Para entender o selo Procel Edifica

Programa nacional incentiva edificações sustentáveis a partir da eficiência energética.

procel

Criado em 2003 pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), o Procel Edifica (Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações) é um programa destinado à eficiência energética das edificações (EEE) e ao conforto ambiental (CA). Seu objetivo é reduzir em 50% o consumo em novas edificações e 30% nas que fizerem reformas levando em conta os conceitos de eficiência energética.

O programa atua em seis vertentes: capacitação, tecnologia, disseminação, regulamentação, habitação, eficiência energética e planejamento. Entre suas metas está o investimento em capacitação tecnológica e profissional, estímulo à pesquisa e desenvolvimento de soluções adaptadas à realidade brasileira.

Outra meta é atrair mais parceiros de segmentos da construção civil, para melhorar a qualidade e eficiência das edificações, além de divulgar conceitos e práticas do bioclimatismo. A ideia é inserir o tema em cursos de Arquitetura e Engenharia com o intuito de formar gerações engajadas no desenvolvimento sustentável do país.

O Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações visa, ainda, disseminar conceitos e práticas de EEE e CA entre arquitetos, engenheiros e profissionais da área de planejamento urbano. Além disso, tem o objetivo de orientar agentes públicos para ajustar códigos de obras e planos diretores.

Para incorporar novas atividades, o Procel Edifica faz revisões periódicas no seu plano de ação, reunindo atuais e futuros parceiros. O plano tem a finalidade de discutir e avaliar o andamento do programa e elaborar novas estratégias de atuação, para garantir sua execução.

Quando foi lançado, o Procel Edifica contou com a contribuição de universidades e setores ligados à construção civil. Entre os atuais parceiros estão o Ministério de Minas e Energia, o Ministério das Cidades, o Sebrae, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

52 edificações têm o Selo Procel

procel

 

Hoje, 52 edifícios públicos, comerciais e de serviços construídos ou projetados apresentam as melhores classificações de eficiência energética no país. Dentre eles o edifício sede da Caixa Econômica Federal em Londrina (PR), o Centro de Documentação da História da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (RJ), a Delegacia da Receita Federal em Guarulhos (SP) e a nova sede do Banco Central do Brasil (RJ).

Para adquirir o selo, são avaliados três sistemas nas edificações públicas, comerciais e de serviços: envoltória (composição de fachadas e coberturas, áreas envidraçadas etc), iluminação e condicionamento de ar. Já nas unidades habitacionais, envoltória e sistema de aquecimento de água.

O selo é concedido tanto na etapa de projeto (válido até a finalização da obra) quanto na etapa de edificação construída. A certificação é emitida pela Eletrobrás após avaliação de um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com escopo de Eficiência Energética em Edificações (OIA – EEE).

O Selo Procel Edificações foi criado em 2014 e é um instrumento de adesão voluntário. Seu objetivo é identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, a fim de motivar o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes – o setor representa cerca de 50% do consumo de eletricidade no país.

A Trisul foi uma das construtoras classificadas a serem beneficiadas pela Chamada Pública do Procel Edifica, em 2018, cujo objetivo era receber capacitação, consultoria e assessoria a fim de tornar as edificações mais eficientes e sustentáveis. Leia mais aqui.

O Procel Edifica disponibiliza uma lista de laboratórios que foram financiados e capacitados pela Eletrobrás e possuem consultores especialistas em Eficiência Energética em Edificações. Mais informações podem ser obtidas na página Procel Info (Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética) http://www.procelinfo.com.br/.

 

Conteúdo: VIBCOM