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Fantástico, não?!
Além disso, o tour virtual acaba garantindo maior confiabilidade às descrições realizadas pelos sites dos imóveis que estão à venda.
O CRECI/MG destaca que essas novas tecnologias não irão substituir o papel importante do corretor de imóveis durante a apresentação de um espaço: o tour virtual é um aliado.
Novas estratégias digitais para o mercado imobiliário: atraindo mais negócios
Como foi visto, a tecnologia de tour virtual pode ser mais um recurso utilizado pelo mercado imobiliário, e pelos corretores de imóveis, para auxiliar na venda e no aluguel de unidades.
Gostou do nosso post? E que tal continuar atualizado sobre o mercado imobiliário, dicas, tendências para a construção civil e ações para uma maior sustentabilidade? Acompanhe sempre nossos posts aqui na Universidade Trisul.