CONFIRA QUAL O MATERIAL IDEAL PARA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Saiba um pouco mais sobre concreto armado e conheça as melhores soluções para sua obra

O concreto armado é referência para estruturas resistentes à tração e compressão. E não é para menos. Durável e versátil, esse elemento da construção civil conta com as características do aço para complementar seu desempenho. Em uma definição prática, o concreto armado não é mais além de uma estrutura de concreto que possui armações de barras de aço no interior.

As obras que utilizam o concreto armado são regulamentadas pelas seguintes normas da ABNT:

  • ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento
  • ABNT NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto

Para aplicar essa estrutura de concreto e aço, respeitar essas normas não é o bastante. Os engenheiros, ou calculistas, e os projetistas precisam contar com materiais de altíssima qualidade.

Mas afinal, qual é o melhor concreto para cobrir a armadura de aço e garantir a resistência às ações do tempo e, principalmente, à compressão?

A Engemix, da Votorantim Cimentos, tem ótimas opções:

  • Gigamix

Esse concreto é ideal para o estrutural armado. Ele atende bem projetos de estruturas altas por conta do seu alto módulo de elasticidade. Vigas, pilares e lajes são muito bem atendidas pelo Gigamix, que pode ser aplicado com rapidez.

  • Adensamix

O aumento de durabilidade das formas é um dos destaques desse concreto. O Adensamix conta com alta fluidez e, por isso, garante um excelente acabamento. Seu bombeamento pode ser feito para longas distâncias.

  • Cristalmix

Quando em contato com a água, os cristais que compõem o Cristalmix crescem e podem cicatrizar fissuras que possuam até 0,4mm. É a melhor solução para estruturas de pressão hidrostática. Combina alta performance e baixa permeabilidade.

  • Submerso

Seja na água doce ou salgada, a resistência do Submerso é a mesma. A coesão entre os grãos é responsável por impedir a dispersão do concreto. Assim, não há contaminação e, assim, também não há impacto ambiental.

  • Compactado a rolo

Espalhado por equipamentos de pavimentação e compactado por rolos compressores, esse material conta com baixo consumo de cimento e baixa fluidez. A consistência do Compactado é bastante seca.

  • Concreto colorido

Pigmentos minerais dão cor ao concreto Colorido. Seus diferenciais são a economia com pinturas, revestimentos e manutenção, além do acabamento.

  • Pesado

O concreto Pesado é composto por agregados especiais de alta densidade. Por isso, e por seu elevado peso, ele é utilizado em blindagens contra radiações.

Em sua composição, encontram-se, por exemplo, barita, hematita e magnetita.

  • Casamix

Prático, o Casamix é ideal para pequenas obras, pois é um concreto dosado em central.

  • Ecomix

Com o concreto Ecomix, o impacto ambiental é reduzido. Isso porque esse material é produzido com procedência de vários resíduos, como os da construção civil, da sílica da casca de arroz e de pneus picados.

  • Concreto de Alta Resistência (CAR)

Como o nome já diz, esse é um concreto estrutural que conta com alta resistência. Ele possui insumos nobres e permite o aumento de área útil ao reduzir vigas e pilares.

  • Projetado

Com a vantagem de otimizar o tempo de obra, o concreto Projetado conta ainda com as seguintes características:

  • Alta coesão
  • Endurecimento rápido
  • Consistência seca

Agora, que você conhece os melhores materiais para as estruturas de concreto armado, é melhor abrir um espaço no estoque para receber os pedidos. Por falar em estoque, como você tem gerenciado essa área? No material sobre como a Votorantim gere o estoque, você confere dicas e orientações para fazer uma gestão de estoque eficiente você também. Faça o download aqui!

E se ainda há dúvidas sobre nossos produtos, entre em contato conosco.

Fonte: Votorantim Cimentos
http://www.votorantimcimentos.com.br/htms-ptb/Institucional/Contato.htm
http://www.mapadaobra.com.br/negocios/confira-qual-material-ideal-para-estruturas-de-concreto-armado/