Placas de Concreto para Pisos

 

 

DEFINIÇÃO

São peças esbeltas pré-fabricadas de concreto, para revestimento da superfície de pavimentos, conciliando a cobertura de uma área maior com uma espessura menor, dimensionadas de acordo com a necessidade do projeto, com o objetivo de reduzir o peso do revestimento e melhorar o aspecto visual. A relação entre a maior dimensão da superfície da placa e a sua espessura é sempre maior do que 4.

PROPRIEDADES

  • Versatilidade de formatos e medidas;
  • Multiplicidade de acabamentos superficiais;
  • Capacidade de vencer vãos (piso elevado);
  • Paginação com menos juntas;
  • Uso predominante para pedestres.

 

              Figuras: formatos distintos de placas

 

              Figuras: formatos distintos de placas

 

               Figuras: formatos distintos de placas

 

TIPOS

  • Tecnologia: Concreto e Microconcreto de Alto Desempenho;
  • Produção: Moldadas em Fôrma e Vibroprensadas;
  • Execução: Assentadas Aderidas, Assentadas Não Aderidas (removíveis) e Elevadas;
  • Função: Impermeáveis, Permeáveis e Sinalizadoras;
  • Uso: Internas e Externas.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

ESPESSURAS: variam , dependendo da finalidade: 1 a 3 cm para Assentadas Aderidas, a partir de 3 cm para não aderidas, 3 a 4 cm para Elevadas e a partir de 6 cm para Permeáveis

DIMENSÕES SUPERFICIAIS: as medidas mais usuais para as Assentadas são 40×40 cm, 50×50 cm, 60×60 cm, 80×80 cm, 100×100 cm, 120×120 cm, 140×140 cm e medidas retangulares diversas e 60×60 cm para as Elevadas.

RESISTÊNCIA à COMPRESSÃO: ≥ 35 MPa para Assentadas e Elevadas
≥ 20 MPa para Permeáveis

RESISTÊNCIA à TRAÇÃO na FLEXÃO:  ≥ 2 MPa para Assentadas
≥ 4,5 MPa para Elevadas
≥ 2 MPa para Permeáveis

ABSORÇÃO: ≤ 3 % nas placas impermeáveis

COEFICIENTE de ATRITO DINÂMICO (superfície molhada):   ≥0,65

COEFICIENTE de PERMEABILIDADE: ≥ 3,5 mm/s nas Placas Permeáveis

ARMADURA : tela de aço com # ≤ 10 cm, protegida química– ou mecanicamente (pintura), opcional nas Placas Assentadas não Aderidas moldadas em fôrma e mandatória nas placas para Piso Elevado

NORMAS: ABNT 15805/2015 para Pisos Elevados.
ABNT 16416/2015 para Placas Permeáveis
Em elaboração no CB 18 para os demais tipos

PRINCIPAIS USOS EXTERNOS

  • Calçadas e acessos
  • Passeios
  • Praças
  • Piso elevado

 

 

 

PRINCIPAIS USOS INTERNOS

 

ATRIBUTOS ESTÉTICOS

  • PAGINAÇÃO: as alternativas de formatos e cores disponíveis no mercado oferecem ao projetista uma variada gama de soluções de paginação , com elevado teor estético. Some-se a isso o posicionamento das peças entre si (junta corrida, junta desencontrada ou amarração).
  • TEXTURA: os fabricantes dominam o emprego de diversos tipos de agregado, inclusive material reciclado (concreto, vidro, cerâmica, metais), bem como o tratamento superficial, de modo a deixá-los aparentes. O projetista também pode especificar a aspereza da superfície (resistência ao escorregamento). E a superfície pode ter diferentes motivos, moldados com relevo, caso das peças de sinalização podotátil ou imitação de outros materiais (madeira, por exemplo).
  • BORDAS: podem ser retas, bisotadas (chanfradas) ou boleadas (peito de pombo). Também podem ser trabalhadas como a pedra natural
  • JUNTAS: limitam-se ao máximo de 6 mm, com mínimo de 3 mm. O rejuntamento é sempre recomendável para evitar infiltração de água e/ou sujeira. As argamassas de rejuntamento devem ser do tipo II (ABNT NBR 14992), podendo ser ou não pigmentadas.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

A fabricação de placas pré-fabricadas de concreto em fôrmas se faz em grandes instalações industrias cobertas, com temperatura e umidade controladas. As fôrmas metálicas envolvem complexa engenharia de aço, soldagem e revestimento especiais. As etapas do processo passam por progressivo processo de mecanização. Os laboratórios das fábricas controlam continuamente a resistência e a homogeneidade dos traços dos concretos e o atendimento às exigências de desempenho das placas, através de ensaios prescritos nas respectivas Normas Técnicas.

FORMAS DE APLICAÇÃO

  • ASSENTADAS ADERIDAS, sobre base rígida (laje, contrapiso) podem ter espessura menor (1 a 3 cm), dispensar a armadura e ser assentadas com argamassa flexível . A impermeabilização da base e o rejuntamento são recomendados, pois a maioria das patologias decorre de infiltração de água.

                                          Placas assentadas aderidas

  • ASSENTADAS NÃO ADERIDAS (removíveis) sobre base flexível (areia, pedrisco, “farofa”)  devem ter espessura maior (2 a 3 cm) e ser preferencialmente armadas. As placas vibroprensadas não têm armadura. As juntas podem ser preenchidas com material solto (areia, pedrisco)

                                      Placas assentadas não-aderidas

  • PISO ELEVADO: sistema construtivo, no qual as placas de concreto  (sempre armadas) se apoiam nos cantos sobre pedestais reguláveis. Deve atender na integra às exigências da ABNT NBR 15805 /2015. É  fundamental que o sistema esteja travado nas muretas de apoio. São especialmente indicadas quando se deseja ter acesso constante às instalações sob o piso. Proporcionam conforto termo-acústico, facilidade de manutenção da impermeabilização e/ou ralos e valorizam o paisagismo.

                                                                         Pisos Elevados

 

  • PERMEÁVEIS: a placa de concreto permeável é o revestimento de um sistema de pavimento drenante, que deve ser projetado conforme as exigências da ABNT NBR 16416/2015. Pelo fato de terem vazios, em geral as placas de concreto permeáveis necessitam de espessuras superiores (acima de 6cm para atender às exigências de desempenho (resistência e permeabilidade) na NBR 16416/2015.

                                                Piso permeável

 

MANUTENÇÃO

As placas de concreto para piso, tanto para uso interno como para uso externo, podem ser fornecidas com proteção superficial para evitar o sujamento típico de final de obra (argamassas, pintura, jardinagem). O fabricante também pode aplicar selante protetor para uso interno ou externo, conforme o caso.
A limpeza periódica é recomendada, mas exclusivamente com uso de água sob pressão (WAP), sabão (detergente alcalino) e escovamento. A aplicação de ácidos limpadores NÃO é recomendada. Consulte o fabricante em caso de remoção de sujeiras especificas (ferrugem, chiclete)

                       Limpeza das placas

 

As placas removíveis (Assentadas não Aderidas e Elevadas) oferecem a vantagem de acesso fácil a instalações abaixo delas, de forma não destrutiva, com  ferramentas especificamente desenvolvidas para esse fim.

Algumas obras realizadas com sistema de piso em placas

                                    Rua Olimpíadas – SP

 

                                        Rua Oscar Freire – SP

 

                                       Museu do amanhã – RJ

 

Colaboração:

Arq. Ronaldo F. T Meyer – ABRASPLAC

ABRASPLAC – Associação Brasileira dos Fabricantes de Placas de Concreto para Pisos e Revestimentos