Limpeza sustentável é fator decisivo para certificação verde em condomínios

Data de publicação : 31/07/2018

Utilizar soluções que não são nocivas ao meio ambiente e reduzem o impacto durante a atividade é fundamental para alcançar maiores índices de sustentabilidade e garantir a certificação LEED O+M.

limpeza sustentável

A sustentabilidade deve estar presente em todas as atividades que realizamos no dia a dia. O senso de responsabilidade em criar processos e procedimentos que minimizam o impacto ambiental é fundamental para o desenvolvimento de setores econômicos e, em meio a tantas tecnologias para alcançar um nível de sustentabilidade mais alto, uma atividade simples e corriqueira também pode trazer grandes resultados.

A limpeza sustentável – ou ecológica – tem ganhado cada vez mais espaço em empresas e residências, mas principalmente, em condomínios. Trata-se da utilização de soluções que não são nocivas ao meio ambiente, diminuindo o impacto durante a atividade. “Uma limpeza sustentável é por definição uma limpeza que visa proteger a saúde das pessoas sem prejudicar o meio ambiente. Para atingir este objetivo, ela deve ser executada com produtos e equipamento adequados e com métodos e profissionais qualificados”, afirma Carlos Eduardo Panzarin, diretor de conteúdo técnico da Associação Brasileira de Limpeza Profissional (Abralimp).

Segundo a entidade, o uso de máquinas, equipamentos, produtos químicos e procedimentos de limpeza ambientalmente corretos estão recebendo a sua devida importância. Afinal, se dois produtos possuem a mesma aplicação, por que não escolher aquele que não prejudica a nossa saúde e a natureza? Atentar-se quanto ao impacto das atividades realizadas, buscar parceiros que atuam em prol do meio ambiente, além de materiais e produtos que reduzem não só os custos, mas, também, o uso de recursos naturais são ações fundamentais para alcançar maiores índices de sustentabilidade.

Ter um programa de limpeza sustentável de suas dependências é obrigatório para as edificações que pretendem obter a certificação LEED O+M – destinada para operação e manutenção de edifícios. Além disso, as vantagens de adotar processos e produtos de limpeza ecológica em condomínios são percebidas não só pela gestão do empreendimento, mas por todos os moradores e usuários, que poderão contar com ambientes limpos e saudáveis e se beneficiarem com reduções dos custos de consumo de água e energia.

“As vantagens de se realizar uma limpeza verde para a gestão do condomínio vão desde um consumo mais racional dos insumos como água, energia elétrica, materiais de limpeza e equipamentos até a utilização de produtos químicos menos nocivos aos profissionais de limpeza e aos ocupantes da edificação”, diz Panzarin. O diretor da Abralimp ainda ressalta que a gestão do condomínio terá a sua disposição um time de limpeza muito mais consciente, capacitado, organizado e motivado. “O processo de limpeza como um todo será mais organizado, pois a adoção de um processo de limpeza verde envolve muito de planejamento das atividades, treinamento e capacitação da equipe”, completa.

Soluções Eficazes

limpeza sustentável

Atualmente, existe uma demanda crescente de empresas e consumidores que valorizam e querem adquirir produtos e realizar processos de limpeza sustentáveis. Desta forma, esta é uma ótima oportunidade de reforçar os valores e os benefícios que a prática traz, tanto para quem usa quanto para quem produz. Oferecer soluções eficientes, que buscam a redução de custos e otimização de energia e água, é um grande diferencial competitivo no mercado.

“Hoje temos prestadores de serviço de limpeza que possuem processos de limpeza sustentável que podem ser implementados e fornecedores de materiais de limpeza e equipamentos que seguem padrões internacionais de certificações de sustentabilidade de seus produtos. Portanto, o mercado brasileiro fornece soluções eficazes para a adoção de limpeza sustentável nas edificações”, afirma Carlos Eduardo Panzarin. Segundo o diretor da Abralimp, o Brasil conta desde 2016 com uma Certificação da ABNT de Rotulagem Ambiental, tanto para prestadores de serviços de limpeza quanto para produtores de produtos químicos de limpeza.

No entanto, o primeiro trabalho a ser feito é em relação à conscientização. Os tomadores de decisão da gestão de um condomínio na edificação devem estar cientes de que uma limpeza sustentável pode trazer benefícios não só ambientais, mas também econômicos – com redução e racionalização no consumo de insumos e processos de limpeza mais eficientes – e sociais – com a proteção da saúde dos profissionais de limpeza e dos usuários das edificações.

Para que a comunicação seja eficiente, Panzarin aconselha que seja feito um estudo das atuais condições e serviço de limpeza da edificação, coletando dados que serão utilizados para balizar em que ponto se está e onde se deseja chegar. “É importante realizar um trabalho prévio da gestão da edificação de levantamento de dados, sendo eles: tarefas de limpeza executadas, tempo gasto com a execução, nível de satisfação do usuário com a limpeza, dados de consumo de materiais, água, energia, entre outros”, explica.

Por fim, envolver os usuários do edifício para que eles possam contribuir com o menor impacto ao meio ambiente neste processo todo é uma decisão acertada. Da mesma forma com os profissionais do edifício, o maior envolvimento se dará em conseguir transmitir quais benefícios eles podem ter em um edifício que utiliza práticas sustentáveis de limpeza. “Os benefícios ambientais como, por exemplo, porcentagem de lixo reciclado e índice de redução no consumo de água, além de questões sociais como redução na taxa de absenteísmo e índice de satisfação com a limpeza predial. E, claro, benefícios econômicos como redução no valor da conta de água e de luz e no gasto com materiais de limpeza”, finaliza o executivo.

Conteúdo: VIBCOM