O que é DDS e qual é a sua importância?

Significado de DDS

O DDS – Dialogo Diário de Segurança é destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade.

Ela é aplicada geralmente em um tempo de 5 a 15 minutos, sempre antes do inicio da jornada de trabalho, este tempo é reservado para discussões e instruções básicas de assuntos ligados a prevenção de acidentes relacionados à saúde e segurança.

A ferramenta de DDS teve sua origem na década de ’90 e teve sua ampliação para muitas outras ferramentas, tais como: DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene Segurança e Meio Ambiente; DDHS – Diálogo Diário de Higiene e Segurança; DHSMQ – Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, entre muitos outros.

A importância do DDS

Como diz sua definição, o DDS é uma ferramenta muito poderosa quando se diz respeito à prevenção de acidentes do trabalho.

Esta medida é fundamental e vem ganhando cada vez mais espaços, inclusive entre os técnicos de segurança de trabalho, justamente por posicionar aos trabalhadores a conscientização da importância de se ter a segurança aplicada em suas atividades.

Os benefícios do DDS

Elencamos a baixo os 5 (cinco) benefícios que o DDS traz para a empresa que o realiza:

  • Redução de custo com assistência médica
  • Redução de acidentes no trabalho
  • Melhoria na produtividade e ambiente de trabalho
  • Aumento do comprometimento dos trabalhadores
  • Aumento do nível de satisfação e segurança dos colaboradores

Como realizar o DDS

A ferramenta pode ser aplicada pelo empregador, supervisor, membros da SESMT, membros da CIPA, técnico de segurança ou funcionário que foi designado a realizar a atividade.

A primeira medida antes de realizar o DDS é informar aos funcionários o que é esta ferramenta e o porque está sendo inserida no horário de trabalho, é importante ressaltar que pode ser um procedimento simples e rápido mas que traz grande eficiência em relação a prevenção de acidentes.

Elencamos algumas dicas para realização do DDS:

  • O dialogo deve ser rápido, como comentamos no primeiro tópico, ele deve ser realizado em um tempo de 5 a no máximo 15 minutos.
  • O Conteúdo deve ser objetivo e nele trazer temas e histórias atuais e interessantes que pegue a atenção dos colaboradores.
  • Faça a reunião com uma língua atraente, é importante falar a “língua do funcionário”.
  • Deve-se deixar disponível a todos o calendário dos encontros da DDS, assim como os assuntos que serão abordados.
  • Traga pessoas especializadas na área para falar sobre os assuntos tratados, isso passará credibilidade e maior responsabilidade aos colaboradores.
  • Deixe sempre espaço para dúvidas ou sugestões no final de cada DDS.
  • Documente tudo que for tratado no DDS, seja sugestões ou novos tópicos a serem discutidos assim garante uma melhor organização.

Fonte: INBEP http://blog.inbep.com.br/o-que-e-dds-e-qual-e-sua-importancia/

Colaborador:

Zotti Consultores Associados
Eng.º Luiz Gustavo Zotti
11 3938 4092
11 99623 8068
www.zotticonsultoria.com.br
luizgustavo@zotticonsultoria.com.br